UMA PALAVRA INICIAL
Caros alunos,
Neste ano de 2011 diferente do que foi em 2010, todas as atividades do Caderno de Atividades (CA) deverão ser resolvidas e apresentadas ao professor. Tendo em vista que o tempo é curto não sendo possível trabalhá-las detalhadamente em sala de aula será usado este fórum para orientação das referidas atividades.
ATIVIDADE 1
EXERCÍCIOS (DE 01 À 08) _ Sem respostas neste Fórum.
Exercício 09 - d = 60m e S= 60m
Exercício 10 - a) 50m b) -50m
Exercício 11 - Sem resposta neste fórum.
Exercício 12 - a) 70Km b)30Km
Exercício 13 - a) 100Km b)300Km
c) 200Km d)100Km
Exercício 14 - a) 220Km b) 80 Km
Boa Sorte!Bons estudos!
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ATIVIDADE 2 - VETORES
Obs. As questões 01, 02, 03, 04 por serem de ordem teórica e sua resposta colocada neste Fórum comprometer a aprendizagem dos estudantes não serão respondidas aqui.
Exercício 05 - ------------------------------- 130
Escreva em uma folha os pontos cardeiais com distância suficiente para desenhar os vetoes, lembre-se que uma trajetória que inicia-se na direção Sul Norte, faz um ângulo de 90º para poder seguir de Oeste Para Leste. Desenhe os vetores e aplique o nosso amigo PIT.
Exercício 07 - a) 14N b) 2N c) 10N d) 8N
---- Para a letra "d" formar o paralelogramo e aplicar a lei dos cossenos. Ver Apostila Página 17.
Exercício 08 - ---------------------------- FR = 5N
Veja que F3 e F1 Estão contidas na mesma reta, são colineares mas assumem sentidos opostos, portanto se fizermos F1 - F3 temos como Resultante FR = 5 - 2 = 3N . como F2 vle 4N podemos desenhar um novo par de vetores com FR e F2 aplicar Pitágoras e chegar ao resultado. Em Váris outros casos abaixo essa manobra é recomendada.
Exercício 09 ----------Máxima ângulo 0º 14N Mínima ângulo 180º 2N
Exercício 10 -----a) 35N b) 25N c) 5 N
Exercício 11 -------(Lei dos Cos) FR = 10N
Exercício 12 -------(Lei dos Cos) 90º
Exercício 13 - ----------Vx = 10 Raiz de 3N Vy = 10N
Calcular Vx e Vy, separadamente. Veja que o vetor V é hipotenusa dos dois triângulos (V,teta, Y) e (V teta X) veja quala relação tigonométrica (seno, cosseno ou tangente é adequada\para cada caso e mãos à obra.
b) VX = 10 Raiz de 3 m/s e VY = 10 m/s
Exercício 14 ------------ Dx = 0N Dy = 10N
Exercício 15 ------------ 28,9 u
Exercício 16 - ---------- FR = 10N (PIT)
Exercício 17 - ------------FR 20 raiz de 2 ou seja Raiz de 800.
ATIVIDADE 3 - Velocidade
Exercício 01 -
Completar com base na apostila.
Exercício 02-
de m/s ---Para-----Km/ h (multiplica-se por 3,6, de Km/h para m/s (divide-se por 3,6) .
Exercício 03- --------------- 54 Km / h ou 15 m/s
Pede-se a velocidade no SI i.e.: em m/s. Então os Km e as Horas em m e s respectivamente, depois é só aplicar a equação da velocidade. Ou aplica a equação de velocidade direto e tranforma-se o resultaddo de km/h para m/s
Exercício 04 - ---------------------- 8 / s ou 28,8 Km/h
Exercício 05 ------------- 3h do dia 26/01
Exercício 06 - ----------- 1224 km/h
Exercício 07 - ----------- 10 km
Exercício 08 - ---- Aprox. 84 km
Exercício 09 - ---- t= 4h ------ V = 80 Km/h
Exercício 10- ------ 22 500 m
Exercício 11 ------- 7,2 Km / h 2 m /s
Exercício 12 - ----- 5000 m
Exercício 13 ------- 12 voltas
Exercício 14 - ---- 26 Km/h
Exercício 15 ------ 20 m/s
Exercício 16 ------- 72 km/h
Exercício 17 - ------ Vm1= 40 Km/h----------Vm2= 50 Km /h
Exercício 18 -------- (c) 120 Km/h
Exercício 19 -------- a(PIT) = 150 Km ---------- b) 21,4 Km/h
ATIVIDADE 5 - Força
OBS.: Somente as questões a serem completadas devem ser feitas no próprio Caderno de Atividades, as demais por falta de espaço e questão de organização dvem ser feitos no caderno normal a ser apresentado ao professor nas datas que forem acordadas.
Exercício 01 -
As palavras que preenchem as lacunas podem ser encontradas em nossa apostila e mais: se você prestar bem atenção ao longo desta Atividade 5 estão todas as respostas deste exercício 1.
Exercício 02 - ----- 10N
Pitágoras.
Exercício 03 - -----
:idea:lembre-se de que para duas forças serem consideradas iguais além da mesma intensidade, devem ter a mesma direção e o mesmo sentido .
Exercício 04 - ----- 6N
desenhar o barco e os vetores (setas) que representam as forças .
Exercício 05 - -----?
Lembre-se que para a Física Força nada mais é que a interação entre dois corpos .
Exercício 06 - -----?
veja a dica anterior .
Exercício 07 - ----- ?
1Kgf = 10N .
Exercício 08 - ----- F = 50 N
Quando se fala em componentes de força, se está falando em Fx e Fy. Qual dessas duas componentes é responsável pelo deslocamento do veículo sabendo que este se movimenta horizontalmente? é só calcular. Voc~e pode ir por realação trigonométrica ou por uma das equações de decomposição vetorial a à saber Fx = F.cosθ e Fy = F . senθ .
Exercício 09 - ----- ?
vale a dica do nº01 .
Exercício 10 - ----- ?
Ver exemplos na apostila e criar outros a partir deles, ou relembrar o que foi explicado em sala de aula. .
ATIVIDADE 6 - 1ª e 3ª Lei de Newton
Exercício - ----- ?
ver apostila se não lembrar .
Exercício 02 - ----- ?
idem a dica do 1 .
Exercício 03 - ----- ?
ver apostila e elabore resposta com suas pr´prias palavras .
Exercício 04 - ----- ?
Na propria qustão 4 está resposta dela mesma, leia com atenção .
Exercício 05 - -----
a) 5 N
b) 5 raiz de 3 N
se F2 está na Horizntal e F3 na vertical, para que haja equilíbrio F1 ao ser decomposta deve gerar F1X = F2 e F1Y = F3. Etão basta calcular F1X e F1Y .
Exercício 07 - ----- ?
Elaborar resposta envolvendo o conceito de inércia, o carro está em movimento em relação ao solo, os ocupantes do carro também ao haver uma redução brusca de velocidade .... .
Exercício 08 - ----- ?
:idea:Para responder a esta questão você deve pesquisar o sigificado de efeito chicote, mas cuidado: O termo Efeito Chicote também é usado na economia e na logística,não tem nada com isso o que queremos na física. O que queremos aqui diz respeito a medicina a ortopedia...
Exercício 09 - ----- ?
responder com suas palavras recorrendo ao conceito de inércia .
Exercício 10 - ----- ?
Leia o artigo "O QUE FAZ O AVIÃO VOAR" da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre a sustentação de aviões no ar. Lá não tem a resposta pronta a essa questão, mas tem subsídios de sobra para um estudante de física poder respondê-la e além disso ficar muito bem informado sobre o funcionamento de aviões modernos. É bom lembrar que as élices no caso dos elicópteros e as turbinas no caso dos aviões cumprem a mesma função com relação a qustão de sustentação e locomoção de aeronaves. http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20031/Andre/index.htm .
Exercício 11 - ----- 5N em ambos os eventos
além da intensidade de 5N você precisa identificar quem são as forças de ação e de reação .
Exercício 12 - ----- ?
Se os aviões não funcionam, como os foguetes funcionam? veja no site: "ADORO FÍSICA" http://www.adorofisica.com.br/trabalhos/fis/equipes/corridaespacial/foguetes.htm .
Exercício 13 - ----- ?
VER A ZEBRA DA NOSSA APOSTILA.
Exercício 14 - ----- ?
Para o intem c) igual ou diferente? e para o item d) separadamente ou simultaneamente?.
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ATIVIDADE 15 - Resultante Centrípeta
Exercício 05 - -------------------22,5 N
Usar a Equação Fundamental da FRC.
Exercício 07 - -------------------a) 2N b) 2N C) 12 N
As fórmulas para a e b estão na página 49, no caso da letra c veja que a posição indagada é a do ponto mais baixo, veja o esquema da página 48 Frc = T - P, lembre-se que P = m.g e Frc é o resultado de b.
Exercício 08 - -----------a) a = 25 m/s^2 b) V = 5 m/s
:idea:Para a, usuar a equação da força resultante (FR) e para b) lenbrar que se o movimento ocorre no plano horizontal, logo T=FRC .
Exercício 09 - ------------------- 6 m/s
:idea:Primeiro considere a tração fornecida para o ponto mais alto, veja na página 48 da apostila a equação que relaciona FRC, T e P nessas condições e descubra FRC, depois com a equação Geral da Resultante Centrípeta determine a velociadade.
Exercício 10 - -------------------21,6 Km/h
:idea:Essa questão não foi trabalhada em sala de aula, mas é muito simples, basta ler a página 50 Globo da morte que você responde. Veja que a aplicação da fórmula voc~e chegará a uma resposta em m/s será necessário tranformar em km/h .
Exercício 11 - ------------------- a) 72 Km/h b) 36 Km/h
.
Bom trabalho.
Caros alunos,
Neste ano de 2011 diferente do que foi em 2010, todas as atividades do Caderno de Atividades (CA) deverão ser resolvidas e apresentadas ao professor. Tendo em vista que o tempo é curto não sendo possível trabalhá-las detalhadamente em sala de aula será usado este fórum para orientação das referidas atividades.
Aqui você encontrará as respostas da maioria das questões e algumas dicas de resoluções. Questões de marcar, completar ou de natureza similar cuja a resposta final exime o aluno de fazer qualquer outra ativiadade na questão não serão colocadas nesta lista. As dúvidas referentes as atividades do CA deverão ser postadas neste fórum como resposta a este tópico, os alunos que responderem à dúvidas de outros colegas receberão uma ajuda na nota bimestral da Matéria.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ATIVIDADE 1
EXERCÍCIOS (DE 01 À 08) _ Sem respostas neste Fórum.
Exercício 09 - d = 60m e S= 60m
Exercício 10 - a) 50m b) -50m
Exercício 11 - Sem resposta neste fórum.
Exercício 12 - a) 70Km b)30Km
Exercício 13 - a) 100Km b)300Km
c) 200Km d)100Km
Exercício 14 - a) 220Km b) 80 Km
Boa Sorte!Bons estudos!
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ATIVIDADE 2 - VETORES
Obs. As questões 01, 02, 03, 04 por serem de ordem teórica e sua resposta colocada neste Fórum comprometer a aprendizagem dos estudantes não serão respondidas aqui.
Exercício 05 - ------------------------------- 130
Escreva em uma folha os pontos cardeiais com distância suficiente para desenhar os vetoes, lembre-se que uma trajetória que inicia-se na direção Sul Norte, faz um ângulo de 90º para poder seguir de Oeste Para Leste. Desenhe os vetores e aplique o nosso amigo PIT.
Exercício 07 - a) 14N b) 2N c) 10N d) 8N
---- Para a letra "d" formar o paralelogramo e aplicar a lei dos cossenos. Ver Apostila Página 17.
Exercício 08 - ---------------------------- FR = 5N
Veja que F3 e F1 Estão contidas na mesma reta, são colineares mas assumem sentidos opostos, portanto se fizermos F1 - F3 temos como Resultante FR = 5 - 2 = 3N . como F2 vle 4N podemos desenhar um novo par de vetores com FR e F2 aplicar Pitágoras e chegar ao resultado. Em Váris outros casos abaixo essa manobra é recomendada.
Exercício 09 ----------Máxima ângulo 0º 14N Mínima ângulo 180º 2N
Exercício 10 -----a) 35N b) 25N c) 5 N
Exercício 11 -------(Lei dos Cos) FR = 10N
Exercício 12 -------(Lei dos Cos) 90º
Exercício 13 - ----------Vx = 10 Raiz de 3N Vy = 10N
Calcular Vx e Vy, separadamente. Veja que o vetor V é hipotenusa dos dois triângulos (V,teta, Y) e (V teta X) veja quala relação tigonométrica (seno, cosseno ou tangente é adequada\para cada caso e mãos à obra.
b) VX = 10 Raiz de 3 m/s e VY = 10 m/s
Exercício 14 ------------ Dx = 0N Dy = 10N
Exercício 15 ------------ 28,9 u
Exercício 16 - ---------- FR = 10N (PIT)
Exercício 17 - ------------FR 20 raiz de 2 ou seja Raiz de 800.
ATIVIDADE 3 - Velocidade
Exercício 01 -
Completar com base na apostila.
Exercício 02-
de m/s ---Para-----Km/ h (multiplica-se por 3,6, de Km/h para m/s (divide-se por 3,6) .
Exercício 03- --------------- 54 Km / h ou 15 m/s
Pede-se a velocidade no SI i.e.: em m/s. Então os Km e as Horas em m e s respectivamente, depois é só aplicar a equação da velocidade. Ou aplica a equação de velocidade direto e tranforma-se o resultaddo de km/h para m/s
Exercício 04 - ---------------------- 8 / s ou 28,8 Km/h
Exercício 05 ------------- 3h do dia 26/01
Exercício 06 - ----------- 1224 km/h
Exercício 07 - ----------- 10 km
Exercício 08 - ---- Aprox. 84 km
Exercício 09 - ---- t= 4h ------ V = 80 Km/h
Exercício 10- ------ 22 500 m
Exercício 11 ------- 7,2 Km / h 2 m /s
Exercício 12 - ----- 5000 m
Exercício 13 ------- 12 voltas
Exercício 14 - ---- 26 Km/h
Exercício 15 ------ 20 m/s
Exercício 16 ------- 72 km/h
Exercício 17 - ------ Vm1= 40 Km/h----------Vm2= 50 Km /h
Exercício 18 -------- (c) 120 Km/h
Exercício 19 -------- a(PIT) = 150 Km ---------- b) 21,4 Km/h
ATIVIDADE 5 - Força
OBS.: Somente as questões a serem completadas devem ser feitas no próprio Caderno de Atividades, as demais por falta de espaço e questão de organização dvem ser feitos no caderno normal a ser apresentado ao professor nas datas que forem acordadas.
Exercício 01 -
As palavras que preenchem as lacunas podem ser encontradas em nossa apostila e mais: se você prestar bem atenção ao longo desta Atividade 5 estão todas as respostas deste exercício 1.
Exercício 02 - ----- 10N
Pitágoras.
Exercício 03 - -----
:idea:lembre-se de que para duas forças serem consideradas iguais além da mesma intensidade, devem ter a mesma direção e o mesmo sentido .
Exercício 04 - ----- 6N
desenhar o barco e os vetores (setas) que representam as forças .
Exercício 05 - -----?
Lembre-se que para a Física Força nada mais é que a interação entre dois corpos .
Exercício 06 - -----?
veja a dica anterior .
Exercício 07 - ----- ?
1Kgf = 10N .
Exercício 08 - ----- F = 50 N
Quando se fala em componentes de força, se está falando em Fx e Fy. Qual dessas duas componentes é responsável pelo deslocamento do veículo sabendo que este se movimenta horizontalmente? é só calcular. Voc~e pode ir por realação trigonométrica ou por uma das equações de decomposição vetorial a à saber Fx = F.cosθ e Fy = F . senθ .
Exercício 09 - ----- ?
vale a dica do nº01 .
Exercício 10 - ----- ?
Ver exemplos na apostila e criar outros a partir deles, ou relembrar o que foi explicado em sala de aula. .
ATIVIDADE 6 - 1ª e 3ª Lei de Newton
Exercício - ----- ?
ver apostila se não lembrar .
Exercício 02 - ----- ?
idem a dica do 1 .
Exercício 03 - ----- ?
ver apostila e elabore resposta com suas pr´prias palavras .
Exercício 04 - ----- ?
Na propria qustão 4 está resposta dela mesma, leia com atenção .
Exercício 05 - -----
a) 5 N
b) 5 raiz de 3 N
se F2 está na Horizntal e F3 na vertical, para que haja equilíbrio F1 ao ser decomposta deve gerar F1X = F2 e F1Y = F3. Etão basta calcular F1X e F1Y .
Exercício 07 - ----- ?
Elaborar resposta envolvendo o conceito de inércia, o carro está em movimento em relação ao solo, os ocupantes do carro também ao haver uma redução brusca de velocidade .... .
Exercício 08 - ----- ?
:idea:Para responder a esta questão você deve pesquisar o sigificado de efeito chicote, mas cuidado: O termo Efeito Chicote também é usado na economia e na logística,não tem nada com isso o que queremos na física. O que queremos aqui diz respeito a medicina a ortopedia...
Exercício 09 - ----- ?
responder com suas palavras recorrendo ao conceito de inércia .
Exercício 10 - ----- ?
Leia o artigo "O QUE FAZ O AVIÃO VOAR" da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre a sustentação de aviões no ar. Lá não tem a resposta pronta a essa questão, mas tem subsídios de sobra para um estudante de física poder respondê-la e além disso ficar muito bem informado sobre o funcionamento de aviões modernos. É bom lembrar que as élices no caso dos elicópteros e as turbinas no caso dos aviões cumprem a mesma função com relação a qustão de sustentação e locomoção de aeronaves. http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20031/Andre/index.htm .
Exercício 11 - ----- 5N em ambos os eventos
além da intensidade de 5N você precisa identificar quem são as forças de ação e de reação .
Exercício 12 - ----- ?
Se os aviões não funcionam, como os foguetes funcionam? veja no site: "ADORO FÍSICA" http://www.adorofisica.com.br/trabalhos/fis/equipes/corridaespacial/foguetes.htm .
Exercício 13 - ----- ?
VER A ZEBRA DA NOSSA APOSTILA.
Exercício 14 - ----- ?
Para o intem c) igual ou diferente? e para o item d) separadamente ou simultaneamente?.
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ATIVIDADE 15 - Resultante Centrípeta
Exercício 05 - -------------------22,5 N
Usar a Equação Fundamental da FRC.
Exercício 07 - -------------------a) 2N b) 2N C) 12 N
As fórmulas para a e b estão na página 49, no caso da letra c veja que a posição indagada é a do ponto mais baixo, veja o esquema da página 48 Frc = T - P, lembre-se que P = m.g e Frc é o resultado de b.
Exercício 08 - -----------a) a = 25 m/s^2 b) V = 5 m/s
:idea:Para a, usuar a equação da força resultante (FR) e para b) lenbrar que se o movimento ocorre no plano horizontal, logo T=FRC .
Exercício 09 - ------------------- 6 m/s
:idea:Primeiro considere a tração fornecida para o ponto mais alto, veja na página 48 da apostila a equação que relaciona FRC, T e P nessas condições e descubra FRC, depois com a equação Geral da Resultante Centrípeta determine a velociadade.
Exercício 10 - -------------------21,6 Km/h
:idea:Essa questão não foi trabalhada em sala de aula, mas é muito simples, basta ler a página 50 Globo da morte que você responde. Veja que a aplicação da fórmula voc~e chegará a uma resposta em m/s será necessário tranformar em km/h .
Exercício 11 - ------------------- a) 72 Km/h b) 36 Km/h
.
Bom trabalho.