Colégio Horizonte
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Caderno de Atividades (CA) Matemática 1º Ano 2011

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Prof.Brandão

Prof.Brandão

Atividade 1 - (Conjunto I)

OBSERVAÇÃO-- Todos os exercpicios com exceção do 9, (cuja a resposta é 50)têm respostas simples que se colocdas aqui impede que você racicine e aprenda, portanto faça os exercícios e discutiremos em sala.

Exercício 9 -- 60 que são filiados somente ao INNS devem ficar em um conjunto C à parte dos demais, já os outros números devem fazer partes dos conjuntos A e B que possuem uma intersecção. Logo em A temos 430 -x, em B 160 - x e na intersecção de ambos x; escreve-se uma equação comosn dados dos três conjuntos e o resultado da mesma é 50.
bons estudos.

Atividade 2 - (Conjunto II)

Exercício 1-- Sem respostas neste Fórum

Exercício 2-- Resposta (e)
DICA: Fração Geratriz. Calcule as frações geratrizes destes numéros e some as frações, depois transforme a fração resultante em número decimal.


Exercício 3-- (Fração geratriz)a) 5/9 b)13/99 c) 39/99 d)25/9

Exercício 4--Sem resposta neste fórum


Exercício 5--Sem resposta neste fórum


Exercício 6--Sem resposta neste fórum


Exercício 7--Sem resposta neste fórum


Exercício 8-- Vazio (por favor justifique sua resposta com cálculos e/ou frases.)

Exercício 09--Dica: siga os passos. 9 - Resolva as inequações, 2- represente graficamnte as inequações no mesmo varal, 3 - rpresente ainda no memo varal a inrtersecção dos conjuntos e por fim rpresete simbolicamente o conjunto formado pela intersecção.


Exercício10-- Sem resposta neste fórum

Bons estudos. Um abraço. MB.


Atividade 3 - (ELEMENTOS E REPRESENTAÇÃOS DE UMA FUNÇÃO)
Exercício 01--
Idea Fazer o varal de cada uma das questões. siga o exemplo:

[img]Caderno de Atividades (CA) Matemática 1º Ano 2011 Imagem1jk[/img]

Exercício 01--
Idea você pode usar ] ou )Veja abaixo as posibilidades de representações de intervalos abertos e fechados:]

aberto em a e b -------------- ]a ; b [ -------------- OU (a ; b)

Aberto em a e fechado em b ----] a ; b ] -------------- 0u (a ; b ]

Fechado em a e b --------------[ a ; b ]

em resumo: colchete voltado para dentro fechado, colchete voltado para fora aberto, parêntese (não se usa voltado para fora) mesmo voltado para dentro aberto.

Exercício 03--
Idea Fazer o varal de cada uma da mesma forma do 1

Exercício 04--
Idea Fazer um varal para A, outro para B e o varal da União, ver exemplos na apostila

Exercício 06--
Idea a) qual a fórmula para o cálculo da área do triângulo? o que é um triângulo equilátero? sabendo disso você responde a essa questão seguindo o exemplo.

Num quadraro se o lado é x e o perímetro é y, temos:

x + x + x + x = y
y = 4x

a váriável independente é x e a dependente é y, pois não é o lado que depende do perímero e sim o perímetro que depende do lado.

para responder as questões c e d, basta substituir os valores dados na equação encontrada em a. (na que vc. encontrar não nesta do meu exemplo).


Exercício 07 --
Idea f: A ________ B significa que todo elemento de A tem um e somente um elemento correspondente em B.

Exercício 08 --
Idea todo elemento de A é X. Se a relação dada é Y = x-1 siga a o modelo da tabela abaixo, tomando todo elemento de X e subtraindo 1 e vendo se tem correspondente em y, se tiver escreva o par ordenado.

X = 1------------------ y = X - 1 ______y = 1 - 1 ____ y = 0

X = 2-----------(Prossiga)

depois da tabela pronta você deve escrever o conjunto de pares ordenados (x, y) o da primeira linhqa por exemplo é (1 , 0) Vá em frente!



Exercício 09--
Idea Dada um função do tipo Y = ax + b, onde a e b são números reaais e é dado valores para x basta substituir tais valores e se encontra a solução y. então calcule a produção dos 49 trabalhadores, substituindo 49 em x e depois calcule a produção deles + os novos contratados substituindo o x pelo novo número de empregados, eu não disse pelo número de empregados novos, mas repito, o novo número de empregados. Por fim calcule a diferença

Resposta: Acréscimo 450 - 350 = 100

Exercício 10 --
Idea na letra a vc. deve escrever uma função, que realacione a dependencia do valor a ser pago com relação ao número de horas.[/color]

b) R: R$ 28,00, --------------OBS.: Aceito R$ 26,00 como resposta. Veja 12 horas, é na verdade a primeira hora + 11 ou seja V = 4 + 11 . 2 e não V= 4 + 12 . 2 como sugere o Portal Positivo.

Atividade 8- (Razão e Proporção)

Exercício 01 --

a) 3/4 b) 3/7

Idea razão entre A e B é A/B e razão entre B e A é B/A

Exercício 02 -- ----- x=6 e y = 15

Idea aplica O princípio Fundamental das Proporções (PFP)i.é.: multiplica em cruz a Razão X/2 = y / 5, isola uma das letras no primeiro membro e substitui na igualdade x + y = 21

Idea outro caminho é p seguinte: Se X/2 = y/5 então X+y = 2+5, assim podemos escrever:(X+y)/7 = X/2, para calcular x ed para calcular y:(X+y)/7 = y/5, em abos os casos x+y = 21, substitui e manda bala

Exercício 03 -- ----- 9

Idea seja m=maçãs, l = laranja e f= frutas temos m/f = 3/8, conforme o enunciado do problema. Porém se só há maçãs e laranjas f = m+l então a proporção fica: m/m+l = 3/8, como as laranjas são 15 de acordo também com o enuciado, substitui-se, 15 no enunciado em l e aplica-se o PFP

Exercício 04 -- -----

Idea uma delas é 3/4 = 6/8 aplique o PFP e verifique, usando os mesmos algarismos escreva as outras três e verifique

Exercício 05 ------- X = 3

Idea PFP

Exercício 06 ------- X = 15

Idea PFP

Exercício 07 ------- X = 18 y = 27 e Z = 36

[color=green]Idea Siga a segunda dica 02[color]

Exercício 08 -------

a) 3/5 b) X= 24

Idea escrita de razão (ideia do número 1) e aplicação do PFP

Exercício 09 ------- 3,75 h ou seja: 3h45min.

Idea PFP depois trasformar 3,75 h em horas e minutos. o 3 antes da vírgula, i.é; na parte inteira não tem discussão são horas, agora 0,75 setenta e cinco centésimos de hora você tranforma em minuto, lembrando que horas não se trabalha no nosso sistema decimal, mas o sexagesimal. qualquer dúvida pergunte em sala.

Exercício 10 ------- X = 3

Idea PFP

Atividade 9- (Regra de três e Porcentagem)

LEVANDO EM CONTA O FATO DE QUE NESTA ATIVIDADE NÃO HÁ QUESTÕES COM ALTO NÍVEL DE COMPLEXIDADE, SERÃO POSTADAS APENAS AS RESPOSTAS, ACRESCENTANDO DICAS EM UMA OU OUTRA UM POUQUINHO MAIS DIFÍCIL.

Exercício 01 ------ 500 L

Idea transformar 3 horas e 20 minutos em hora. Vai ficar em número decimal, (com vírgula), lembrando mais uma vez que o sistema de horas tem base 60 e não 10.)

Exercício 02 ------ x = 10

Exercício 03 ------ 5000 Km

Exercício 04 ------
a) 5m b) 4m c) 20m^2

Exercício 05 ------

a)R$ 73,80 b) R$ 893,80

Exercício 06 ------ 37%

Exercício 07 ------ 14,8%

Idea

Exercício 08 ------

a)18 b) 72 c) 108 d) 270 e) 216 f) 396

Exercício 09 ------

a)R$ 417,60 b) R$ 334,08%

:idea:Cuidado, parece voltar a ser o mesmo preço inicial mas não é verdade, calcule cada coisa de uma vez

Exercício 10 ------

a) 180º b) 90º c) 44º d) 36º
Idea







































Última edição por Prof.Brandão em Dom 08 maio 2011, 11:21, editado 2 vez(es)

Prof.Brandão

Prof.Brandão

Dúvidas aqui

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos