Atividade 1 - (Conjunto I)
OBSERVAÇÃO-- Todos os exercpicios com exceção do 9, (cuja a resposta é 50)têm respostas simples que se colocdas aqui impede que você racicine e aprenda, portanto faça os exercícios e discutiremos em sala.
Exercício 9 -- 60 que são filiados somente ao INNS devem ficar em um conjunto C à parte dos demais, já os outros números devem fazer partes dos conjuntos A e B que possuem uma intersecção. Logo em A temos 430 -x, em B 160 - x e na intersecção de ambos x; escreve-se uma equação comosn dados dos três conjuntos e o resultado da mesma é 50.
bons estudos.
Atividade 2 - (Conjunto II)
Exercício 1-- Sem respostas neste Fórum
Exercício 2-- Resposta (e)
DICA: Fração Geratriz. Calcule as frações geratrizes destes numéros e some as frações, depois transforme a fração resultante em número decimal.
Exercício 3-- (Fração geratriz)a) 5/9 b)13/99 c) 39/99 d)25/9
Exercício 4--Sem resposta neste fórum
Exercício 5--Sem resposta neste fórum
Exercício 6--Sem resposta neste fórum
Exercício 7--Sem resposta neste fórum
Exercício 8-- Vazio (por favor justifique sua resposta com cálculos e/ou frases.)
Exercício 09--Dica: siga os passos. 9 - Resolva as inequações, 2- represente graficamnte as inequações no mesmo varal, 3 - rpresente ainda no memo varal a inrtersecção dos conjuntos e por fim rpresete simbolicamente o conjunto formado pela intersecção.
Exercício10-- Sem resposta neste fórum
Bons estudos. Um abraço. MB.
Atividade 3 - (ELEMENTOS E REPRESENTAÇÃOS DE UMA FUNÇÃO)
Exercício 01--
Fazer o varal de cada uma das questões. siga o exemplo:
[img][/img]
Exercício 01--
você pode usar ] ou )Veja abaixo as posibilidades de representações de intervalos abertos e fechados:]
aberto em a e b -------------- ]a ; b [ -------------- OU (a ; b)
Aberto em a e fechado em b ----] a ; b ] -------------- 0u (a ; b ]
Fechado em a e b --------------[ a ; b ]
em resumo: colchete voltado para dentro fechado, colchete voltado para fora aberto, parêntese (não se usa voltado para fora) mesmo voltado para dentro aberto.
Exercício 03--
Fazer o varal de cada uma da mesma forma do 1
Exercício 04--
Fazer um varal para A, outro para B e o varal da União, ver exemplos na apostila
Exercício 06--
a) qual a fórmula para o cálculo da área do triângulo? o que é um triângulo equilátero? sabendo disso você responde a essa questão seguindo o exemplo.
Num quadraro se o lado é x e o perímetro é y, temos:
x + x + x + x = y
y = 4x
a váriável independente é x e a dependente é y, pois não é o lado que depende do perímero e sim o perímetro que depende do lado.
para responder as questões c e d, basta substituir os valores dados na equação encontrada em a. (na que vc. encontrar não nesta do meu exemplo).
Exercício 07 --
f: A ________ B significa que todo elemento de A tem um e somente um elemento correspondente em B.
Exercício 08 --
todo elemento de A é X. Se a relação dada é Y = x-1 siga a o modelo da tabela abaixo, tomando todo elemento de X e subtraindo 1 e vendo se tem correspondente em y, se tiver escreva o par ordenado.
X = 1------------------ y = X - 1 ______y = 1 - 1 ____ y = 0
X = 2-----------(Prossiga)
depois da tabela pronta você deve escrever o conjunto de pares ordenados (x, y) o da primeira linhqa por exemplo é (1 , 0) Vá em frente!
Exercício 09--
Dada um função do tipo Y = ax + b, onde a e b são números reaais e é dado valores para x basta substituir tais valores e se encontra a solução y. então calcule a produção dos 49 trabalhadores, substituindo 49 em x e depois calcule a produção deles + os novos contratados substituindo o x pelo novo número de empregados, eu não disse pelo número de empregados novos, mas repito, o novo número de empregados. Por fim calcule a diferença
Resposta: Acréscimo 450 - 350 = 100
Exercício 10 --
na letra a vc. deve escrever uma função, que realacione a dependencia do valor a ser pago com relação ao número de horas.[/color]
b) R: R$ 28,00, --------------OBS.: Aceito R$ 26,00 como resposta. Veja 12 horas, é na verdade a primeira hora + 11 ou seja V = 4 + 11 . 2 e não V= 4 + 12 . 2 como sugere o Portal Positivo.
Atividade 8- (Razão e Proporção)
Exercício 01 --
a) 3/4 b) 3/7
razão entre A e B é A/B e razão entre B e A é B/A
Exercício 02 -- ----- x=6 e y = 15
aplica O princípio Fundamental das Proporções (PFP)i.é.: multiplica em cruz a Razão X/2 = y / 5, isola uma das letras no primeiro membro e substitui na igualdade x + y = 21
outro caminho é p seguinte: Se X/2 = y/5 então X+y = 2+5, assim podemos escrever:(X+y)/7 = X/2, para calcular x ed para calcular y:(X+y)/7 = y/5, em abos os casos x+y = 21, substitui e manda bala
Exercício 03 -- ----- 9
seja m=maçãs, l = laranja e f= frutas temos m/f = 3/8, conforme o enunciado do problema. Porém se só há maçãs e laranjas f = m+l então a proporção fica: m/m+l = 3/8, como as laranjas são 15 de acordo também com o enuciado, substitui-se, 15 no enunciado em l e aplica-se o PFP
Exercício 04 -- -----
uma delas é 3/4 = 6/8 aplique o PFP e verifique, usando os mesmos algarismos escreva as outras três e verifique
Exercício 05 ------- X = 3
PFP
Exercício 06 ------- X = 15
PFP
Exercício 07 ------- X = 18 y = 27 e Z = 36
[color=green] Siga a segunda dica 02[color]
Exercício 08 -------
a) 3/5 b) X= 24
escrita de razão (ideia do número 1) e aplicação do PFP
Exercício 09 ------- 3,75 h ou seja: 3h45min.
PFP depois trasformar 3,75 h em horas e minutos. o 3 antes da vírgula, i.é; na parte inteira não tem discussão são horas, agora 0,75 setenta e cinco centésimos de hora você tranforma em minuto, lembrando que horas não se trabalha no nosso sistema decimal, mas o sexagesimal. qualquer dúvida pergunte em sala.
Exercício 10 ------- X = 3
PFP
Atividade 9- (Regra de três e Porcentagem)
LEVANDO EM CONTA O FATO DE QUE NESTA ATIVIDADE NÃO HÁ QUESTÕES COM ALTO NÍVEL DE COMPLEXIDADE, SERÃO POSTADAS APENAS AS RESPOSTAS, ACRESCENTANDO DICAS EM UMA OU OUTRA UM POUQUINHO MAIS DIFÍCIL.
Exercício 01 ------ 500 L
transformar 3 horas e 20 minutos em hora. Vai ficar em número decimal, (com vírgula), lembrando mais uma vez que o sistema de horas tem base 60 e não 10.)
Exercício 02 ------ x = 10
Exercício 03 ------ 5000 Km
Exercício 04 ------
a) 5m b) 4m c) 20m^2
Exercício 05 ------
a)R$ 73,80 b) R$ 893,80
Exercício 06 ------ 37%
Exercício 07 ------ 14,8%
Exercício 08 ------
a)18 b) 72 c) 108 d) 270 e) 216 f) 396
Exercício 09 ------
a)R$ 417,60 b) R$ 334,08%
:idea:Cuidado, parece voltar a ser o mesmo preço inicial mas não é verdade, calcule cada coisa de uma vez
Exercício 10 ------
a) 180º b) 90º c) 44º d) 36º
OBSERVAÇÃO-- Todos os exercpicios com exceção do 9, (cuja a resposta é 50)têm respostas simples que se colocdas aqui impede que você racicine e aprenda, portanto faça os exercícios e discutiremos em sala.
Exercício 9 -- 60 que são filiados somente ao INNS devem ficar em um conjunto C à parte dos demais, já os outros números devem fazer partes dos conjuntos A e B que possuem uma intersecção. Logo em A temos 430 -x, em B 160 - x e na intersecção de ambos x; escreve-se uma equação comosn dados dos três conjuntos e o resultado da mesma é 50.
bons estudos.
Atividade 2 - (Conjunto II)
Exercício 1-- Sem respostas neste Fórum
Exercício 2-- Resposta (e)
DICA: Fração Geratriz. Calcule as frações geratrizes destes numéros e some as frações, depois transforme a fração resultante em número decimal.
Exercício 3-- (Fração geratriz)a) 5/9 b)13/99 c) 39/99 d)25/9
Exercício 4--Sem resposta neste fórum
Exercício 5--Sem resposta neste fórum
Exercício 6--Sem resposta neste fórum
Exercício 7--Sem resposta neste fórum
Exercício 8-- Vazio (por favor justifique sua resposta com cálculos e/ou frases.)
Exercício 09--Dica: siga os passos. 9 - Resolva as inequações, 2- represente graficamnte as inequações no mesmo varal, 3 - rpresente ainda no memo varal a inrtersecção dos conjuntos e por fim rpresete simbolicamente o conjunto formado pela intersecção.
Exercício10-- Sem resposta neste fórum
Bons estudos. Um abraço. MB.
Atividade 3 - (ELEMENTOS E REPRESENTAÇÃOS DE UMA FUNÇÃO)
Exercício 01--
Fazer o varal de cada uma das questões. siga o exemplo:
[img][/img]
Exercício 01--
você pode usar ] ou )Veja abaixo as posibilidades de representações de intervalos abertos e fechados:]
aberto em a e b -------------- ]a ; b [ -------------- OU (a ; b)
Aberto em a e fechado em b ----] a ; b ] -------------- 0u (a ; b ]
Fechado em a e b --------------[ a ; b ]
em resumo: colchete voltado para dentro fechado, colchete voltado para fora aberto, parêntese (não se usa voltado para fora) mesmo voltado para dentro aberto.
Exercício 03--
Fazer o varal de cada uma da mesma forma do 1
Exercício 04--
Fazer um varal para A, outro para B e o varal da União, ver exemplos na apostila
Exercício 06--
a) qual a fórmula para o cálculo da área do triângulo? o que é um triângulo equilátero? sabendo disso você responde a essa questão seguindo o exemplo.
Num quadraro se o lado é x e o perímetro é y, temos:
x + x + x + x = y
y = 4x
a váriável independente é x e a dependente é y, pois não é o lado que depende do perímero e sim o perímetro que depende do lado.
para responder as questões c e d, basta substituir os valores dados na equação encontrada em a. (na que vc. encontrar não nesta do meu exemplo).
Exercício 07 --
f: A ________ B significa que todo elemento de A tem um e somente um elemento correspondente em B.
Exercício 08 --
todo elemento de A é X. Se a relação dada é Y = x-1 siga a o modelo da tabela abaixo, tomando todo elemento de X e subtraindo 1 e vendo se tem correspondente em y, se tiver escreva o par ordenado.
X = 1------------------ y = X - 1 ______y = 1 - 1 ____ y = 0
X = 2-----------(Prossiga)
depois da tabela pronta você deve escrever o conjunto de pares ordenados (x, y) o da primeira linhqa por exemplo é (1 , 0) Vá em frente!
Exercício 09--
Dada um função do tipo Y = ax + b, onde a e b são números reaais e é dado valores para x basta substituir tais valores e se encontra a solução y. então calcule a produção dos 49 trabalhadores, substituindo 49 em x e depois calcule a produção deles + os novos contratados substituindo o x pelo novo número de empregados, eu não disse pelo número de empregados novos, mas repito, o novo número de empregados. Por fim calcule a diferença
Resposta: Acréscimo 450 - 350 = 100
Exercício 10 --
na letra a vc. deve escrever uma função, que realacione a dependencia do valor a ser pago com relação ao número de horas.[/color]
b) R: R$ 28,00, --------------OBS.: Aceito R$ 26,00 como resposta. Veja 12 horas, é na verdade a primeira hora + 11 ou seja V = 4 + 11 . 2 e não V= 4 + 12 . 2 como sugere o Portal Positivo.
Atividade 8- (Razão e Proporção)
Exercício 01 --
a) 3/4 b) 3/7
razão entre A e B é A/B e razão entre B e A é B/A
Exercício 02 -- ----- x=6 e y = 15
aplica O princípio Fundamental das Proporções (PFP)i.é.: multiplica em cruz a Razão X/2 = y / 5, isola uma das letras no primeiro membro e substitui na igualdade x + y = 21
outro caminho é p seguinte: Se X/2 = y/5 então X+y = 2+5, assim podemos escrever:(X+y)/7 = X/2, para calcular x ed para calcular y:(X+y)/7 = y/5, em abos os casos x+y = 21, substitui e manda bala
Exercício 03 -- ----- 9
seja m=maçãs, l = laranja e f= frutas temos m/f = 3/8, conforme o enunciado do problema. Porém se só há maçãs e laranjas f = m+l então a proporção fica: m/m+l = 3/8, como as laranjas são 15 de acordo também com o enuciado, substitui-se, 15 no enunciado em l e aplica-se o PFP
Exercício 04 -- -----
uma delas é 3/4 = 6/8 aplique o PFP e verifique, usando os mesmos algarismos escreva as outras três e verifique
Exercício 05 ------- X = 3
PFP
Exercício 06 ------- X = 15
PFP
Exercício 07 ------- X = 18 y = 27 e Z = 36
[color=green] Siga a segunda dica 02[color]
Exercício 08 -------
a) 3/5 b) X= 24
escrita de razão (ideia do número 1) e aplicação do PFP
Exercício 09 ------- 3,75 h ou seja: 3h45min.
PFP depois trasformar 3,75 h em horas e minutos. o 3 antes da vírgula, i.é; na parte inteira não tem discussão são horas, agora 0,75 setenta e cinco centésimos de hora você tranforma em minuto, lembrando que horas não se trabalha no nosso sistema decimal, mas o sexagesimal. qualquer dúvida pergunte em sala.
Exercício 10 ------- X = 3
PFP
Atividade 9- (Regra de três e Porcentagem)
LEVANDO EM CONTA O FATO DE QUE NESTA ATIVIDADE NÃO HÁ QUESTÕES COM ALTO NÍVEL DE COMPLEXIDADE, SERÃO POSTADAS APENAS AS RESPOSTAS, ACRESCENTANDO DICAS EM UMA OU OUTRA UM POUQUINHO MAIS DIFÍCIL.
Exercício 01 ------ 500 L
transformar 3 horas e 20 minutos em hora. Vai ficar em número decimal, (com vírgula), lembrando mais uma vez que o sistema de horas tem base 60 e não 10.)
Exercício 02 ------ x = 10
Exercício 03 ------ 5000 Km
Exercício 04 ------
a) 5m b) 4m c) 20m^2
Exercício 05 ------
a)R$ 73,80 b) R$ 893,80
Exercício 06 ------ 37%
Exercício 07 ------ 14,8%
Exercício 08 ------
a)18 b) 72 c) 108 d) 270 e) 216 f) 396
Exercício 09 ------
a)R$ 417,60 b) R$ 334,08%
:idea:Cuidado, parece voltar a ser o mesmo preço inicial mas não é verdade, calcule cada coisa de uma vez
Exercício 10 ------
a) 180º b) 90º c) 44º d) 36º
Última edição por Prof.Brandão em Dom 08 maio 2011, 11:21, editado 2 vez(es)