Colégio Horizonte
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Mais uma Super Terra é descoberta

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Mais uma Super Terra é  descoberta Empty Mais uma Super Terra é descoberta Ter 13 Set 2011, 15:20

Prof.Brandão

Prof.Brandão


Ciência Em Marcha - Novas Terras

Enquanto o planeta Terra (esse em que vivemos) agoniza, brutalmente agredido pelos seres humanos, os mesmos agressores que não usaram, nem estão usando adequadamente as ciências para defender sua casa, revelaram ontem (13/09/2011) a existência de 50 novos planetas fora do sistema solar, são os chamados exoplanetas.
Dentre esses, um especial nos chama atenção é o HD 85 512b, nome pelo qual foi batizada a 16ª Super-Terrra descoberta até o dia de ontem. A prima grandalhona como foi aludida pelo Jornal Folha de São Paulo (terça feira 13 de setembro de 2011 C9), tem mais de 3,5 vezes a massa do planeta que habitamos e está na zona habitável, de um estrela (seu sol) menor que o nosso astro rei. A temperatura média do referido planeta está estimada por volta de 25ºC , o que permite a existência de água no estado líquido, (permitir não necessariamente garantia de ter. Por outro lado, não se sabe da existência ou não de atmosfera, sem o que a vida se torna impossível.). Por enquanto ficaremos apenas supondo essa possibilidade. Enquanto isso: calotas polares derretem, a Amazônia arde em chamas, o Brasil importa álcool, o Tietê permanece imundo e o pardo segue o mesmo destino, infelizmente não somente rumo a rios maiores e depois ao mar.

Não seria melhor, mais prudente , cuidar do que já temos. Aliás o que faremos com todas essas outras terras se ficarem ao nosso alcance, parece que o problema não falta de Ciência mas de CON-ciência.


Caros alunos termos ligados a essa questão são essencialmente do mundo da Física. sugiro que vocês leiam o reportagem que inspirou e serviu de base para que eu escrevesse o trecho acima e procurem entender, postando posteriormente a descrição dos termos abaixo com suas palavras. Fiquem a vontade para expressarem vossas opiniões acerca de toda essa questão.

Exo-Planeta = Exoplaneta –

Super-Terra-

Zona Habitável de um planeta –

Teoria da Gravitação Universal .

Atmosfera: (Seria possível viver em um planeta desprovido dela?)


Prof. Manoel Brandão

2Mais uma Super Terra é  descoberta Empty Tche-Tche-re-re-tche Tche-Tche Qua 14 Set 2011, 14:20

gotospaulo

gotospaulo

Muito interessante esta sua postagem,
Obrigado por comentar em sala sobre a Neo-Terra.

http://desciclopedia.ws/wiki/P%C3%A1gina_principal

Déeh 3º ano E.M.

Déeh 3º ano E.M.

Será que estes supostos planetas existem mesmo ? Se estão tão longes assim, e é quase que impossivel de se ter acesso a eles, como que se prova tal existencia ? Não me convenci do que foi falado; em sala comentamos qe mesmo na velocidade da luz demorariamos muito para chegar até neles, sendo assim como que tantas informações são divulgadas ? .. pretendo procurar algo mais sobre isso !

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos