Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - Pitágoras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - Pitágoras em Seg 06 Set 2010, 11:10

A Importância da História da Matemática


Sempre que conhecemos uma nova pessoa, é comum nos interessarmos por sua história, suas origens, até para poder confiar nessa pessoa e amá-la, ninguém confia ou ama a quem não conhece, sendo assim defendo o estudo da história da matemática, como forma de desmistificá-la , contextualizá-la, humanizá-la, em fim tornar as pessoas amantes desta disciplina.

Acostumamo-nos a pensar em uma matemática desprovida de alma, de sentido e as vezes até de origem. Parece que ela é a ciência exata que provém de uma sabedoria superior inatingível. Isso gera aversão por essa disciplina, tão humana e tão bela. Como forma de amenizar esse preconceito vos convido para um passeio pela História da Matemática, vamos começar por Pitágoras.

UM CARA NO MÍNIMO DIFERENTE.

MÚSICO, RELIGIOSO, MAGO, POLÍTICO OU MATEMÁTICO ? QUEM FOI PITÁGORAS?

Grego, nascido na Ilha de Samos, viveu parte de sua vida na Itália e possivelmente tenha em algum momento pego o “Caminho das Índias”. A ele se atribui, um TEOREMA, a formação de uma ESCOLA FILOSÓFICA, ou de uma IRMANDADE RELIGIOSA, como querem alguns e que por fim se tornou UM PARTIDO POLÍTICO. A ele e seus seguidores os PITAGÓRICOS se Atribui ainda a CIAÇÃO DA ESCALA MUSICAL. Como se tudo isso não bastasse o cara acreditava na TRANSMIGRAÇÃO DA ALMA, e tinha idéias e preceitos nada convencionais. Veja alguns:

1 – Tudo no universo é número e música e pode ser expresso por números ou notas musicais o próprio universo teria se originado da música.
2- O número 1 não era número mais o princípio de tudo e por isso os Pitagóricos usavam este número para representar Deus. O número 2 era a matéria, portanto o homem também era 2, a mulher 3 por vir depois do homem, por conseguinte 3 +2 =5, 5 era o casamento.
Os números podiam ser QUADRADOS, TRIANGULARES, PERFEITOS, AMIGOS e etc.
3 – Ao final de cada dia todos deveriam se perguntar : Em que é que eu falhei hoje? O que de bom eu deveria ter feito hoje? O que é que eu não fiz hoje e deveria ter feito?

Por fim cabe registrar aqui que Pitágoras escreveu os chamados “Versos de Ouro” , uma espécie de Código de conduta com valiosas regras inclusive para nós hoje.

O presente texto tem a finalidade de apontar alguns pontos relevantes da história de Pitágoras como aperitivo inicial para o seu estudo acerca do mesmo. A Internet tem mais de 1 milhão de textos acerca deste homem leia alguns deles e expresse a sua opinião sobre algum aspecto da vida deste pensador trazendo novas informações a serem compartilhadas. Os termos destacados aciam em letras maiúsculas podem servir de roteiro para as suas pesquisas e considerações. Assista também o vídeo abaixo.



Ver perfil do usuário
Esse TEOREMA tem esse nome nada mais nada menos por ter sido descoberto pelo grande filósofo Pitágoras, com essa relação ele descobriu que podia calcular o valor de um lado desconhecido de um triângulo retângulo a partir de dois valores dados. Ele descobriu que o valor da hipotenusa (maior lado do triângulo retângulo) elevado ao quadrado era igual a soma do quadrado dos catetos e criou a seguinte fórmula: c²=a²+b² que nós ultilizamos assim: Hip²= Cat²+Cat². O TEOREMA DE PITÁGORAS é um caso particular da lei dos cossenos; essa lei é ultilizada para descobrir os lados de um triângulo, sua fórmula é: c²=a²+b²-2ab.cos de téta. Quando téta for de 90º, seu cosseno se anula e a fórmula fica reduzida somente à fórmula do teorema de pitágoras. Geralmente o Teorema de Pitágoras é ultilizado para calcular diagonais de quadrados, altura de triângulos qualquer, entre outros.


Débora 1º Ano E.M.
Beiijoooos



Observação do prof.

Muito bem Senhorita,

Gostaria de te sugerir duas questões, (que isso não te desaponte)

Primeira questão: E se o Teorema que se diz de Pitágoras, não for mesmo de Pitágoras?
Acerca disso leia no site da USP http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/teopitagoras.html

Segunda Questão: Você falou apenas do Teorema, e quanto aos demai pensamentos do nosso amigo Pit, nada te chamou a atenção?

Um abraço, a gente se Vê por aqui.

Atenciosamente, M. B.

Ver perfil do usuário

3 É isso aí Débora... em Qua 08 Set 2010, 12:50

O Manuel me explicou isso na 5ª série, se você está duvidando disso pergunte se não acredita.Pergunte à ele se William Goto não aprendeu.

Ver perfil do usuário http://desciclopedia.ws/wiki/P%C3%A1gina_principal

4 Teorema de Pitagoras em Qua 08 Set 2010, 19:23

Vou terminar de arrumar e ja posto agora mesmo é que eu li o texto só que ao enves de eu escrever com minhas palavras eu copie do testo wikipedia e colei aqui no topico mais fika tranquilo vou postar isso hoje ainda sem falta..... de gustavo
Comentário do Professor,

Meu caro Gustavo,

Não há no texto uma única palavra sua, a sua postagem é uma cópia fiel ao texto da Wikipédia, e pior não citou a fonte, isso é crime meu, dá xadrez, e não ajuda no seu crescimento. Meu amigo, será que você leu o texto pelo menos. Por favor reescreva com suas palavras. Por fim Gustavo, o fórum não tem como tema único o teorema de Pitágoras, mas sim a filosofia de Pitágoras e dos Pitagóricos, faça também um comentário acerca de outros detalhes da obra deste pensador.
você é capaz, vai que dá.

Um grande abraço.

MB



Última edição por GustavoClementino em Qui 09 Set 2010, 22:22, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário

5 Re: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - Pitágoras em Qua 08 Set 2010, 20:07

Oláaa Gotóo não duvido nada que você tenha aprendido =D ... já que ele te explicou posta algum exemplo para a gente Wink .. beiijooos ♥

Ver perfil do usuário

6 Re: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - Pitágoras em Qua 08 Set 2010, 20:09

Me chamou atenção sim Manoel tanto é que vou pesquisar todos .. é que estava meio sem tempo .. mais aguarde que novos comentários virão Wink .. Beiijooos

Ver perfil do usuário

7 Re: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - Pitágoras em Qua 08 Set 2010, 20:14

/O\ É ISSO AE MESMO DEBORA UHSAUHSAUHASUHAS GOSTEI AGORA EM HASUHASUHUSAHUAHS Smile

Ver perfil do usuário

8 Pitágoras e seu Teorema em Qui 09 Set 2010, 18:55

Convidad


Convidado
Pitágoras foi um importante matemático e filósofo. Naceu em 570 a.C., e provavelmente falesceu entre 497 e 496 a.C.. Sua biografia é marcada por várias lendas e fatos. Com 18 anos já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filofóficos da época. Através dos estudos astronômicos afirmava que a Terra era esférica e suspensa no Espaço. Ficou conhecido por pelo desenvolvimento do famoso Teorema de Pitágoras, pelo qual dá-se para descobrir o valor de um dos lados de um triângulo retângulo, sabendo-se dois dos lados. Mas, Pitágoras apenas aprimorou o método usado pelos babilônicos da época de Hamurabi.

9 Pitágoras em Qui 09 Set 2010, 22:20

O teorema de pitágoras é a relação entre os três lados de qualquer triangulo retângulo.
E também na geometria euclidiana o teorema afirma que qualquer triangulo retângulo
O quadrado do comprimento da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos

Hipotenusa: é o lado oposto do ângulo reto e os catetos são os lados que o formam

O teorema de Pitágoras tem o nome do matemático grego Pitágoras (570 a.C.-495 a.C.)
E também sua biografia é marcada por varias lendas e fatos , Pitagoras com 18 anos denominava muitos conhecimentos matematicos . Pitagoras ficou conhecido pelo desenvolvimento pelo teorema de pitágoras pelo qual da para descobrir o valor de um dos lados de um triangulo retângulo.O Teorema de Pitágoras é um caso particular da lei dos Cossenos do matemático persa Ghiyath al-Kashi(1380 – 1429) que tb permite o calculo do comprimento do terceiro lado de qualquer triangulo.


By:Gustavo 1°colegial Smile

Ver perfil do usuário

10 Re: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - Pitágoras em Seg 13 Set 2010, 20:56


Pitágoras o grande filósofo Europeu nasceu em Samos, uma ilha do mar Egeu. Como sempre gostou de novos estudos por isso quando foi chegando a idade adulta e não estando satisfeitos com os conhecimentos que já tinha adquirido, resolver sair de sua ilha onde vivia e ir em busca de novos conhecimentos visitando grandes centros da sabedoria. Após tempos e tempos viajando resolveu voltar a ilha e abrir uma escola pra ensinar sobre tudo o que havia aprendido, mas foi impedido pelos tiranos, sendo então obrigado a migrar para a Crotona cidade de Magna na Grécia. Na escola de Pitágoras as regras eram rígidas e os alunos tinham uma fé ardente em seu mestre (fundador da escola) e tanto é que apenas quem mostrasse auto aprendizagem passava-se para o grau superior o qual cada um era secreto e rígido e a ninguém era permitido registrar por escrito qualquer princípio ou doutrina secreta na qual era a regra que jamais foi violada mesmo depois de sua morte. Eram apenas os encarregados que tinham esses direitos . Eles estudavam física e matemática e o símbolo de sua escola era o pentagrama que através dele se distinguiam vários objetos e as cordas que ajudou para que Pitágoras descobrisse as notas musicais e além de tudo estudavam os vários princípios dos números

Ver perfil do usuário

11 Re: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - Pitágoras em Qui 23 Set 2010, 17:47

Gostaria de perguntar que páginas iriam cair na prova de matemática!

Ver perfil do usuário http://desciclopedia.ws/wiki/P%C3%A1gina_principal

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum