Colégio Horizonte
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Física 8ª Séirie - Juri Simulado (ORIENTAÇÕES)

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Prof.Brandão

Prof.Brandão

Caros alunos,

Eis algumas dicas para o nosso trabalho:

Advogado de Defesa.

Meritíssima Srª. Juíza de Direito ------------------------------------------, Excelentíssimo sr. Promotor de Justiça, Dr. --------------------------------------, Nobre colega, Dr. ____________________________________________ assistente de acusação, excelentíssimos Senhores e senhoras do Corpo de Jurados. É uma grande satisfação para esse humilde advogado que agora vos fala, bem como para o meu colega assistente de defesa, participar desse debate e poder colaborar para que a justiça seja feita, com relação a esse senhor que por grandioso engano ocupa hoje indevidamente o banco dos réus. Não fosse o fato certo e irrefutável da total inocência do meu cliente, meu assistente e eu, não nos atreveríamos a enfrentar um debate com tão eminentes e imbatíveis profissionais, como o dr. Promotor de justiça -------------------------------------------- e seu nobilíssimo assistente de acusação dr. ---------------------------------------------------. Qualquer um, nobres jurados, teme o debate com esses homens, ao mesmo tempo que o almejam para poder aprender com eles. Vocês puderam sentir de perto o poder da oratória desses homens e é possível que estejam pensando que o meu cliente o Sr. Efeito Estufa seja mesmo culpado, pois da forma com que foi feita a sua acusação, com tamanha maestria e competência é possível que mesmo pessoas inteligentes como as senhoras e os senhores acabem confusos. Sabemos porém que a verdade subsiste e se sobressai sobre a mentira mesma quando expressa por palavras mais simples e modos menos polidos.

Senhoras e senhores do conselho de sentença, os crimes que foram citados até agora, neste tribunal, de fato, são reais, de fato ocorreram e continuam acontecendo. É verdade que a temperatura no Planeta terra vem aumentando , (Pesquisar e acrescentar valores, números) É verdade que as calotas polares estão derretendo, (Pesquisar e acrescentar valores, números) é verdade e não se pode negar que terríveis catástrofes ambientais estão acontecendo em todo o mundo. O que não é verdade, é que tudo isso tenha sido causado pelo Sr. Efeito Estufa. Ou melhor: A VERDADE É QUE NADA DISSO FOI FEITO PELO NOSSO CLIENTE.

Nobre corpo de Jurados, ao contrário do que se tentou provar nesse tribunal, a presença do sr. Efeito Estufa nesse Planeta é o que garante a existência de vida. Sem ele não haveria insetos, vegetais ou animais, nem mesmo nós existiríamos. Senhores jurados, acompanhem o raciocínio, com vossa inteligência não será difícil compreender: , (Explicar para os jurados, o que é o Efeito estufa. Mostrar a sua indispensável importância para o planeta VER:
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html )


Por tudo que expusemos, certos de que esse conselho de sentença e formado por pessoas inteligentes e justas, pedimos a ABSOLVIÇÃO do SENHOR EFEITO ESTUFA.



Promotor de Justiça e Advogado assistente de acusação


Meritíssima Srª Juíza de Direito, com quem tenho o prazer de servir a justiça nessa comarca. Nobres colegas advogados que exercem aqui dignamente a sua profissão, hoje infelizmente na defesa desse cidadão culpado, que deve hoje receber a justa condenação por seus crimes. Prezados jurados. Se fosse para falar de todos os crimes cometidos pelo réu, precisaríamos de várias horas, ou mesmo dias, mas Não será necessário que o meu colega Dr. -------------------------------------e eu, falemos muito sobre os crimes desse homem, pois todos já os conhecemos . Mas é necessário sim , que tratemos de esclarecer muitos outros crimes por ele cometidos de maneira velada, se fazendo passar por outras pessoas, usando pseudônimos. Esse homem é um monstro senhores, um monstro .... ( Os advogados de defesa devem protestarem e pedirem ao presidente do Júri, que solicite ao promotor o uso de palavras respeitosas para o trato com o seu cliente. O juiz deve aceitar o protesto e fazer a solicitação)

Meritíssima, pela respeito que tenho a vossa pessoa, a esse tribunal do júri e cada uma das distintas pessoas que compõem o corpo de jurados, aceito a vossa solicitação, farei um grande esforço para não atribuir a esse homem os adjetivos que lhes são devidos, mas peço-lhes a compreensão se em algum momento, traído por meus sentimentos vier a usa-los.

(Interrupção dos advogados de defesa - Pois o Sr. Dr. Promotor, deveria o fazer também por respeito a esses seus humildes colegas que aqui estão (referindo-se a si próprio e ao assistente de defesa) e por respeito a dignidade humana existente inclusive naqueles que figuram na condição de réu ainda mais quando inocentes como é o caso.

Vossa excelência terá momento nesse Júri para expor seus pensamentos por favor não interfira ...

(O Juiz Pede Silêncio o tribunal, Solicita que as partes se respeitem e reitera o pedido de uso de palavras adequadas)


Senhores do corpo de Jurados, vamos relembrar alguns crimes cometidos pelo Sr. Estufa:

(acrescentar aqui os efeitos danosos do aquecimento global. As informações científicas devem ser inseridas sem se perder a visão do formato de júri já iniciado acima.)

Por tudo isso senhores Jurados, e pela continuidade da vida na Terra, peço aos senhores não só a condenação, mas a aplicação da pena máxima para o réu. È só meretíssimo!.


Para o Juiz .

O juiz na qualidade de presidente do Júri, segue um roteiro para seu trabalho, veja em:

http://mpbertasso.wordpress.com/2008/10/02/roteiro-do-juri/

Uma das peças mais burocráticas do Júri popular é a qualificação da denúncia, lida logo o início do Júri, segue abaixo a introdução da mesma. Na prática ela é escrita pelo promotor de justiça e pelo assistente de acusação, quando há. Em nosso caso, o Juiz e o oficial, o oficial de justiça e o escrivão deve escreve-la para que todos se interem do tema. Já está começada, agora é só concluir.

Qualificação da Deníncia

O Sr. Efeito Estufa, natural do planeta Terra, nascido (acrescetar aqui resultado de pesquisa sobre desde quando existe o efeito estufa), atualmente com --------- anos, é acusado pelos seguintes crimes.

(descrever os crimes, “conseqüências do Efeito estufa, de forma resumida e enumaerada em algarismos romanos.)


Local, dia, mês e ano,



Assinatura do promotor Assinatura do assistente de acusação
_____________________________________ ______________________________
NOME DO PROMOTOR NOME DO ASSISTENTE DE...
PROMOTOR ADVOGADO

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos