Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Física 8ª Série - Do LP ao DVD, do Disquete Ao Pendrive - A evolução da gravação de dados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Olá, meninas e meninos,

Vamos fazer mais um trabalho de pesquisa. Desta feita vamos nos interar da evolução dos processos de gravação de dados. Pequisem e escrevam COM VOSSAS PALAVRAS, como era e como são feitos os armazenamentos de dados, em som e imagm. Vai ser legal, todos nós vamos aprender muito.

Bom trabalho a todos.


Um abração, do Brandão.



Prof. Manoel Brandão.

Ver perfil do usuário

2 Pouco tempo pra muita mudança em Qua 21 Set 2011, 06:18

Neste trabalho vamos falar sobre a evolução dos meios de armazenamento de som e imagem.

GRAMOFONE
O gramofone foi criado por Emile Berliner, em 1887 e foi o primeiro aparelho de reproduzir sons que utilizou discos.
O disco grava o som por meio das vibrações que o som produz, as quais fazem a lâmina vibrar e passa a agulha riscar o disco que está girando, formando ranhuras. Com o uso da matriz, deixou de ser necessário cantar toda vez que se quisesse gravar um disco.
Para ouvir o som gravado é preciso girar a manivela, de modo que, o disco entra em contato com as ranhuras e, assim, a agulha lê e transmite as vibrações para a lâmina e a vibração é amplificada pela corneta e é emitido o som.
O apelido em inglês, Grammy, deu origem a
o nome do premio musical Grammy Awards, um dos mais importantes da indústria fonográfica.


LP (Long Play) – DISCO DE VINIL
O LP foi criado no início da década de 1950 e era feito de um material plástico chamado vinil e registrava informações de áudio.
O disco tem ranhuras de forma espiralada que conduzem a agulha da parte mais externa ao centro em sentido horário. Trata-se de uma gravação analógica. Essas ranhuras são muito pequenas e fazem a agulha vibrar. Essa vibração é transformada em sinal elétrico, o qual depois é amplificado e transformado em som audível, a música.
Pelo vinil ser um plástico muito delicado, arranhões o danificam muito fácil e podem comprometer a qualidade do som. Por isso é preciso cuidado durante o seu manuseio, sempre o guardando na vertical e em suas capas, pelo fato da poeira também o prejudicar. O cuidado em relação à poeira também se dá a agulha.


CD (Compact Disc)
O CD foi criado em 1979 e passou a ser comercializado em 1982. Diferente do LP se trata de um armazenamento de dados ou músicas digitais.
Passou a substituir o vinil, pela maior capacidade, durabilidade e clareza de som e menor tamanho.
O disco é de acrílico e possui uma longa espiral impressa, onde são gravadas as informações em forma de dois tipos de irregularidades, pontos brilhantes e pontos escuros. Esses pontos são chamados de bits e compõem as informações do CD.
A leitura dessas informações é feita por um laser, que utiliza uma luz, que varre a superfície do disco, a qual é refletida e captada por um receptor que envia ao controlador do aparelho a sequência dos bits, que são convertidos em “um ou zero”, portanto, dados binários.
A proteção contra sujeira da superfície do disco é feita com um disco de plástico especial.


DVD (Digital Versatile Disc)
O DVD foi criado em 1995. Assim como o CD possui dados no formato digital, porém tem uma maior capacidade pelo emprego de uma tecnologia óptica superior e padrões de compressão melhorados. É muito utilizado para armazenar filmes, ou seja, imagens em movimento, e além disso eram compactos.
Seu funcionamento é como o do CD, onde a superfície do disco é varrida por um laser, que utiliza uma luz, que é refletida pela superfície do disco e captada por um detector que envia ao controlador do aparelho a sequência de bits.


MP3
Os primeiros players portáteis surgiram em 1998. O MP3é um tipo de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano.
A sua taxa de bits é dada em kbps (quilobits por segundo), sendo 128 kbps (0,92 MB/min.) a taxa padrão e a taxa máxima de 320 kbps (2,3 MB/min.), que é a qualidade máxima do formato.
Para fazer essa compressão de perdas, é retirado do áudio tudo aquilo que o ouvido humano não conseguiria perceber, portanto, o MP3 utiliza, além das técnicas habituais de compressão, o estudo da psicoacústica, que permite aproveitar-se das limitações e imperfeições do ouvido humano, como, por exemplo, a frequencia que os humanos são capazes de ouvir, que varia de 20Hz a 20000Hz.
O tamanho dos arquivos varia com a taxa de bits e o tempo. Se uma música tem 5 minutos e é armazenada em 320 kbps, precisará de 2,3 MB X 5min. = 11,5 MB. Já se for armazenada na taxa padrão, 128 kbps, precisará de 0,92 MB X 5min. = 4,6 MB.


DISQUETE
É um disco de mídia removível para armazenar dados. Foi inventado em 1971 e tinha capacidade de 80 kB. Foi sendo aprimorado e em 1993, tinha capacidade de 5,76 MB.
Já foi considerado um dispositivo de grande capacidade de armazenamento, principalmente por causa do tamanho dos arquivos que eram gravados serem pequenos. Mas pela sua durabilidade, que era de 5 anos, o que fazia com que a perda de dados fosse comum, e o desenvolvimento dessa área de armazenamento, foi dando lugar a novas tecnologias, como CD, cartões de memória, pen drives, DVD e armazenamento virtual.


CD e DVD
O CD surgiu em 1979, e por apresentar mais durabilidade e maior capacidade, tomou o lugar do disquete.
O DVD que surgiu em 1995, por sua vez, revolucionou o mercado de filmes, que passaram a ser armazenados em discos em vez de em fitas cassetes, o que aumentou a qualidade desses filmes.


CARTÕES DE MEMÓRIA
São utilizados para gravar e armazenar dados e podem ser regraváveis. São utilizados, por exemplo, em câmeras fotográficas digitais, vídeo games, celulares.


PEN DRIVE
Começou a ser vendido em 2000. Tem a utilidade de armazenar dados.
Os pen drives são compactos, rápidos, com velocidade de transferência de dados alta, tem maior capacidade de armazenamento, são mais resistentes por não terem peças móveis.
Possui entrada USB e fica ativo apenas quando conectado a porta USB, não precisa ser recarregado pois funciona com a corrente elétrica fornecida pela conexão.
Em 2009, o pen drive com maior capacidade era um da Kingston, com 256 GB.


ARMAZENAMENTO DIGITAL
Os dados podem ser armazenados na internet em sites especializados ou em e-mails, não necessitando de um objeto móvel onde são armazenados os dados, mas do computador com conexão a internet para acessar os seus arquivos.


Com essa evolução tão rápida dos meios de armazenar dados, músicas e imagens, é difícil não pensar como será daqui alguns anos esse armazenamento de dados, a imaginação nos leva a pensar muitas coisas, mas a única certeza é que com o desenvolvimento da tecnologia e do conhecimento, praticamente nada será impossível no nosso futuro. Talvez poderemos ter tudo a nosso alcance, quem sabe um chip implantado em nós não comece a gravar as músicas, imagens e vídeos que mais gostamos como se fossemos uma mistura de humanos com mentes de computadores, ou robôs com sentimentos.

Ver perfil do usuário
Olá Jak,

De fato, é pouco tempo para muita muança. Agora fica uma questão: Ainda há, ou haverá espaço para novas mudanças nesse campo da tecnologia? quais serão os novos passos?

Parabéns pela postagem, um abraço!

Prof. Manoel Brandão

Ver perfil do usuário

4 Por dentro da Atualidade em Ter 27 Set 2011, 15:42

Disco de Vinil

O disco de vinil possui ranhuras circulares que conduzem a agulha do toca discos da borda externa ate o centro no sentido horário. Sua gravação é considerada mecânica. Essas ranhuras são microscópicas e fazem a agulha vibrar, assim essa vibração é transformada em sinal elétrico que é amplificado e transformado em som audível.



CD (compact disc)


Logo após o disco de vinil, foi criado o CD (compact disc).
O CD é um dos mais populares modo de armazenamento de arquivos e musicas.
Os bits são prensados no disco de uma trilha espiral e são reproduzidos através de um raio laser com espessura microscópica. Essa leitura começa do centro em direção a borda.




Disquete

Atualmente, foi substituído pelos cds, pen drives, cartões de memorias, entre outros tipos de armazenamento de dados mais modernos. Mas o disquete teve grande capacidade de armazenamento, cerca de 720 KB até 5,76 MB.



Pen Drive

O pen drive é um dispositivo de armazenamento eficiente por sua capacidade extensa de memoria e sua alta velocidade de transferência de dados. Para a reprodução de seus arquivos é necessário sua conexão a uma porta USB de um computador ou qualquer outro tipo de aparelho com uma entrada compatível.
Além disso, o pen drive tem uma incrível facilidade de ser transportado, e nos dias de hoje ele é até usado como um tipo de acessório com varias formas, tamanhos e cores.







Tecnologia


Hoje a tecnologia vem nos surpreendendo cada vez mais com sua alta velocidade de modernização.
A cada dia são lançados milhares de tipos de dispositivos eletrônicos com suas infinitas funções.

Mas esse mundo com tanta tecnologia, tantos meios inteligentíssimos que ajudam e facilitam o ser humano, realmente é para a melhoria da nossa vida?
Essa é a questão que cabe a cada um de nós responder.
Pois tudo tem seus dois lados. Até mesmo esses aparelhos de ultimas gerações que são usados no nosso dia a dia.
Quem decide como e para que usá-los, somos nós !

Ver perfil do usuário

5 O avanço da Tcnologia em Ter 27 Set 2011, 20:40

GRAMOFONE

O gramofone é uma invenção do alemão 'Emil Berliner' de 1887, que servia para reproduzir som gravado utilizando um disco plano.É um cilindro giratório coberto com cera (ou cobre) onde são gravadas por uma agulha, as vibrações de um som emitido e afunilado em uma corneta, interligada a uma lâmina (membrana) que sustenta a agulha. Com a emissão do som o ar movimenta-se vibrando a lâmina que faz a agulha riscar em forma de ondas a superfície do cilindro que está girando.



DISCO DE VINIL

É uma mídia desenvolvida no início da década de 1950 para a reprodução musical, que usava um material plástico chamado vinil
Trata-se um disco de material plástico (normalmente cloreto de polivinila, ou PVC), que registra informações de áudio, as quais podem ser reproduzidas através de um toca-discos.




CD ou COMPACT DISC

Hoje em dia é o meio mais usado para se gravar dados digitais como musicas, fotos entre outras coisas.
Foi inventado em 1979, e comercializado a partir de 1982.
A tecnologia utilizada nos CD é semelhante à dos DVD.



DISQUETE

é um disco de mídia magnética removível, para armazenamento de dados.Os disquetes possuem a mesma estrutura de um disco rígido sendo todos periféricos de entrada e saida, tendo como diferenças o fato dos disquetes poderem ser removíveis e o fato dos disquetes serem compostos de um único disco magnético.



CARTÃO DE MEMÓRIA

É um dispositivo de armazenamento de dados com memória flash utilizado em videogames, câmeras digitais, telefones celulares, MP3 players, computadores e outros aparelhos eletrônicos. Podem ser regravados várias vezes, não necessitam de eletricidade para manter os dados armazenados.



PEN DRIVE

é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash.Permite conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB.Eles oferecem vantagens potenciais com relação a outros dispositivos de armazenamento portáteis, particularmente disquetes, dispositivo praticamente extinto pelo desuso após a popularização dos pen drives.



A tecnoligia vem crescendo cada vez mais, enos supreendeno na area tecnologia e emtantas outras.
E sera que usamos toda essa tecnologia de forma certa? Eis a questão !
Cabe a nós saber como usar e aproveitar essa tecnologia para o bem de todos
Very Happy

Ver perfil do usuário
Gramofone
É um cilindro giratório, onde são gravados por uma agulha as vibraçoes de um som emitido e afunilado em uma corneta interligada a uma lâmina que sustenta a agulha. Foi uma invenção do Alemão Emil Berliner no ano de 1887







Disco de Vinil


O disco de vinil ou long play, é um disco de material plástico normalmente de dor preta, que registra informações de audio e foi desenvolvida no inicio da década de 1950






CD ou Disco Compacto
Foi inventado em 1979 e começou a ser comerçializado a partir de 1982, é um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente musicas comercializada e software de computador, caso ondi o Cd recebe o nome de CD-ROM. A tecnologia dos Cd é semelhante a dos Dvd's.

http://2.bp.blogspot.com/_lhz5FiYaOHU/R82do7QjB-I/AAAAAAAAAR0/7Nh_3kKIz7E/s400/CompactDisc.jpg[/img]

Disquete

É um disco de mídia magnética, usado para gravar dados, O termo equivalente em inglês é floppy-disk, significando disco flexível. Foram inventados em 1971, tem vários tamanhos e hoje é muito difícil de ser encontrado, pois já foram criados vários outros meios mais fáceis que o disquete.
http://2.bp.blogspot.com/_UHTH8ONhzJE/S1zlntwxG7I/AAAAAAAAA5g/blIz9A1XsUo/s320/Disquete.jpg

Cartão de Memória
É um dispositivo para armazenar arquivos e dados baseado na tecnologia flash, esses chips de memória Flash são parecidos com a memória RAM usada nos computadores. É amplamente utilizados câmeras fotográficas, filmadoras digitais, celulares, MP3, videogame e outros.

http://www.fabiomw.com/blog/images/stories/tecnologia/toshiba_sdxc.png

Pen Drive
Como alguns acima o pen drive também é um dispositivo de armazenamento, é indicado a pessoas que precisam transportar dados de um sistema computacional para outro de forma pessoal. O tipo de memória dele é o mesmo do cartão de memória.

http://www.blogtecnologia.net/fotos/2009/04/pen-drive-kingston-4gb.jpg

Acima estão os avanços da tecnologia, a cada dia ela vem nos surpreendendo com vários modelos, tipos e jeitos . O mundo vem se desenvolvendo mais a cada dia e assim ficando cada vez mais acessível às pessoas.

Ver perfil do usuário
O Gramofone é um tipo de toca-discos,ele foi o primeiro a utilizar um disco para gravar os sons que seriam reproduzidos. Para rodar um disco o gramofone deveria ser acionado manualmente, por uma manivela.



ODisco de Vinil Trata-se um disco de plástico, que registra informações de áudio, as quais podem ser reproduzidas através de um toca-discos.



O Cd Contém dados no formato digital, eles se tornaram a mídia padrão para a distribuição de grandes quantidades de informações em um pacote confiável.



O Disquete é um drive que lê e grava dados em um pedaço de plástico circular revestido de metal, de forma semelhante a uma fita cassete. era o principal meio de transferir dados para um computador até o drive de CD-ROM



O Cartão de memória é um dispositivo de armazenamento de dados com memória flash, podem ser regravável várias vezes.Seu design fino e compacto garante um fácil manuseio, o que é importante para um cartão que poderá ser utilizado em diferentes produtos pelo mesmo usuário.
o pendrive é um dispositivo portátil de armazenamento com memória flash, acessível através da porta USB. Sua capacidade varia de modelo para modelo, mas os pendrives mais atuais já passam dos gigabytes de memória.


O pendrive é um dispositivo portátil de armazenamento com memória flash, acessível através da porta USB. Sua capacidade varia de modelo para modelo, mas os pendrives mais atuais já passam dos gigabytes de memória.




Abaixo segue um vídeo sobre a Evolução da tecnologia, mais a pergunta é na onde vamos parar se a tecnologia continuar do jeito q está? Cada dia modelos diferentes de celulares, televisões,computadores e muitas outras coisas são lançados e ter um desses modelos novos é o q a maioria da população quer, e se preocupam tanto com isso q acaba deixando de lado coisas mais importantes, como cuidar do nosso planeta q está cada vez mais destruído, aí fica a questão o q tem prioridade nas nossas vidas?

http://www.youtube.com/watch?v=WDFkHCfVe5Y

Ver perfil do usuário
GRAMOFONE
O gramofone foi criado por Emile Berliner, em 1887 e foi o primeiro aparelho de reproduzir sons que utilizou discos.
O disco grava o som por meio das vibrações que o som produz, as quais fazem a lâmina vibrar e passa a agulha riscar o disco que está girando, formando ranhuras. Com o uso da matriz, deixou de ser necessário cantar toda vez que se quisesse gravar um disco.


DISCO DE VINIL
O LP foi criado no início da década de 1950 e era feito de um material plástico chamado vinil e registrava informações de áudio.
O disco tem ranhuras de forma espiralada que conduzem a agulha da parte mais externa ao centro em sentido horário.

CD
O CD foi criado em 1979 e passou a ser comercializado em 1982. Diferente do LP se trata de um armazenamento de dados ou músicas digitais.
Passou a substituir o vinil, pela maior capacidade, durabilidade e clareza de som e menor tamanho.
O disco é de acrílico e possui uma longa espiral impressa, onde são gravadas as informações em forma de dois tipos de irregularidades, pontos brilhantes e pontos escuros. Esses pontos são chamados de bits e compõem as informações do CD.

DVD
O DVD foi criado em 1995. Assim como o CD possui dados no formato digital, porém tem uma maior capacidade pelo emprego de uma tecnologia óptica superior e padrões de compressão melhorados. É muito utilizado para armazenar filmes, ou seja, imagens em movimento, e além disso eram compactos.

MP3
Os primeiros players portáteis surgiram em 1998. O MP3é um tipo de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano.
A sua taxa de bits é dada em kbps (quilobits por segundo), sendo 128 kbps (0,92 MB/min.) a taxa padrão e a taxa máxima de 320 kbps (2,3 MB/min.), que é a qualidade máxima do formato.

DISQUETE
É um disco de mídia removível para armazenar dados. Foi inventado em 1971 e tinha capacidade de 80 kB. Foi sendo aprimorado e em 1993, tinha capacidade de 5,76 MB.

CD e DVD
O CD surgiu em 1979, e por apresentar mais durabilidade e maior capacidade, tomou o lugar do disquete.

CARTÕES DE MEMÓRIA
São utilizados para gravar e armazenar dados e podem ser regraváveis

PEN DRIVE
Começou a ser vendido em 2000. Tem a utilidade de armazenar dados.
Os pen drives são compactos, rápidos, com velocidade de transferência de dados alta, tem maior capacidade de armazenamento, são mais resistentes por não terem peças móveis.

ARMAZENAMENTO DIGITAL
Os dados podem ser armazenados na internet em sites especializados ou em e-mails, não necessitando de um objeto móvel onde são armazenados os dados, mas do computador com conexão a internet para acessar os seus arquivos.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum