Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Por se tratar de um instrumento que mede temperatura, o termômetro se baseia em alguma grandeza física que depende da temperatura, como, por exemplo, o volume de um gás mantido a pressão constante.

Há vários tipos de termômetros, alguns deles seguem abaixo:

-Clínico

É o tipo mais comum, é utilizado para medir a temperatura do corpo humano. Ele funciona por meio da dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. São capazes de medir temperaturas entre 34ºC a 43ºC, consideradas temperaturas críticas, pois a temperatura normal seria de 36ºC a 37ºC.
Esse termômetro apresenta um tubo capilar com um estrangulamento na base, junto ao bulbo, o que permite a passagem do mercúrio pelo tubo capilar e marca a temperatura e faz com que o mercúrio não volte à posição inicial, para que isso aconteça é necessário agitar o termômetro.


-De cristal líquido

Também serve para medir a temperatura do corpo humano, mas, diferentemente do termômetro clínico, ele funciona com uma escala de cor, do cristal líquido que possui no interior, de acordo com a temperatura. No entanto, os especialistas dizem que não são muito confiáveis.


-A álcool

Utiliza o mesmo principio que o termômetro clínico, o da dilatação de líquidos, e é mais utilizado em laboratório, pois é capaz de medir temperaturas entre -10ºC e 150ºC. Também é utilizado para medir a temperatura ambiente nas casas.
Alguns modelos desse termômetro possuem um corante vermelho, que o torna mais barato que o de mercúrio e menos prejudicial a saúde por não ser um metal tóxico como o mercúrio.


-De máxima e mínima

Como o próprio nome sugere, registra a temperatura mais alta e mais baixa em determinado intervalo de tempo, e, portanto, é utilizado em meteorologia para registrar a máxima e a mínima.
A coluna de mercúrio possui forma de U e em cada extremidade um bulbo, sendo um completamente cheio de álcool e outro apenas parcialmente.
Nos extremos das colunas há dois flutuadores de ferro esmaltados que indicam a temperatura, pois sobem quando o mercúrio dilata, mas ficam presos quando o mercúrio se contrai devido o atrito com a parede do tubo. Só retornam as posições iniciais com o uso de um imã.
Quando a temperatura aumenta o álcool se dilata e passa livremente pelo flutuador fazendo o mercúrio também se expandir levando o flutuador pra cima, marcando a temperatura máxima. Quando a temperatura diminui, o álcool contrai e leva o mercúrio, fazendo o outro flutuador marcar a mínima.


-A gás
Eles medem a temperatura através da leitura da pressão de um gás mantido o volume constante. Pode ser graduado afim de que cada volume corresponda a um valor na escala Celsius.
São utilizados para medir baixas temperaturas, o gás hélio, por exemplo, tem temperatura de condensação, sob pressão atmosférica, de aproximadamente -270ºC.


-De radiação

Atualmente eles são utilizados para medir temperaturas a longa distância, como nos satélites meteorológicos, para obter a temperatura da atmosfera ou da superfície da Terra, podendo medir temperaturas entre -50ºC e 3000ºC.
Pode medir temperatura de qualquer coisa que emite radiação eletromagnética na forma de luz visível ou em radiação infravermelha, assim como a radiação de um corpo negro.
Através da radiação infravermelha é possível medir a temperatura do corpo humano, observando as partes mais frias e as partes mais quentes.


-Pirômetro óptico

Utilizado para medir altas temperaturas, como metais incandescentes, fornalhas ou estrelas, podendo ser usado à longa distância e podendo medir temperaturas acima do ponto de fusão dos materiais que o constituem.
O pirômetro óptico é formado por um telescópio que contem um filtro, uma ocular e uma lâmpada. Sabe-se qual é a temperatura do objeto pela luminosidade, que deve ser igual a do objeto que está sendo analisado e que está associada à corrente elétrica que é variante.


-De lâmina bimetálica

Possui duas lâminas de materiais diferentes soldados uma na outra, quando aquecidas, elas se dilatam. Como são materiais diferentes, quando aquecidos, um se dilata mais que o outro, provocando um encurvamento da lâmina.
Também há os que tem forma de espiral com uma extremidade fixa e outra livre, com um ponteiro que gira e marca a temperatura.
Funcionam em temperaturas entre -5ºC e 300ºC, são utilizados no controle de temperatura de fornos, de ferros ou de saunas.


-Digital

São baseados em características elétricas ou eletrônicas. Pode ser encontrado em relógios ou em equipamentos eletrônicos como computadores.
A medida da temperatura é feita através da variação de suas características elétricas. Os mais comuns utilizam um resistor que faz parte de um circuito elétrico que aciona o indicador de temperatura de acordo com o valor da resistência.
http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/termo.htm
Obs: Resistor – dispositivo que consome eletricidade e converte em calor


-Termopar

São utilizados em painéis de carro para indicar a temperatura do motor. Geralmente uma lâmpada acende quando há um superaquecimento. Pode medir até 1800ºC, sendo também utilizados em indústrias para medir temperatura de fornos de fundição de metais ou vidros.


Fonte de pesquisa

PARECER DO PROFESSOR - Como sempre, trabalho muito completo. Parabéns!

M.B

Ver perfil do usuário
Chique no Urtimo!!!!

Muit0 b0m

Ver perfil do usuário http://desciclopedia.ws/wiki/P%C3%A1gina_principal
Clínico

Ultilizado para medir a temperatrura do corpo humano. Ele ultiliza a dilatação de líquidos, como a do mercúrio. São contruidos para medir temperaturas entre 34ºC e 43ºC (as temperaturas críticas), a temperatura normal do nosso corpo é 36,5ºC.
Apresenta um tubo capilar com um estrangulamento na base junto ao bulbo, que permite a passagem do mercúrio quando sofre a dilatação e permite que o mesmo não volte. Para que ele volta a posição inicial e necessário sacudi-lo rapidamente.






Cristal Liquido



É mais moderno que o clinico e tambem é indicado para medir a temperatura do corpo humano. São pequenas faixas com vários retângulos, em que a faixa em contato com a pele vai mudando a cor dos retângulos. Mais não é tão confiável afirmam os médicos.





Máxima ou Mínima

Indica a temperatura mais alta e a mais baixa em um certo tempo. São mais ultilizados em meteorologia.





A Gás

Mede a temperatura através da leitura da pressão da leitura da pressão do gás mantido a volume constante .
São ultilizados para medir baixas temperaturas, usando-se o gás hélio, a temperatura de condensação é de aproximadamente -269ºC.






Radiação

Atuam a grandes distâncias, sem contato com o objeto. São usados em satélites meteorológicos para obter a temperatura atmosférica e na superfície da terra, pode medir temperaturas entre -50ºC e 3000ºC.
Esse equipamento tambem pode sr ultilizado para visão noturna, sendo possivel identificar pessoas, animais e até vegetais mais quentes que outros.






Pirômetro Óptico

Ultilizado para medir a temperatura de metais incandeçente, pois pode ser usado a distância e pode medir temperaturas acima do ponto de fusão.
É formado por um telescópio que contem um filtro ocular e uma lâmpada .






Lâmina Bimetálica
Constituidos por duas lâminas de metais diferentes, que quando são aquecidas ficam delimitadas. Como os metais são diferentes, com o aquecimento um se delimita do outro oque provoca um encurvamento da lâmina.
Termômetros desse tipo chegam entre -5ºC e 300ºC, são ultilizados no controle de fornos, ferros elétricos e saunas





Digitais
Encontrados em relógios de pulso, é um equipamento eletrônico.
A medida de temperatura é feita da variação de suas caracteristicas elétricas.






Termopar
São ultilizados em painéis de automóveis para indicar a temperatura do motor. Geralmente quando ocorre o aquecimento uma lâmpada se acende, pode medir até 1800ºC , tambem é ultilizado para medir a temperatura de fornos de fundição metais e vidros.




PARECER DO PROFESSOR - muito bem Bruna. Gostei da sus pesquisa, bem completa, leve esses conhecimetos contigo, te serão úteis.

Ver perfil do usuário
Clinoco

O tipo de termômetro mais comum é o termômetro clínico utilizado na medição da temperatura do corpo humano. Esse termômetro utiliza a dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. São construídos para medir temperaturas entre 34oC e 43oC que são consideradas temperaturas críticas, pois a temperatura considerada normal de nosso corpo é 36,5oC.

Termometro a alcool
Da mesma forma que o clínico, há o termômetro a álcool, normalmente utilizado em laboratório de ciências, pois possui escala entre -10oC e 150oC. É também usado em residências, para verificar a temperatura ambiente.


cristal líquido
Mais moderno que o termômetro clínico comum são os termômetros de cristal líquido também utilizados para a medida da temperatura do corpo humano. São pequenas faixas plásticas transparentes com pequenos retângulos que contêm um cristal líquido que entram em contato com o corpo e, conforme o
valor da temperatura, o cristal no seu interior, muda de cor. Porém, os especialistas dizem que não são muito confiáveis.

termômetros de máxima e mínima
Há os termômetros de máxima e mínima que, como o próprio nome sugere, indicam a temperatura mais alta e a mais baixa atingida pelo termômetro em um certo intervalo de tempo. São termômetros utilizados em meteorologia, sendo que, com uma única leitura, pode-se determinar a temperatura máxima e mínima atingida desde a última vez que o termômetro foi ajustado de modo que a temperatura máxima e mínima viessem a coincidir entre si e com a temperatura ambiente.

termômetros a gás
Os termômetros a gás medem a temperatura através da leitura da pressão do gás mantido a volume constante. Pode ser graduado fazendo com que cada volume corresponda a um valor de temperatura na escala Celsius

termômetros de radiação
Atualmente são utilizados os termômetros de radiação que atuam a grandes distâncias, isto é, sem contato com o objeto. São usados nos satélites meteorológicos para a obtenção da temperatura na atmosfera e na superfície da Terra e podem medir temperaturas entre -50oC e 3000oC.


pirômetro óptico

Para altas temperaturas utiliza-se o termômetro conhecido por pirômetro óptico que é utilizado para a medida de temperaturas de metais incandescentes, fornalhas ou estrelas, pois pode ser usado à distância e pode medir temperaturas acima do ponto de fusão dos materiais que o constituem.

termômetro de lâmina bimetálica

Há ainda o termômetro de lâmina bimetálica que é constituído por duas lâminas de metais diferentes soldadas uma com a outra e que, quando aquecidas, dilatam-se. Como os metais são diferentes, com a variação de temperatura, um se dilata mais que o outro o que provoca um encurvamento da lâmina.

termômetros digitais
Existem ainda os termômetros digitais baseados em propriedades elétricas ou eletrônicas. Podem ser
encontrados em relógios de pulso e em equipamentos eletrônicos como computadores.


PARECER DO PROFESSOR - Muito bem garoto. Só lamento a semelhança com o trabalho da colega que postou primeiro.

Ver perfil do usuário

5 Tipos de termômetros em Qui 10 Nov 2011, 00:22

Termômetro de lâmina bimetálica

Ele é feito por duas lâminas metálicas que são unidas drasticamente e ao serem aquecidas ou esfriadas, elas se dilatam, e assim medem e informam a temperetura do corpo.





Termômetros Meteorológicos

Esse tipo de termômetro mede a temperatura do ambiente e informa a temperatura máxima e mínima.






Termômetro de fio de platina

É feito por um condutor metálico, e a resistência elétrica varia de acordo com a temperatura.

Termômetro de radiação

Esse termômetro é usado para medir a temperatura da superfície da terra e da atmosfera. Se encontram a uma grande distancia e sem contato com a terra, e são normalmente usados em satélites metereológicos.



Termômetro clínico

É usado para medir a temperatura do corpo humano. Existe dos tipos,os digitais e os que funcionam por meio das dilatações dos líquidos, principalmente o mercúrio.
O termômetro digital é encontrado em com grande facilidade, e muitas pessoas possuem um em suas casas.





Pirômetro óptico

Ele emite uma radiação térmica e a relaciona com a temperatura para assim medir a temperatura do corpo.





PARECER DO PROFESSOR - Olá garota! Bom trabalho, apesar de ser a ultima a postar trouxe novidades, detalhes diferentes...

MB

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum