Colégio Horizonte
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

História 1º Ano E.M.

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1História 1º Ano E.M. Empty História 1º Ano E.M. Qui 02 Jun 2011, 20:23

Lucas Pessinato

Lucas Pessinato

Povos Bárbaros.

Entre os séculos III e V ocorreram invasões providas dos povos bárbaros nas fronteiras do império romano do ocidente. A denominação bárbara são os povos estrangeiros que não haviam sido conquistados pelo exército romano. Suas culturas não eram aceitas pelos romanos, que os negavam de maneira preconceituosa. Então os bárbaros eram um caráter prejoativo, que possuía cultura diferente e não eram civilizados.

Cultura Germânica.

Grande parte dos invasores do império romano eram os germânicos. A organização social não era tão Barbara como os romanos diziam; grande parte desse povo era solida e prezava valores. Por outro lado eles não possuíam leis escritas, suas decisões eram por meio de duelos e lutas. Esses eram testes para provar sua culpa. Na economia vigorava a atividade agrícola, embora muitos fossem pastores nômades. O que diferenciava a cultura germânica da Romana era a religiosidade. Para os germânicos cada dia da semana era um Deus diferente.

2História 1º Ano E.M. Empty ótimas colocações Lucas ! Sex 03 Jun 2011, 19:40

Prof.Leandro

Prof.Leandro

Boa pesquisa Lucas! você está de parabéns, como sempre.
É interessante notar que nos parece inútil estudar os povos bárbaros. A pergunta que temos que fazer é: O que eles acrescentaram à sociedade contemporânea?

O seu posicionamento deixa de ser simplista pois demonstra a influência e fusão dos costumes romanos juntamente aos costumes bárbaros, a utilização das técnicas/conhecimento greco-romanas aos povos que os sucederam no ocidente (ex: latinos, ostrogodos, vikings, suevos, francos). As técnicas agrícolas, a formação dos feudos e laços de senhorio feudal serão fundamentais para entendermos o decorrer do período medieval.

Abraços, e continue estudando.

3História 1º Ano E.M. Empty Re: História 1º Ano E.M. Seg 06 Jun 2011, 22:15

Micael

Micael

Povos barbaros.
palavra "bárbaro" provem do grego antigo, βάρβαρος, e significa "não grego". Era como os gregos designavam os estrangeiros, as pessoas que não eram gregas e aqueles povos cuja língua materna não era a língua grega. Principiou por ser uma alusão aos persas, cujo idioma cutural os gregos entendiam como "bar-bar-bar".[1] Os romanos também passaram a ser chamados de bárbaros pelos gregos.
Porém, foi no Império Romano que a expressão passou a ser usada com a conotação de "não-romano" ou "incivilizado". O preconceito perante os povos que não compartilhavam os mesmos hábitos e costumes é natural dos habitantes dos grandes centros econômicos, sociais e culturais, e caracteriza-se pelo etnocentrismo. Atualmente, a expressão "bárbaro" significa não civilizado, brutal ou cruel. Era um termo pejorativo que não condizia com a realidade pois, apesar de não compartilharem de alguns aspectos da cultura romana e não falarem o latim, tais povos tinham cultura e costumes próprios.
Cada um dos povos chamados "bárbaros" era bastante distinto e esta designação abrangia tanto os hunos, de origem oriental, como povos germânicos, como os godos, e celtas, como os gauleses.
Particularmente foram chamados de bárbaros os povos de origem germânica que, entre 409 e 711, nas migrações dos povos bárbaros, invadiram o Império Romano do Ocidente, causando sua queda em 476 d.C.

Cultura germânica

A maioria destes povos organizavam-se em aldeias rurais, compostas por habitações rústicas feitas de barro e galhos de árvores. Praticavam o cultivo de cereais como, por exemplo, o trigo, o feijão, a cevada e a ervilha. Criavam gado para obter o couro, a carne e o leite. Dedicavam-se também às guerras como forma de saquear riquezas e alimentos. Nos momentos de batalhas importantes, escolhiam um guerreiro valente e forte e faziam dele seu líder militar.
Praticavam uma religião politeísta, pois adoravam deuses representantes das forças da natureza. Odin era a principal divindade e representava a força do vento e a guerra. Para estes povos havia uma vida após a morte, onde os bravos guerreiros mortos em batalhas poderiam desfrutar de um paraíso.
A mistura da cultura germânica com a romana formou grande parte da cultura medieval, pois muitos hábitos e aspectos políticos, artísticos e econômicos permaneceram durante toda a Idade Média.
Very Happy

4História 1º Ano E.M. Empty Re: História 1º Ano E.M. Qua 08 Jun 2011, 18:25

Lucas Pessinato

Lucas Pessinato

PORQUE O CÉU É AZUL?

Quando a luz passa através de um prisma, o espectro é quebrado num arco-íris de cores. Nossa atmosfera faz o mesmo papel, atuando como uma espécie de prisma onde os raios solares colidem com as moléculas e são responsáveis pelo dispersão do azul.
Quando olhamos a cor de algo, é porque este "algo" refletiu ou dispersou a luz de uma determinada cor associada a um comprimento de onda. Uma folha verde utiliza todas as cores para fazer a fotossíntese, menos o verde, porque esta foi refletida. Devido ao seu pequeno tamanho e estrutura, as minúsculas moléculas da atmosfera difundem melhor as ondas com pequenos comprimentos de onda, tais como o azul e violeta. As moléculas estão espalhadas através de toda a atmosfera, de modo que a luz azul dispersada chega aos nossos olhos com facilidade.
Luz azul é dispersada dez vezes mais que luz vermelha.
A luz azul tem uma frequência ( ciclos de onda por segundo ) que é muito próximo da frequência de ressonância dos átomos, ao contrário da luz vermelha. Logo a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas da molécula com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é re-emitida em todas as direções num processo chamado dispersão de Rayleigh ( Físico inglês do século 19 ). A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.
Luz violeta tem comprimento de onda menor que luz azul, portanto dispersa-se mais na atmosfera que o azul. Porque então não vemos o céu violeta ? Porque não há suficiente luz ultravioleta. O sol produz muito mais luz azul que violeta.
Quando o céu está com cerração, névoa ou poluição, há partículas de tamanho grande que dispersam igualmente todos os comprimentos de ondas, logo o céu tende ao branco pela mistura de cores. Isso é mais comum na linha do horizonte.
No vácuo do espaço extraterrestre, onde não há atmosfera, os raios do sol não são dispersos, logo eles percorrem uma linha reta do sol até o observador. Devido a isso os astronautas vêem um céu negro.
Em Júpiter o céu também é azul porque ocorre o mesmo tipo de dispersão do azul na atmosfera do planeta como na Terra. Porém em Marte o céu é cor de rosa, ja que há excessiva partículas de poeira na atmosfera Marciana devido à presença de óxidos de ferro originários do solo. Se a atmosfera de Marte fosse limpa da poeira, ela seria azul, porém um azul mais escuro já que a atmosfera de Marte é muito mais rarefeita.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos