Colégio Horizonte
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Será que todos enxergam as mesmas cores?

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Beatriz

Beatriz

Há pelo menos 10 anos foi pensado numa teoria que as pessoas enxergam cores diferente. Durante esses anos todos tentaram explicar, mas o resultado era sempre o mesmo, ninguém entende nada e parece uma piada. E vou tentar explicar resumidamente.

Por exemplo: ESSA COR, todos nós sabemos que é vermelho porque aprendemos desde pequenos que essa cor se chama vermelho. Mas e se essa cor que você enxerga for diferente da minha? Não digo em tons, mas totalmente diferente. E também não estou falando de daltonismo. A gente só conseguiria provar isso se a gente pudesse enxergar através dos olhos dos outros.

Depois que a internet virou referência para pesquisas me surpreendi com o número de pessoas que pensam a mesma coisa. Mais não temops como provar que não enxergamos igualmente as mesmas cores, isso pode ser muito estranho, mais será que algum dia alguém vai conseguir porvar? Muitos testes já foram feio, mais até hoje só acharam diferenças entre olhos claros e olhos escuros ..

http://danielmitsuo.com/voce-enxerga-as-mesmas-cores-que-eu/

Prof.Brandão

Prof.Brandão

Olá Beatriz,

Parabéns pela sua atitude, você levantou uma questão em sala e não a deixou morrer ali mesmo, trouxe aqui para o confronto com as opiniões de outras pessoas.
Li o texto que você citou na integra e vi que há muita gente levantando essa questão. Confesso a você que nunca havia pensado nisso antes e vejo razão para pensar assim, bem como vejo razão para pensar o contrário disso. As razões para pensar de tal forma podem está na Filosofia, na Psicologia, na Biologia e até mesmo na Física. As razões ligadas a Filosofia e a Psicologia se apóiam no fato de que estes ramos do saber classificam o Ser humano como INDÍVÍDUOS, isto é, seres únicos e sem repetição. Tal condição se comprova pela Biologia, quando se observa a individualidade da voz e das digitais e etc. Por outro lado há de se afirmar que embora únicos, são grandes as semelhanças entre os Seres Humanos mesmo entre aqueles aparentemente muito distintos.
Além disso é necessário se considerar a inexistência de estudos científicos publicados acerca desta questão. O que há são suspeitas baseadas no senso comum que não se pode de forma alguma assumir como verdades, mesmo que mereçam ser estudadas. É bom lembrar que mesmo no meio científico teses podem ser alvos de ante-teses, e deixarem de ser válidas. Sabe-se ainda que para se adotar algo como verdade científica tal fato deve ser comprovado com provas irrefutáveis para poder então se tornar lei. Muito do que se estuda em colégios e universidades, são apenas teorias.
Finalmente quero lembrá-la que os estudos sobre a visão humana, do ponto de vista da biologia e da própria medicina estão bastante avançados e nada afirma sobre individualidade no modo de enxergar as cores. Por fim, se me permite uma opinião particular esta é uma questão de difícil fechamento, tanto quanto é difícil definir de forma absoluta a origem da vida e do ser humana. Criacionismo e evolucionismo, são teorias, não são leis, o próprio Big ben é questionável não obstante fortes indícios a seu favor presentes na própria Física como a expansão permanente do universo em consonância com a percepção do Efeito Doppler causado por tal expansão . Estas são coisas como a velha questão popular : Quem nasceu primeiro foi o ovo ou a galinha? É impossível enxergar com os olhos, ou melhor com o cérebro dos outros, uma vez que não enxergamos com os olhos mas com o cérebro, os olhos são apenas lentes que capturam as imagens, quem as processa e define é o cérebro.De qualquer forma, enxergando menos ou mais, igual ou diferente a verdade é que as reações de cada pessoa diante de cada visão será sempre única, sua e somente sua, visto que, se quanto aos sentidos não se sabe, quanto aos sentimentos todos nós sabemos que cada um tem os seus próprios e particulares. A Ciência evolui, e eu não sou contra a ciência, Deus sabe que eu não sou, mas no dia em que não houver mais nenhuma coisa a ser desvendada, acaba a razão de ser da humanidade. O Grande Físico ainda tem outros mistérios para nos desafiar.

Mais uma vez parabéns, continue assim, questionando, buscando, ... é isso que nos faz mais sábios e mais felizes, todavia é melhor que duvides do que já se provou , do que acredites no que ainda não se provou.

Atenciosamente,

Manoel Brandão

3Será que todos enxergam as mesmas cores? Empty resposta Qui 21 Out 2010, 21:02

Professor Cléber

Professor Cléber

Gostaria de dizer que foi muito legal o tema proposto. E mais uma vejo que o professor Manoel está estimulando os alunos a discutirem e levantarem hipóteses.
Vou deixar aqui minha contribuição para o assunto (logicamente defendendo a área da Biologia)

O olho humano é composto por células chamadas cones, as quais não são presentes em nenhum outro animal a não ser os macacos. Essas células capturam a luz refletida por objetos e conduzem até o cérebro, local que traduzirá a mensagem.
Assim, o olho humano enxerga radiações luminosas entre 4 e 8 mil angströns, medida de comprimento de onda. Como trata-se de um espectro luminoso, interpretado pelo cérebro, não podemos afirmar que todos enxergam a mesma tonalidade de cor, mas que enxergar cores diferentes acredito ser muito difícil.
confused

Beatriz

Beatriz

Obrigado aos professores que entraram nesse debate comigo, não consigo imaginar que as pessoas enchergam cores totalmentes distintas, mas acho que há uma variação sim, porque os olhos são como as digitais, cada um tem o seu. Mas como o professor Manoel nos disse, tudo isso são teorias e hoje na sala de aula ele disse: É MELHOR DUVIDAR DO QUE ESTÁ PROVADO DO QUE ACREDITAR NAQUILO QUE É TEORIA .. foi algo parecido rs Very Happy

.. Encontrei um site que fala das cores que alguns animais enchergam, achei interessante :

http://optometria.nsk.pt/as-cores-que-os-olhos-veem/

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos