Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Acidentes Nucleares: Chernobyl (1986) Goânia (1987) Japão (2011)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

PROPOSTA DE TRABALHO:

APÓS A LEITURA DO QUE ESTÁ ABAIXO, ESCREVA UM TEXTO DISSERTATIVO DE NO MÍMINO 15 E NO MÁXIMO 25 LINHAS DANDO SUA OPINIÃO SOBRE A GERAÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR. NÃO ESQUEÇA, QUE O TEXTO DISSERTATIVO CONTÉM A SUA OPINIÃO MAS PRECISA DE DADOS REAIS, PODENSO SER CIÊNTÍFICOS E/OU NUMÉRICOS QUE FUNDAMENTEM E SUSTENTEM A SUA OPINIÃO, NÃO É ACHOLOGIA, NÃO ESQUEÇA TAMBÉM DE DAR UM BOM TÍTULO AO SEU TEXTO.

BOM TRABALHO.


PS. HÁ BOAS DICAS EM:http://www.algosobre.com.br/redacao/como-construir-um-texto-dissertativo.html

NOTA IMPORTANTE!

Após a leitura das vossas primeiras postagens acerca do tema, dei um parecer, veja abaixo.
TRABALHO EM CONSTRUÇÃO como o próprio nome já diz, trata-se de trabalhos que necessitam de reformas e ajustes.
CÓPIA. RECUSADO - Representa trabalhos não realizados mas apenas e infelizmente copiados.
RECUSADO, não implica em que o estudante não deva fazer mais nada, o que está RECUSADO é o trabalho copiado. Aos copiadores vai além da RECUSA do trabalho, a minha total REPROVA e CONDENAÇÃO da atitude indevida desses estudantes que não honram tão nobre título, por favor não substimem vosssas inteligências, o mundo não precisa de copiadores, papagaios da internet que apenas repetem e nada criam. Vocês não são papagaios, sejam seres humanos dígnos, estudantes honrados, andem com vossas próprias pernas, pensem com vossa própria cabeça, copiar e colar a forma mais rápida e eficiente de fornar um analfabeto funcional. Por favor não repitam tal atitude irresponsável e suicida, de uma próxima vez não terá segunda chance!

PROF. Manoel Brandão

O Pai que Discursava Contra O Filho

Muito embora Einstein, não tenha participado efetivamente da criação da bomba atômica, nem das armas e usinas nucleares ele é pai de tudo isso uma vez que foi ele quem descobriu a fórmula para a desintegração de átomo e consequentemente para a liberação da energia de seu núcleo. Tendo ele assistido aos desastres da segunda Guerra Mundial, muito maiores que da primeira, da qual também foi contemporâneo, Einstein se tornou grande pacifista e repetidas vezes recomendou o abandono das armas nucleares. Quanto ás Usinas Nucleares desconheço a opinião do Físico, talvez não tenha tido tempo de opinar sobre elas, pelo fato de que a Primeira Usina Nuclear foi concluída apenas um ano antes de sua morte. A questão Nuclear no entanto continua gerando, muita energia muito calor e muitas controvérsias. Com o recente acidente no Japão o debate está aceso. Dê uma lida nas frases de Einstein e nos vídeos abaixo e deixe seus comentários.

" Tristes tempos os nossos! É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito."

"A desintegração do átomo transformou tudo, exceto nossa forma de pensar; por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo".


Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro.


Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro.




http://www.youtube.com/watch?v=WYg1xyD_yxE&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=DxW2CHQ88iM&feature=related






O Destino do Lixo Nuclear no Brasil


O mundo precisa cada vez mais de energia elétrica para manter os avanços tecnológicos e o progresso. Infelizmnete ainda não se encontrou uma forma de geração de energia inofensiva ao meio ambiente. Esse é um dilema complexo, pois ao mesmo tempo em que o mundo precisa de energia elétrica, o palneta precisa URGENTEMNETE de socorro, a Natureza já não suporta mais tanta agressão. Então o que fazer? Agora sim o Homem precisa demosntrar sua Inteligência, agora sim se precisa de genialidade. Enquanto isso Milhões de togloditas modernos, em suas luxuosas cavernas têm pouquíssima conciência do perigo que corre sua aldeia global. A Energia Nuclear um dia apresentada como possível solução limpa para a produção de energia, se mostra cada vez mais uma vilã. O problema é que pouco se fala dessa vilã. Parace até que ela faz parte do parlamento, quando faz um montão de vítimas se fala dela por alguns dias e logo a mídia abandona o debate de sua periculosidade e passa fazer-lhe apologia. Então vamos aproveitar esse incidente triste ocorrido no Japão para estudar um pouco a questão nuclear no Brasil. Temos duas Usinas Nucleres em atividade e uma terceira em construção. Nessas mais quatro décadas de atividade as usinas nucleaares de Angra dos Reis produziram um volume de 13.700 m³. Onde todo esse lixo está sendo armazenado? Quis os riscos que oferecem? Descubra as respostas dessas e outrs questões afins no site abaixo:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-nuclear/lixo-nuclear.php



Última edição por Prof.Brandão em Dom 03 Abr 2011, 16:15, editado 8 vez(es)

Ver perfil do usuário
Manoel, em minha opnião, Einstein queria usar o núcleo do átomo para fazer energia e ajudar na EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE.
Assim como Santos Dumont com sua grande invenção do 14-BIS, ele acreditava que com o avião o transportes e as relações comerciais melhorariam.Mas, assim como Einstein viu sua invenção virar uma máquina de guerra, Santos Dumont morreu de desgosto ao perceber que sua invenção mais mata que salva vidas.
E este Manoel, é em minha opnião um dos grandes erros da humanidade.


COMENTÁRIO DO PROFESSOR:

É isso mesmo Goto, o caso do Pai da aviação é semelhante ao caso do Físico da teoria da relatividade. Ambos os casos nos deixam uma lição: As coisas, sejam elas quais forem não são boas ou más em si mesmas, o bem e o mal originam-se não nas coisas e objetos mas no uso que se faz deles.


Ver perfil do usuário http://desciclopedia.ws/wiki/P%C3%A1gina_principal
Não é uma energia limpa, pois além de poluir o ar, pode causar muitas tragédias !

A poluição nuclear é causada pela destinação incorreta ou vazamento de resíduos radioativos proveniente de diversas fontes que utilizam a energia nuclear, como, por exemplo, as usinas nucleares ou aparelhos de raios-x, e se caracteriza pelo alto grau de perigo devido a capacidade de causar alterações nas estruturas das células provocando, assim, alterações no organismo como um todo.

Einstein, mesmo não tendo participado efetivamente da criação da bomba atômica, não queria ver sua descoberta sendo usada daquele jeito (em guerras, matando pessoas, e sendo usada por pessoas que não tinham o mínimo de reconheçimento do perigo que as bombas poderiam causar).
A seguir, algumas vantagens e desvantagens da energia nuclear :

Vantagenss :
ela não contribui para o efeito estufa;
não utiliza grandes áreas de terreno
não depende da situação climática (nem das chuvas, nem dos ventos);
é a fonte mais concentrada de geração de energia
a quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta;
não necessita do armazenamento da energia produzida em baterias;

Desvantagens:
necessidade de isolar a central após o seu encerramento;
é mais cara quando comparada às demais fontes de energia;
os resíduos produzidos emitem radiactividade durante muitos anos;
dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;
pode interferir em ecossistemas;
não é uma energia limpa;
grande risco de acidente na central nuclear

http://energiaeambiente.wordpress.com/2008/02/01/energia-nuclear-vantagens-e-desvantagens/ * SITE DE BUSCA *

Algumas informações : http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/entenda+como+funciona+uma+usina+nuclear/n1238161873387.html


Smile



Última edição por chayane em Ter 12 Abr 2011, 15:29, editado 11 vez(es)

Ver perfil do usuário

4 ENERGIA NUCLEAR UM DESACATO A NATUREZA em Qua 23 Mar 2011, 23:05

[img][/img]

Idea Gostei do título, gostei também do seu comentário inicial, mas você pode e deve melhorar o seu artigo, veja algumas dicas: cite as vantagens e desvantagens da energia nucler, comente os vídeos e os artigos lidos podendo inclusive citar partes dos mesmos, sem jamais esquecer de indicar as referêcias de onde vc.extraiu cda infromação. Vejo que em breve trocarei o meu parecer sobre este arigo, atribuindo-lhe OK!. Refaça e bom trabalho.
Um abraço! (M.B)

ENERGIA NUCLEAR
Energia Nuclear é simplismente um processo de transformação de núcleos atômicos.
Sua função é aproveitar a energia do núcleo, converter o seu calor e transformar em energia elétrica.
As bombas nucleares aconteçem com o descontrole da reação, assim sendo explosiva.
Na madrugada do dia 16 de julho de 1945, ocorreu o primeiro teste nuclear da história, no deserto de Alamogordo, Novo México.
A principal vantagem dessa energia é que ela não ultiliza combústiveis fósseis. A energia nuclear está acabando com o nosso planeta, pois vem fazendo milhões de vítimas em todo o mundo, além disso ela não é eliminada de uma hora para outra, fica por muito tempo no ambiente.
Mas ela também pode trazer vários problemas, pois é altamente canceígena, e ainda trás deformações em nosso corpo.

Existem vários outros meios de enegia, como por exemplo:
Energia Hidrica: Essa energia é produzida com a queda da água represada em uma certa altura.
Energia Geométrica:Energia produzida pelas rochas derretidas no subsolo.
Energia Eólica: Eneregia gerada por vento.
Energia das Marés:Semlhante a energia das hidrelétricas.
Energia fotovoltaica: Energia vinda através do sol.

Mais informações sobre esse assunto: http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo1/fontes_eletrica.html

Question Question Question Bruna, de fato todas estas formas de energia são reais, mas o que você deve citar aqui não é uma lista de diferentes modalidades de energia, mas sim das diferentes possibilidades de geração de energia elátrica, capazes de substituir as usinas nucleares. Fontes de geração de energia elétrica pesquise sobre elas e aponte as vantagens e desvantagens da mesmas. Além disso os conceitos de energia cinética e potencial acima estão erradíssimos. Refaça esta parte e juslgo que podereamos considerar encerrado o seu trabalho.

M.B.


Vantagens da Energia Nuclear:
Ela não contribui com o efeito estufa
Não ultiliza grandes áreas para ser construida
Sua desponibilidade de combustível é grande
Não depende do clima
Além de ser um processo bem conheçido


Desvantagens
da Energia Nuclear:
O seu resíduo tem que ser armazenado em lugar isolado
É uma das fontes de enegia mais caras
Os seus residuos produzidos emitem radioatividade por muito tempo
Pode interferir com o ecossistema

http://www.alienado.net/vantagens-e-desvantagens-da-energia-nuclear/



VÍDEO DE COMO É PRODUZIDA A ENERGIA NUCLEAR
http://www.youtube.com/watch?v=xoOiXF1s7MQ

A enegia nuclear é muito complicada de ser transformada, pois ultiliza vários produtos quimcos, produtos radioativos, e ainda passa por vários processo para depois ser ultilizada.

VÍDEO SOBRE OS EFEITOS DA RADIAÇÃO
http://www.youtube.com/watch?v=uzJzJgD3_Vg&feature=related

Os efeitos da radiação são sem dúvida nenhuma uma catastrofe com as pessoas, o sofrimento de quem passou por tudo isso é aborreçedor, pensar que essa pessoa nunca mais vai voltar ao normal, nunca mais vai ser como era antes, além de todos os preconceitos que ela sofrerá.

Circuito primário, por onde passa a energia nuclear



Símbolo da Radioatividade



Última edição por BrunaaHeellen em Qui 14 Abr 2011, 19:02, editado 8 vez(es)

Ver perfil do usuário
Estou estarrecida com o documentário sobre o césio 137!
Mesmo não estudando esta matéria atualmente, não posso deixar de comentar!

Mais uma vez, vemos o descaso das autoridades brasileiras, mesmo esse acidente radioativo sendo o 2º maior do mundo!
Tudo começa quando esses médicos não deram a mínina para alguns gramas de Césio, e mesmo sendo condenados mal cumpriram a pena. Depois a falta de informação e educação da população em pensar que aquele pó brilhante era algo SOBRENATURAL!

Eu duvido que metade daqueles senhores que nos representam em Brasília sabiam ou sabem pelo menos o mínimo sobre as conseqüências da radioatividade, pois para o Governo afirmar que as vítimas usam o acidente de pretexto para justificar os problemas de saúde, é muita falta de vergonha na cara!

Sinceramente me dá vergonha de viver neste país quando vejo uma coisa dessas!

QUE PAÍS É ESSE? affraid

Parecer do Professor:
Olá Talita,

A sua revolta é legítima, mas o termo "QUANDO" de sua penúltima frase deve ter força especial. Que país e esse? não aceito a resposta que deram a pergunta de Renato Russo. Esse é o mesmo país do IP, não da árvore, mas do IP...TU, IP...VA, IP...TR e tantos outros IP's, é o país em que um professor precisa trabalhar 53 anos, dez horas por dia, para ganhar o equivalente ao que se paga pela atuação de uma atriz ... do chamado Big Brother Brasil. Apesar de tudo isso, saiba vc. que eu ainda acredito neste país, pois tem que se roubar demais, e ser burro demais, para impedir que o Brasil chegue a ser pelo menos a 5ª potência econômica mundial nas próximas duas décadas. O que me incomoda, como dizia Kimg, é o silêncio dos bons, o que me incomoda é ver um povo passivo, estudantes sem opinião e sem interesse de formá-la, alheios ao que ocorre no mudo capaz de darem as respostas que foram dadas acima, enquanto em vários outros países se protesta cotra algo nós o louvamos. Mas não desistamos, tudo pode ser melhor, e nós fazemos parte dessa mudança. Sonho ainda poder responder à Russo com as palavras de Gil pois em muitos aspectos vivemos "em um país tropical, abençoado por Deus..." !

Obrigado pela participação, sinta-se a vontade para comentar outras postagens.

M.B

Ver perfil do usuário
Acidentes nucleares são acidentes que ocorrem em instalações nucleares, é caracterizado por: intensa radiação, liberação não controlada de material radioativo, contaminação de seres humanos e do meio ambiente causando doenças, mutação e até morte. Nos últimos 30 anos ocorreram no mundo 11 acidentes nucleares.


A energia nuclear apresenta diversas possibilidades de utilização, mas também grandes riscos.

Vantagens da energia nuclear
- Não libera gases estufa;
- Exigência de pequena área para construção da usina;
- Grande disponibilidade do combustível;
- Pequeno risco no transporte do combustível;
- Pequena quantidade de resíduos;
- Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)

Desvantagens da energia nuclear
- O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados;
- Mais cara, quando comparada a outras formas;
- Risco de acidentes nucleares;
- Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.

http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/vantagens-desvantagens-energia-nuclear.asp

Precisamos de energia, mais para evitarmos mais catástrofes como vimos recentemente no Japão, poderíamos mudar, em vez de usarmos a energia nuclear poderíamos
usar mais a energia hidráulica,eólica, solar e etc.Fazendo assim o nível de Acidentes Nucleares diminuiria!

Aqui um vídeo q explica como funciona as usinas nucleares e também explica sobre o acidente nuclear do Japão http://www.youtube.com/watch?v=NUSc53dVWSA&NR=1


Aqui um vídeo que mostra os piores acidentes nucleares já registrados (registrados aonde)
http://www.youtube.com/wa[/size]tch?v=UP4[/size]ftDXAu4Q



Última edição por Lívia em Qua 13 Abr 2011, 12:57, editado 4 vez(es)

Ver perfil do usuário
As usinas nucleares estao por todas as partes
essa quimica nuclear pode causar varias mudanças em bebês na barriga da mae e tambem pode prejudiar
na respraçao e varios outros aspectos.
Essa energia é composta por átomo de metais como o urânio e o plutônio
Sua principal funçao é para produzir ernegia eletrica para varios lugares
sua vantagens sao:
não contribui para o efeito de estufa (principal)
não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc.
não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação
não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos)
pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera
grande disponibilidade de combustível
E as desvatagens sao:
necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos
necessidade de isolar a central após o seu encerramento
é mais cara quando comparada às demais fontes de energia
os resíduos produzidos emitem radiactividade durante muitos anos

Exemplo de como se geraenergia nas hidreletrica nas usinas nucleares

http://www.youtube.com/watch?v=e3V8pvX5PzQ&feature=related pale pale pale



Última edição por BAIAL em Sex 15 Abr 2011, 17:50, editado 10 vez(es)

Ver perfil do usuário
Energia nuclear
A energia nuclear e muito boa porem ela trás danos as pessoa se casso ocorre um vazamento mas em muito lugares ela e boa .
No Brasil tem duas usinas nucleares e uma em construção , eu acho que não precisamos de energia nuclear e sim das hidrelétricas pois não trazem risco a pessoas e nen risco de explodir.

Esse é um gráfico da energia nuclear do Brasil

Júnior,

São exigidas no mínimo 15 linhas, a língua portuguesa precisa ser respeitada, faça uma boa revisão no seu texto, acrescente o seu posicionamento e escreva pelo menos o mínimo exigido. Não esqueça de pesquisar bastante para não escrrever coisas sem fundamento.

M.B

PS. Traz de trazer é com "Z", trás, com "s" como você escreveu refere-se, à costas, parte de trás de algo, ou aquilo que foi, ficou para trás.




[img] [img][/img]



Última edição por juniorpiau em Qui 07 Abr 2011, 17:27, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário
A energia nuclear é muito utilizada, principalmente, em países que tem poucas reservas de petróleo e água, sendo alguns dos mais dependentes dessa fonte de energia França, Suécia, Finlândia e Bélgica.
Essa fonte de energia traz, por vezes, desconfiança e polêmica quanto a falta de segurança, o destino do lixo nuclear e a possibilidade de acontecerem acidentes nas usinas, leva muitas pessoas a não serem a favor da utilização da energia nuclear. Alguns acidentes já aconteceram, entre eles:
-Chernobyl: em 1986, houve explosão de vapor que resultou em incêndio, uma série de explosões, derretimento nuclear e vazamento de radiação.
-Goiânia: em 1987, houve contaminação com Césio-137, que contaminou várias pessoas por causa do brilho azulado emitido no escuro pelo Césio-137 e também causou mortes.
-Fukushima: em 2011, um terremoto cortou o fornecimento de energia à usina, que interrompeu o sistema de resfriamento, que fez a usina ser aquecida em excesso, que resultou em explosões e vazamentos de radiação.

O lado bom da energia nuclear: requer menos área para a sua construção do que as usinas de combustíveis fósseis; possibilitam maior independência energética para países que importam petróleo e gás; as reservas de energia nuclear são maiores que as reservas de combustíveis fósseis.
O lado ruim: custo de construção e operação são muito altos; destino do lixo nuclear; acidentes que resultam em liberação de materiais radioativos.

Um artigo do Folhateen de 21/03/2011, fala do funcionamento e dos riscos da energia nuclear pode ser acessado em: http://www.mccomunicacao.com.br/mc/cliente/copelportal/clipping/materia.asp?codmateria=15837091&codpasta=ENERGIA&codmeio=JORNAL
Visualize a imagem do artigo em: http://2.bp.blogspot.com/-c31Y8Sxg7ZY/TY-2szINCXI/AAAAAAAAA44/_vqFNkc6sog/s1600/Teen_Nuclear%255B1%255D.jpg

Pode-se concluir que é preciso fazer um estudo minucioso dos riscos de acidentes nas usinas nucleares e desenvolver projetos cada vez mais seguros, pois no caso de um acidente os danos ao meio ambiente e ao homem podem superar os benefícios da energia nuclear, logo, uma hipótese para resolver esse problema é considerar a substituição da energia nuclear por fontes renováveis (como: solar, eólica, hidráulica, de matéria orgânica, entre outras) que são mais seguras.
Além disso, do que adianta meio quilo de urânio poder gerar a mesma quantidade de energia produzida com a queima de 4 milhões de litros de gasolina se o estrago pode ser enorme e contaminar áreas próximas das usinas nucleares (como nos acidentes de Chernobyl e Fukushima).
Portanto é necessário passar a pensar em desenvolver o país "protegendo" a natureza e o homem, então é tempo de pensar em sustentabilidade para que o nosso futuro tenha um país desenvolvido mas que ainda possa representar o verde-escuro da floresta na bandeira nacional.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_radiol%C3%B3gico_de_Goi%C3%A2nia
http://www.brasilescola.com/geografia/energia-nuclear.htm
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/as-9-imagens-mais-impressionantes-do-desastre-causado-pelo-terremoto-e-tsunami-no-japao/



Última edição por jackie_goto em Qua 13 Abr 2011, 20:01, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário
A reação nuclear não serve só para fazer bombas atômicas, pode ser usada para o bem também e gerar energia para a civilização.
A energia nuclear, muitos vêem como um mal para a vida, mas outras pessoas dizem que a energia nuclear faz bem ao meio ambiente.
Energia nuclear é a energia liberada em processos de transformação de núcleos atômicos, a energia nuclear é gerada em usinas nucleares, a usina é empregada para produzir eletricidade a partir da energia nuclear...
A primeira usina nuclear brasileira está em Angras dos Reis, no Rio de Janeiro.
A energia tem umas vantagens como :
ela não contribui para o efeito estufa
E desvantagens como :
Não é uma energia limpa e os resíduos emitem uma radioatividade durante muitos anos.






Giovana,

Primeiro a exigência é de no mínimo 15 linhas, segundo, a sua opinião, o seu posicionamento não aparece no texto.

M.B



Última edição por GiovanaForesto em Sex 08 Abr 2011, 23:47, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário http://giovana-spfc.tumblr.com/
Manuel, as usinas nucleares sao muitos boas, pois fornecem energia pra nos seres humanos e tambem as usinas nucleares é o um nivel baixo de poluição ambiental.Segundos os defensores as usinas nucleares seria capaz de produzir elétricidade"limpa".
Os ambientalistas questionam as soluções propostas pelas centrais nucleares.Segundo eles, poderia haver contaminações do ar causadas por explosões ou vazamento contínuo de gases de um sitio, ou contaminações da água, causadas por vazamentos do invólucro que amazena o rejeito e que poderia atingir um lençol freático.O fato é que, principlamente com aos relação aos rejeitos de alta radiotividade, a solução encontrada deve levar em conta a longa meia-vida do lixo, que chega a milhares de anos.
A melhor forma de de energia eletrica é a eólica, pois ela não traz nem um maleficios pro meio ambiente,pois pra se produzir energia é preciso ter so vento,mais tambem é ruim pois se não tiver vento não tem força.

Parecer do Professor:

Meu caro Matheus,

Não ficou calro para mim qual a sua opinião acerca´da Energia Nuclear. Voc~e expôs a opinião dos defensores da energia nuclear e dos ambientalistas, mas a sus opinião não ficou clara.
Sugiro que assista aos vídeos sugeridos por mim bem como aqueles sugeridos pelo pessoal da 8ª série, leia os textos sugeridos e volte a escrever.



[b][i]

Ver perfil do usuário
[img][/img][img][/img]
Acidentes Nucleares

O acidente acontecido em Goiânia foi uma tragédia de nosso pais, aonde dois homens encontraram um aparelho radiológico usado em um hospital, eles abriram o aparelho e La encontraram um liquido azul, dentro de pouco tempo o liquido já havia infectado vários lugares ao redor, dando vômitos e muitas outras coisas. Ate que uma mulher levou o liquido para a vigilância sanitária da cidade e enterraram o liquido que deve ficar por mais de 150 anos. Uma menina foi uma das piores vitimas. Por ter passado o liquido em seu corpo e ate ingerido um pouco do liquido, ela foi enterrada em um monte de cobre.
A de Chernobyl foi o maior acidente nuclear conhecido ate hoje, tudo ocorreu em um teste mal feito e que explodiu vários reatores, que espalhou uma nuvem de radioatividade entre a cidade, os primeiros bombeiros morreram por não terem equipamentos apropriados para este acidente. Morreram varias pessoas.
Existem vários tipos de coletar energia, uma delas é a energia solar, hidrelétrica, e vários outros tipos. Mais os países ricos e ate outros pobres querem a nuclear, para gerar mais energia e para países mais ricos construir uma bomba atômica.
Vários acidentes foram esquecidos, mas na historia e para física nunca vai ser.


Vantagens:
- não contribui para o efeito de estufa (principal);
- não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc.;
- não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação;
- não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos);
- pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera;
- grande disponibilidade de combustível;
- é a fonte mais concentrada de geração de energia
- a quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta;
- a tecnologia do processo é bastante conhecida;
- o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas;
- não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias;


Desvantagens:
- necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos*;
- necessidade de isolar a central após o seu encerramento;
- é mais cara quando comparada às demais fontes de energia;
- os resíduos produzidos emitem radiactividade durante muitos anos;
- dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;
- pode interferir com ecossistemas;
- grande risco de acidente na central nuclear.
* esta desvantagem provavelmente durará pelo menos uns 30 anos, a partir de quando já se esperam desenvolvidas tecnolgias para reciclagem e reaproveitamento dos resíduos radioactivos.

(http://energiaeambiente.wordpress.com/2008/02/01/energia-nuclear-vantagens-e-desvantagens/)

Ver perfil do usuário

13 Acidente Nuclear: Os dois lados da moeda em Qua 06 Abr 2011, 16:25

[img][/img]

É fato que a geração de energia nuclear foi um passo importantíssimo no processo evolutivo da ciência .A usina nuclear é uma instalação que produz energia elétrica através de reações nucleares de elementos radioativos. Porém nem tudo são flores quando falamos de energia nuclear . É indiscutível que existem aspectos positivos na geração desse tipo de energia , mas o que temos que questionar é se esses aspectos positivos superam todos os transtornos que a geração dessa energia podem acarretar para as pessoas .
O acidente de Chernobyl , na Ucrânia , em 1986 , matou milhares de pessoas. Hoje, Chernobyl é uma cidade-fantasma , pois ainda existem resíduos nucleares nessa cidade , que podem provocar câncer em alguém que tenha contato com esses resíduos.Também podemos exemplificar o acidente de Goiânia, conhecido como Célsio- 137,uma grave contaminação radioativa iniciada no dia 13 de setembro de 2003,no Brasil,quando catadores de um ferro velho da região encontraram um aparelho de radioterapia abandonado,antes pertencente a um hospital. Esse aparelho foi desmontado e passado para terceiros,gerando uma contaminação fatal que afetou seriamente a vida de centenas de pessoas.
Outro aspecto polêmico envolvendo energia nuclear é o chamado lixo radioativo. O lixo radioativo ou lixo nuclear é formado por compostos radioativos que perderam a utilidade de uso. O maior produtor desse tipo de lixo são as usinas nucleares, onde após o processo de fissão nuclear, o que sobra do uso do urânio é considerado lixo nuclear. O problema é que o lixo nuclear pode perdurar por centenas de anos na atmosfera , causando o desenvolvimento de vários tipos de doenças nos seres humanos , além da poluição atmosférica ( poluição do ar ) .
Muitas vezes nos deslumbramos com as inovações que ocorrem no campo da ciência e nos esquecemos de nos preocupar com os danos que essas mesmas inovações podem causar para nossas vidas e para a vida do planeta, portanto ,devem-se buscar outras formas como:a energia eólica, energia solar, entre outras, que são tão eficazes quanto as usinas nucleares , porém menos danosas ao ambiente e as pessoas , pois de nada vale a ciência se não for para ajudar o homem e o planeta , e não trazer ainda mais problemas para ambos .

Ver perfil do usuário

14 Chernobyl em Sab 09 Abr 2011, 01:15

Bom Manoel, venho acompanhando esse tópico desde sua criação, temos várias opiniões importantes e achei algo a mais a ser dito, mesmo após ricas explanações a respeito do tema.
Fui dar uma pesquisada e achei uma reportagem feita pela nossa querida Rede Globo, que quando quer, consegue fazer cultura sim, não só a porcaria do BBB.
Gostaria que desse uma olhada, sei que não deveria comentar, pois por ser um trabalho deveria ficar de fora, mas creio que qto mais informações obtivermos mais fácil será de chegarmos a uma conclusão.

Segue abaixo o link da reportagem sobre Chernobyl, espero ter ajuda!
Abraços
Prof. Eliéser lol!

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/03/chernobyl-se-torna-cidade-fantasma-25-anos-apos-desastre-nuclear.html

Ver perfil do usuário http://horizonte.forumeiros.com
Caro Colega Elieser,

Quero agradecer em nome de toda a turma a sua colaboração e dizer que longe de ser uma intromissão a sua participação é bem vinda, nos encoraja a continuar nosso trabalho neste fórum para o crescimento individual de cada um de nós professores e alunos bem como de nosso colégio, assim pensamos mais POSITIVO, e vislumbramos um novo HORIZONTE.
Obrigado e volte sempre.

Atenciosamente,

Prof. Brandão

Em nome de todos os alunos da 8ª Série.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum