Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Física 1° e 3° Ano, Trabalho Complementar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Caros alunos,

Ao lado dos temas naturais de cada discilina surgem sempre temas cujo o conhecimento é importante, embora não esteja no currículo, são as chamadas matérias extra-curriculares, ou Paradidáticas. A apostila do 4° Bimestre do 1° ano, traz pelo menos tres questões referentes aos temas Teoria da Relatividade e Acidentes Nucleres. A apostila do 3° tem seu último caítulo intitulado, Física Moderna, que nada mais é que a teoria da relatividade e a nova visão do átomo o que nos remete aos acidentes atômicos nucleares, daí o motivo pelo qual o trabalho se faz comum às duas séries.


TRABALHO I - TEORIA DA RELATIVIDADE

As questões 09, 10 e 11 da página 20 e 21 da apostila do primeiroo ano, abordam o tema Teoria da Relatividade, coisa que ainda não foi trabalhada com vocês e que é indispensável para que vocês possam respondê-las. Já a apostila do terceiro em seu capítulo final, também trata do assunto e vocês estão incubidos de fazerem um entendimento da matéria. Para facilitar o trabalho das duas turmas vocês devem pesquisar sobre o tema e postarem um resumo de suas idéias aqui no fórum ou me entegar manuscrito em sala de aula. lembre-se: VOCÊ DEVE ESCREVER UMA CONCLUSÃO SUA, COM SUAS PALAVRAS ACERCA DA REFERIDA TEORIA, VOCE PODE E DEVE CITAR SITES E OUTRAS FONTES, INCLUSIVE CITAR FRASES "entre aspas" DE OUTROS AUTORES MAS O TEXTO DEVE SER SEU





Assista também : http://www.youtube.com/watch?v=Wr7V9lWqTwI vídeo sugerido pela aluna Débora do 1° ano.



Última edição por Prof.Brandão em Dom 14 Nov 2010, 23:27, editado 12 vez(es)

Ver perfil do usuário
TRABALHO II - CÉSIO 137

Questão 09, página 23, trata do césio 133. Tivemos um acidente terrivel em goiânia com o césio 137, tema este que deve ser conhecido de todo estudante de Física e Química.

Assista aos vídeos abaixo e faça um comentário acerca do acidente, levando em conta que as usinas nucleares podem causar acidentes bem mais graves.
Pesquise o significado de período de radiação compare com o texto da questão 9 da página 23 e faça o seu comentário.










OBSERVAÇÂO: No Youtube há muitos outros vídeos acerca do assunto, disponível em http://www.youtube

Ver perfil do usuário

3 Resposta do Intrometido da 6ªsérie em Qui 04 Nov 2010, 13:17

A relatividade foi uma teoria feita por Einstein baseada em vários outros estudos.A relatividade é famosa até hoje que foi eternizada não só por einstein, mas pela fórmula E=mc².
Que queria dizer que a Energia de um corpo lançada na velocidade daluz era igual à sua massa corporal ao quadrado.
Digamos que isso trouxe vários avanços, mas até hoje, por exemplo, é impossível construir um avião que viaja na velocidade da luz, pois só aluz viaja na velocidade da luz.
E uma curiosidade que você me contou foi que um avião que viaja na velocidade do som aumenta de tamanho, poi força sua pressão no ar pela aerodinamica.

E o Césio, no documentário Ilhas das Flores, aparecia uma pequena faceta sobre ele.
Uma das coisas legais deles é que ele pode dar mais de 1'000'000 de voltas em si mesmo, e isso é por segundo!!!
E uma das coisas ruins é que o Césio é uma espécie de pó muito brilhante e atraente que chama muita atenção, principalmente de crianças, que vam brincar com o Césio e facilmente o inalam ou entram em contato causando a morte, pois o Césio é um elemento MUITO radioativo.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO, MUITO GRATO AO MANOEL E AO 1ºANO POR ESTE BIQUINHO EM SEU TRABALHO!SE ATRAPALHEI DE MAIS< ME DESCULPEM! Embarassed


COMENTÁRIO DO PROFESSOR -

Meu caro Goto

Você não atrapalhou em nada, aliás você em muito comtribui para a aprendizagem de todos. Fico muito feliz ao ver que um garoto da sua idade se interessa e entende assuntos como estes, que muitos adultos se negam a querer saber. Fico orgulhoso e contentíssimo quando vejo que coisas que falamos, filmos que vimos... tempos atrás, são recordados por você em falas e textos, isso encoraja qualquer professor a continuar sua missão de aprender, questionar, animar pessoas no caminho do saber. Continue participando conosco.

Atenciosamente,

Manoel Brandão

Ver perfil do usuário http://desciclopedia.ws/wiki/P%C3%A1gina_principal

4 Trabalho Complementar em Qui 04 Nov 2010, 17:51

Convidad


Convidado
Os vídeos do trabalho II falam da grande fatalidade que ocorreu em Goiânia após as pessoas da cidade entrarem em contato com o Césio 137, o que causou 4 mortes, muitas pessoas foram contaminadas e muitas sofreram algum tipo de cancêr por ter contato com o material radioativo. A maior vítima desta contaminação foi a menina Leide das Neves Ferreira, que teve de ser enterrada em um caixão de 300 kg de chumbo para naão passar radioatividade para os túmulos próximos.Um dos principais fatores desta contaminação foi a demora na descoberta do materialç radioativo, pois os médicos achavão que se tratava de algum tipo de doença contagiosa. Tudo isso foi causado por um instrumento usadom nos hospitais para radioterapia foi encontrado e desmontado por catadores de papel. Para a geração de energia, é utilizado cerca de um caminhão de água para abastecer as Usinas Nucleares durante um ano. Os objetos que foram contaminados por uma baixa ou média radioatividade são guardados em tonéis que passam por uma devida inspeção, já o lixo altamente radioativo, é guardado em baixo de piscinas, ao lado dos reatores. Mais tanto lixo não tem como ser guardado durante 10 000 anos. Nas regiões próximas às Usinas é pesquisado para ver se não tem radioatividade. Essa foi uma das saídas encontradas para o aqucimento global, só um dos mais graves problemas das Usinas Nucleares é que ela gera energia à partir do enriquecimento de Urânio, e o lixo causado pela fissão não tem onde ser colocado. Aqui no Brasil está sendo construída mais uma Usina, a Angra 3, na qual será usada tecnologia Alemã. é uma boa opção pois não consome muita água, mas tem que haver um cuidado muito grande, pois se ocorrer algum vazamento uma grande área tem que ser isolada. Aqui em nosso país a energia gerada nessas usinas é utilizada por apenas 2% da população. A Teoria da Relatividade foi criada por Albert Einstein e publicada em 1905. É o único caso em que a gravidade é ignorada. No vídeo, é tentado mostrar que mesmo que dois aviões viajem em velocidades próximas à velocidade da luz, um observador que está um pouco distante vê que os raios emitidos são maiores que a velocidade do avião, e a luz faz uma viajem que o piloto não vê. Mostra também uma passageira dentro de um trem-bala e um observador. O observador diz que flashes ocorreram simultaneamente, e a passageira diz que ocorreu na frente e depois atrás. Segundo Einstein os dois estão certos pois são visões diferentes de um mesmo acontecimento, e isto foi o que ele disse na Teoria da Relatividade Especial. Também foi citado um novo conceito em massa, que E = M.C² , e que pequenas quantidades de massa podem ser convertidas em energia. É muito estranho pois estamos acostumados a ver que somente a luz viaja na velocidade da luz, mas na cabeça de Einstein tudo é relativo, nada pode ter um conceito definido.

COMENTÁRIO DO PROFESSOR:

Muito bem Ablla,

É isso aí. Vamos apenas entender melhor alguns pontos.

* _ O fato comentado por você, de haver causado 4 mortes, é preciso ser repensado. Veja esse slides do GREENPEACE,http://www.greenpeace.org.br/nuclear/cesio/flash_cesio.html Em acidentes nucleares jamais podemos considerar apenas o número de mortes do momento, por curiosidade pesquise o número de mortes e Hiroxima e nagasashi causado pelas bombas Garoto Pequeno e Homem Gordo considere as mortes ocorridas no momento e as mortes ocorridas após em decorrência delas.

* -Quando você falou das caixões de 300 Kg de chumbo que tinham a finalidade de evitar que passasse radioatividade para os túmulos vizinhos, achei curioso. Qual seria o problema? Quem está nos túmulos já está morto esmo! (KKKK) O fato é que a radioatividade saindo de um túmulo atingiria pessoas ao redor em um raio de km².

• _A questão da água vc. Já fez nova consideração abaixo. De fato é impossível gastar apenas isso de água, uma vez que gasta-se água para recobrir o lixo nas piscinas e para refrigerar os geradores de modo a controlar as fissões caso contrário se tem uma explosão atômica e mais o funcionamento dessas usinas só se diferem das usinas termelétricas pelo combustível que usam, no caso o urânio, os átomos de Urânio são bombardeados e geram calor que causam a fervura e evaporação de água para que as turbinas sejam acionadas e possam por rotação através de um fenômenos chamado indução magnética (4° Bim. Do 3° Ano) “gerarem” Energia Elétrica. Você Também comentou acerca do fato de ser essa forma de geração de energia uma meio encontrado para não acelerar o aquecimento global, porém o lixo atômico por si só, (o que foi muito bem comentado por você), além da possibilidade de geração de armas de extermínio em massa, já é algo para se pensar, além disso há outras poluições causadas pelas Nucleares, sobre esta questão sugiro que você leia algum artigo sobre poluição térmica
• Quanto a Teoria da relatividade, tudo ok!

COMPLEMENTAÇÃO – Ablla para complementar o seu trabalho e ajudar a formar sua opinião sobre estes temas, sugiro que você faça um breve comentário acerca da quantidade de mortes causadas direta e indiretamente em Goiânia pelo césio 137, sobre o que chamamos de poluição e térmica e acima de tudo, apresente o seu posicionamento contra u a favor da energia nuclear. Sugiro que leve em consideração os níveis de enriquecimento de Urânio, sabendo que em percentuais mais baixos tem finalidades terapêuticas e ainda eu outros países como os EUA são detentores da bomba Atômica. O que dizem organismos internacionais como a ONU a este respeito? Parabéns pela sua participação e vamos em frente é assim que se constrói uma visão de mundo e o verdadeiro conhecimento.

Um abraço, vc. é D+.
Manoel Brandão.

Teoria da Relatividade



A Teoria da Relatividade foi criada por Einstein, ela engloba duas teorias: Relatividade Restrita e Relatividade Geral.
A Teoria da Relatividade Restrita é aquela que fala mais da geometria, das 4 dimensões existentes, 3 espaciais e 1 temporal ( que é a 4ª dimensão ).
Essa teoria foi surgindo através da percepção que um mesmo acontecimento pode ser visto de várias maneiras diferentes, mas que sejam iguais.
Já a Teoria da Relatividade Geral não passa de ser a teoria da gravitação.
O principio da relatividade foi introduzido na ciência por Galileu Galilei, onde ele afirma que o movimento ou o MRU só tem um significado se comparado com alguma outra coisa, um outro ponto.
A respeito do vídeo postado, é muito interessante os exemplos, pois mostra muito bem o que a teria confirma, que um mesmo acontecimento, se visto de pontos de vista diferentes, se tornam situações completamentes diferentes, mais não passam de ser a mesma situação.
Um vídeo que axei interessante também é sobre a velocidade da luz http://www.youtube.com/watch?v=Wr7V9lWqTwI que pode ser visto neste link ao lado.


COMENTÁRIO DO PROFESSOR:


Muito bem senhorita Débora,

Como sempre solícita e ajudando esse seu professor na tarefa árdua porém nobre de fazer as pessoas pensarem sobre coisas que fazem parte da vida delas. Muito obrigado pela postagem do link para o filme do “Einsten e Bertand Russel”, foi muito esclarecedor. Vou sugerir aos seus colegas e ao pessoal do 3° que assistam e comentem. Por enquanto,para um aluno do 1° ano do E.M. sua visão acerca da teoria da relatividade esta ótima, vamos em frente. Sugiro que pesquise quem foi Bertand Russel e apresente uma análise do motivo pelo qual foi escolhido para ser o irmão fictício de Einsten.Aguardo nova postagem,

Um abraço,

Manoel Brandão


Ver perfil do usuário

6 Usinas Nucleares em Qua 10 Nov 2010, 18:06

Convidad


Convidado
No meu trabalho havia postado que neste tipo de usina usá-se apenas um caminhão de água para abastecer as usinas, mas vendo a parte anterior ao vídeo postado pelo professor ví que usa-se um caminhão de combustível por ano.

O Césio é um elemento quimico, muito reativo e o mais abundante dos 5 elementos alcalinos. Sobre o vídeo postado acima pelo professor, achei uma história muito interessante, bem chocante, e um único tema que no caso foi o Césio-137, nos leva á muitas outras coisas, e á muitos conhecimentos; o acidente em goiânia por exemplo, é bom que as pessoas saibam oque se passou, saibam como pode haver as contaminações. No acidente foi um pai inocente que achou aquele pó muito brilhante ( caracteristica do Césio), de fato muito bonito e resolveu levar para sua filha. Quando começaram as "consequências", não se sabia realmente oque estava causando aquilo tudo, até que a mãe da menina resolve leva-la para o médico ver. É uma história bem chocante, causou revolta nas pessoas, muito preconceito, o que no meu parecer não é certo, ninguém poderia imaginar que aquilo seria algo perigoso, eram pessoas simples, tanto é que foi encontrado em um "lixão", a responsabilidade é de quem teria jogado aquilo ali naquele local, esse tipo de lixo precisa de um destino especifico. Isso nos leva, todos em geral, a pensar: Vale a pena as "Usinas Nucleares" ?? Esse tipo de usina foi uma fonte alternativa que encontraram pra irem se livrando dos meios de geração de energia mais conhecidos (hidrelétricas, eólica ..) mais se analisar, a usina nuclear gera uma porcentagem de energia muito pequena em relação aos outros meios, e tem a questão do lixo também. Se não for destinado corretamente o lixo, pode ocorrr contaminãções por radiação, e levar à morte de muitas pessoas, é uma questão que deve ser bem pensada, as vezes nem é dado muita bola para isso, pensam: Ah! isso aconteceu lá longe, não vai acontecer aqui! mais não é bem assim, tem que pensar que além da radiação atingir quilometros, tem que pensar na vida daquelas pessoas, nas consequencias que muitos até hoje carregam consigo devido o incidente. No Brasil pra mim, não compensa investir nas Usinas Nucleares não, mais falta mais divulgações para que possa ser visto de outras maneiras, com outros pensamentos, pois já temos as usina Angra I e II, temos outras em contrução.
Aqui posto um video sobre o acidente Sad >> http://www.youtube.com/watch?v=q_RDARLbmBo acho que tem que haver um pouquinho não diria de dó, mais sim de consciência por parte das pessoas, principalmente daqueles que tanto planejam para as construções destas usinas.

COMENTÁRIO DO PROFESSOR

Olá Débora, nós outra vez.

Gostei muito do seu comentário em especial pela originalidade. É possível perceber que você reconta o fato com suas palavras acrescentando uma opinião sobre o mesmo. Além disso com toda gentileza posta mais um vídeo extra, isso é o que faz a diferença, pois contribui para a formação de todos nós, desejo que assuma sempre essa posição de aprendiz, que diferente de aluno ( A – não, Lunus Luz, aquele que não tem luz) lança luzes sobre sua própria aprendizagem e de seus pares, inclusive do seus professores, que uma vez dotados de humildade pedagógica poderão assim como eu aprender com seus alunos, pois de fato estes não são alunos, porque têm luz e o professor, não é professor, porque está na sala de aula para coordenar,animar, e organizar o processo de Ensino- Aprendizagem e não para professar verdades prontas e acabadas.

Voltando a Física gostaria de destacar alguns pontos:

• Em sua fala você destaca que o tema proposto nos leva a outros. De fato, e em ultima instância nos leva ao mais sublimes dos temas a VIDA HUMANA, medida de todas as coisas. Você mesmo afirma que a situação em questão deve gerar (principalmente em quem planeja o desenvolvimento energético do país) não dó,mas consciência, é mesmo por aí.
• Em outro ponto, você destaca o fato da irresponsabilidade de quem descartou aquele material em um lixão simples. Eis aqui outra questão bastante preocupante. Os lixões: Quantos deles há no Brasil ? e no mundo? Qual a saída para tanto lixo? O lixo hospitalar (como foi o caso) recebe o devido cuidado? Em nossa cidade e região como esse lixo é tratado?
• Com relação ao percentual de energia elétrica gerada por meios nucleares, sugiro que faça uma pesquisa e poste qual é este percentual, no Brasil e no mundo?

Ver perfil do usuário

8 Teoria da Relatividade em Sab 13 Nov 2010, 14:19

TEORIA DA RELATIVIDADE

A Teoria da Relatividade foi criada pelo alemão Albert Einstein, mais basea-se de estudos de Galileu Galilei. Contribuiu para grande transformações de estudos a partir do século XX e provou que os movimentos do Universo não são absolutos, ou seja, são relativos a um ponto de referência. A Teoria da Relatividade e envolve mais duas teorias: Relatividade Restrita e Relatividade Geral. A relatividade restrita é a única em que não inclue a gravidade em estudos. Ela também explica que dois pensamentos ou duas pessoas vendo coisas diferentes, podem ao mesmo tempo ser iguais. Já a Relatividade Geral envolve bastante a gravidade e envolve também a Relatividade Restrita por meio da geometria. Exemplo de Relatividade Geral são os buracos negros, com a tamanha gravidade/força deles, eles podem sugar tudo o que veêm pela frente, até a luz.

COMENTÁRIO DO PROFESSOR:

Meu caro Aleff,

Muito bom o seu comentário, ao longo dos próximos dois anos aprofundaremos esta questão em vários momentos, mas é muito importante que você desde já carregue consigo estas idéias. O mundo se torna mais belo, quando aprendemos a olhá-lo de forma mais profunda. Sugiro que você assista o filme “Einstein e Bertand Russel (o Link está na postagem da Débora) e comente-o respondendo a seguinte questão: Quem foi Bertand Russel? Qual o motivo provável para ser comparado a um irmão gêmeo de Einstein?Um abraço,

Manoel Brandão

Ver perfil do usuário

9 Sobre Bertrand Russell em Sex 19 Nov 2010, 15:45

"Imporem certas restrições à suposição de que qualquer propriedade que pode ser predicada de uma entidade de um tipo lógico possa ser predicada com significado de qualquer entidade de outro ou do mesmo tipo lógico."

Alguém me ajuda e entender isso?

Ver perfil do usuário

10 Entendimento em Qui 25 Nov 2010, 22:49

Convidad


Convidado
A Teoria da Relatividade é composta por duas teorias:
*Teoria da Relatividade Restrita - estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais,
*Teoria da Relatividade Geral- aborda fenômenos do ponto de vista não-inercial.
Elas foram propostas em tempos diferentes, mas englobam uma só teoria, que evidencia que os movimentos do Universo não são absolutos, mas sim relativos.
A Relatividade é muito usado em nosso cotidiano mesmo que não percebamos, um exemplo simples é o GPS, que utiliza mecanismos dessa teoria para determinar com precisão a posição na Terra.

COMENTÁRIO DO PROFESSOR,

Querida Karen,

Vc. havia comentado comigo que não tinhaentendido bem a teoria da relatividade. o Resumo de sua pesquisa no entanto, como já era de se esperar traz informações precisas. Na verdade a teoria da relatividade é se não a mis uma das mais complexas da Física, no entanto como vc. citou tem aplicação prática em nosso dia a dia. Em resumo o que Einstein queria dizer é que um mesmo evento quando observado por pessoas em referenciais diferentes jameis podem causar a mesm aimpressão, ou seja "tudo é relativo".



O Acidente em Goiania, causado pelo césio 137, ocorreu em setembro de 1987, 1 ano após o grávissmo acidente nuclear em Chernobyl.
Aconteceu que catadores de lixo, entraram em uma construção abanadonada, onde antes instalava-se um hospital, e se depararam com um aparelho de radioterapia. Imaginando que era sucata, e iludidos com o fato de ganharem um bom dinheiro vendendo aquele material, eles desmontaram o aparelho e venderam para o dono de um ferro- velho, onde denovo o aparelho foi desmontado, mas dessa vez, eles desmontaram também uma cápsula, que ficava dentro dele, e que continha um elemento altamente radioativo e toxico, o césio 137. Encantado pelo aspecto "brilhante" do pózinho, o dono do ferro velho presenteou seus entes queridos com aquele brilho mágico, querendo dar felicidade, ele acabou inocentemente espalhando contaminação pela cidade toda.
Qualquer pessoa que entrava em contato com o pozinho do césio 137, ja estava contaminada, e os sintomas nao demoravam a aparecer: náusea, diarréia e vômito. Sem informação e sem saber do que se tratava, a contaminação foi se espalhando cada vez, até que um físico chegou para ajudar e verificou algo chocante: muitas pessoas estavam radioativamente infectadas, entre elas, uma garotinha de apenas 6 anos de idade, que era a que apresentava maior radioatividade no corpo, inocente o pai da menina quis alegrá-la e deu-lhe o pozinho magico, que ficou embaixo de sua cama, aumentando a contaminação da menina cada dia mais. Instalado o pânico por toda cidade, o governo tomou uma atitude totalmente inadequada e anti moral; eles retiraram apressadamente todos os moradores das áreas contaminadas, sem lhes dizer o que estava acontecendo, e os levaram para um estádio de futebol, onde foi medida a radioatividade de cada um e diagnosticada. Algumas pessoas se curaram, outras morreram, entre elas, a pobre garotinha de 6 anos de idade.
Foram recolhidos 13,4 tonelas de lixo atômico, distribuidos igualmente entre 14 conteineres lacrados, que foram enterrados junto com os pertences de pessoas possivelmente contaminadas.
Até hoje, verifica-se os estragos causados pelo césio 137: pessoas tem lembranças terriveis de seu passado, sofrem com problemas fisicos causados pela contaminação, mesmo que pequena; e também sofrem com o preconceito.



Energia Nuclear: É a quebra, a divisão do átomo, tendo como matéria prima minerais altamente radioativos, como o urânio. É a energia que mantém os prótons e nêutrons juntos no núcleo. A energia nuclear, converte o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica.
Apesar de apresentar vantagens como: não contribui para o efeito de estufa, não poluir o ar com gases poluentes, ter pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera e ser a fonte mais concentrada de geração de energia; as desvantagen são ainda maiores como a necessidade de isolar a central após o seu encerramento, ser mais cara que as demais fontes de energia, produzir resíduos que emitem radiaoatividade durante muitos anos, interferir no ecossistema, etc.
Acredito que as desvantagens são maiores, afinal, um acidentezinho qualquer que possa vir a ocorrer, o que não é impossível, pela instalação de uma usina como essa, pode causar danos gravíssimos e eternos na vida de pessoas e do planeta.

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum