Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

8° Ano/ 7ª Série - René Descartes História da Matemática

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Olá Meus queridos alunos

Não podemos amar aquilo que não conhecemos, não podemos conhecer aquilo que não sabemos sua história, por isso, estudar a história da matemática é uma forma de conhecê-la melhor para poder amá-la.
Vamos começar essa aventura.Deixo aqui o tópico aberto para comentários sobre A VIDA E A OBRA DAQUELE QUE FOI O PAI DA GEOMETRIA ANALÍTICA, DA FILOSOFIA MODERNA, DA CIÊNCIA EXPERIMENTAL E AINDA ESCREVEU FILOSOFIA, TEOLOGIA E FÍSICA - RENÉ DESCARTES.

Vocês devem pesquisar sobre este gênio e postarem aqui seus comentários (com suas próprias palavras e não cópias.) Para maior Interação entre todos é importante que vocês deixem links para que os outros possam ler também.
Vamos juntos, bom trabalho.

Ver perfil do usuário

2 René Descartes em Ter 26 Out 2010, 19:58

Convidad


Convidado
René Descartes nasceu em 31 de maio de 1956 em La Haye en Touraine. René Descartes foi um filósofo,fisiologista e matemático francês.
René tinha a saúde frágil, e era cuidado por sua avó. Entrou no colégio jesuíta de Le Flèche, e nesse estabelecimento René teve formação filosófica e científica. René aprendeu a filosofia pelo método escolástico , e o que o agradava mais era a matemática, por dar respostas exatas. Entrou para a Universidade de Pitiers, e se formou em direito. Como não ficou satisfeito com os conhecimentos adquiridos, resolveu entrar para o exército. Fez então uma forte amizade com um entusiasta da Física e da Matemática, Isaac Beckman, jovem médico holandês.
Após ter se alistado no exército em 1617, René descobriu que tinha talento para matemática, de modo que ele passou a maior parte de seus anos militares estudando matemática pura, principalmente geometria analítica.
Descartes tinha um projeto filosófico. Cada vez mais ligado na matemática, queria associar as leis numéricas com as leis do mundo, resgatando a antiga doutrina pitagórica. Sua principal teoria afirmava-se na eficácia da razão. Queria refletir sobre a questão da autonomia da ciência e objetividade da razão frente ao Deus todo poderoso. As novas teorias científicas contrariavam as Sagradas Escrituras.


http://www.consciencia.org/descartes.shtml

Beijão Tia Queila Very Happy



Última edição por Ana Flávia em Sex 29 Out 2010, 20:50, editado 1 vez(es)

3 RENE DECARTE em Ter 26 Out 2010, 20:40

foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes, por vezes chamado de o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna, é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas, um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.

BJO FIQUE COM DEUS lol! cheers geek afro What a Face pale Shocked



Última edição por BAIAL em Qua 27 Out 2010, 12:24, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário
René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 — Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.

Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.

Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas, um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.
afro lol! lol! flower study geek scratch elephant geek scratch jocolor queen farao farao king king rendeer rendeer santa santa rendeer santa albino cherry Sleep sunny bom drunken cheers Basketball



Última edição por juniorpiau em Seg 01 Nov 2010, 21:12, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário
René Descartes foi um famoso matemático francês, cientista e filósofo. Ele foi sem dúvida o grande primeiro filósofo da era moderna para fazer um esforço sério para vencer o ceticismo. Seus pontos de vista sobre o conhecimento e certeza, assim como suas visões sobre a relação entre corpo e mente têm sido muito influente nos últimos três séculos.
René Descartes nasceu em La Haye em 31 de março de 1596, e morreu em Estocolmo em 11 de fevereiro de 1650,e estudou no Colégio Jesuíta de La Flèche entre 1606 e 1614.
O esteio da filosofia de Descartes pode ser resumida por sua famosa frase em latim: Cogito, ergo sum (penso, logo existo). Ele foi o primeiro a levantar a doutrina do dualismo corpo/mente, a propor uma sede física para a mente, e a maneira como ela se interrelaciona com o corpo. Portanto, ele discutiu temas importantes para as neurociências, que vieram a dominar os quatro séculos seguintes, tais como a ação voluntária e involuntária, os reflexos, consciência, pensamento, emoções, e assim por diante.


http://oregonstate.edu/instruct/phl302/philosophers/descartes.html <-- Esse é o texto base

Espero que você goste...Bjão tia Queila ;*

Ver perfil do usuário

6 René Descartes em Qua 27 Out 2010, 13:42

Convidad


Convidado
René Descartes, foi filósofo,físico e matemático francês.Notabilizou o seus trabalhos revolucionários na filosofia e na ciência,foi reconhecido também na matemática por sugerir fusão da álgebra com a geometria.Era chamado também de Renatus Cartesius,além de "o fundador da filosofia moderna" e "pai da matemática moderna".René era considerado um dos pensadores mais influentes da História do Pensamento Ocidental.Muitos especialistas afirmam que,a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna.
Vida
Nasceu em 1596 em La Haye,no departamento francês de Indre-et-Loire.Estudou no Colégio Jesuíta Royal,no qual o curso durava três anos;Descarts não mereceu como se sabe,a plena administração dos escolares jesuítas,que o consideravam deficiente filósofo.Proseguiu os seus estudos guardando-se em Direito.Descartes alistou-se no exército do Príncipe Maurício de Nassau,com a intenção de seguir a carreira militar.
Descartes, que sofre atrozmente com o frio, contrai uma pneumonia e se recusa a ingerir as drogas dos charlatões e a sofrer sangrias sistemáticas, vindo a falecer em Estocolmo, Suécia, a 09 de fevereiro de 1650, aos 54 anos. Seu ataúde, alguns anos mais tarde, será transportado para a França. Luís XIV proibirá os funerais solenes e o elogio público do defunto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes

René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Nasceu dia 31 de março de 1596 e morreu de pneumonia dia 11 de fevereiro de 1650.
Em 1619, viaja até a Alemanha, onde no dia 10 de Novembro, teve uma visão em um sonho de um novo sistema matemático e científico.
Em 1637, publica três pequenos tratados científicos: A Dióptrica, Os Meteoros e A Geometria.
Até Descartes, a geometria e a álgebra apareciam como ramos completamente separados da Matemática. Descartes mostrou como traduzir problemas de geometria para a álgebra, abordando esses problemas através de um.
A geometria analítica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado Geometria.Descartes defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/René_Descartes

Beijos ;*
Smile

Ver perfil do usuário

8 René Descartes em Sex 29 Out 2010, 05:33

Foi um filósofo e matemático francês. Nasceu em Indre-et-Loire, 1596 e morreu em Estocolmo, 1650.
Após percorrer a Europa, foi soldado, experimentou a vida mundana e passou 20 anos de solidão na Holanda.
Sentindo-se inseguro, por causa das suas opiniões filosóficas, aceitou o convite da rainha Cristina e se mudou para a Suécia em 1649, onde morreu, de pneumonia, no ano seguinte.
Também foi escritor, tendo como as obras mais famosas em latim: Regras para direção do espírito(escrito em 1628 e publicado em 1701), Meditações(1641), Princípios da filosofia(1644); em francês: Discurso sobre o método(1637) e As paixões da alma(1649).
Na matemática, Descartes inventou as COORDENADAS CARTESIANAS(assim chamadas em homenagem a ele, que era conhecido como Cartesius), que permitiam a representação numérica de propiedades geométricas.

Bibliografia:
  • Grande Enciclopédia - Larousse Cultural - nº8, página 1837 - editora: Nova Cultural

  • Nova Enciclopédia Ilustrada FOLHA - volume 1, página 261

  • Apostila 3º Bimestre(7ª série), página 7, linhas 8 e 9.

Ver perfil do usuário

9 René Descartes em Sex 29 Out 2010, 13:50

René Descartes era um filósofo e matemático francês nasceu em 31 de março de 1956, em La Haye.
Passou a maior parte de sua vida adulta viajando pela Europa. Descartes estudou dos 8 aos 16 anos no colégio La Flèche, uma das escolas mais importantes da Europa naquela época.
Com 16 anos saiu de La Flèche e adquire pouco depois os graus de Bacharel e de Licenciatura em Direito pela universidade de Poitiers, saiu da univerdidade em 1616.
Durante a sua juventude ocupou todo seu tempo ao estudo da Lógica, da Geometria e da Álgebra.
E para garantir maior simplicidade possível em seu método Descartes criou 4 métodos que propôs nunca abandonar:
1ª - Não aceitar nada como verdadeiro se não lhe fosse apresentado provas,
clareza e distinção.
2ª - Dividir cada uma das dificuldades nas suas partes mais simples, de modo
a facilitar a resposta.
3ª Conduzir o raciocínio por ordem começando pelo mais simples e acabando
no mais complexo.
4ª Fazer enumerações tão completas e gerais a ponto de nada ficar por dizer.
Com 22 anos ele se increve no exercito de Nassau e combateu a gurra dos 30 anos.
Na noite de 10 de Novembro de 1619 René descobre novos métodos da metemática e depois disso vai em peregrinação para o Santuário do Coreto para agradecer.
No ano seguinte deixa a carreira das armas.
Em 1628 fixa risidência na Holanda, os estudos de matemática e geometria leva-o a descobrir novas maneiras de escrever a geometria analítica e prolongar a alcance teórico da disciplina.
Em 1635, tem uma filha de sua amiga Hélène. Mas em 1640 sua filha Francne fica muito doente a acaba por falecer com apenas 5 anos. Descartes sofrendo com a morte de sua filha e ainda depois a de seu pai, entra na maior tristeza de sua vida.
Em 1649, recebeu um convite da Rainha Cristina da Suécia pra viver em seu palácio em Estocolmo. O frio seco de lá causa-lhe uma pneumonia que começou em 2 de fevereiro. Durante uma semana não quis receber tratamento médico. Sua saúde se complica e Descartes vem a falecer no dia 11 do mesmo mês, com 54 anos.
Descertes foi um homem que viajou muito e foi feliz em sua descoberta com a matemática e a geometria.

Principas obras:
O Discurso do Método – 1647
Meditações sobre a Filosofia primeira – 1641
Princípios da Filosofia – 1644
Tratado das Paixões da Alma – 1649
Regras para a descrição do Espírito – 1701
Geometria Analítica e o Tratado do Homem – Publicado após a sua morte


mais informações: http://www.malhatlantica.pt/mat/VidaDescartes.pdf

Beijos silent

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum