Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Sustentabilidade - A pedido da Proª Sandra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Sustentabilidade
Crescimento X Ambiente

Nos dias atuais é muito comum à utilização do termo Sustentável, seja por empresas privadas ou pelos nossos governantes.
Mas o que vem a ser Sustentabilidade? Qual a sua relação com o Meio Ambiente? Tentemos entender.
Sustentabilidade é a capacidade ou habilidade de se sustentar, cuidar ou favorecer algo ou alguém. Assim, surgiram os termos: sustentabilidade econômica, sustentabilidade social, sustentabilidade cultural, sustentabilidade ecológica, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade territorial, sustentabilidade politica entre outras.
Essas divisões não significam uma atuação unilateral, mas apenas pontos distintos para estudos. Na prática, todas essas sustentabilidades supracitadas se interagem e tem como objetivos formar um ambiente ecologicamente correto, viável à vida, sendo socialmente perfeito e culturalmente aceito e disseminado.
As discussões sobre o desenvolvimento de forma sustentável teve seu inicio em 1972, na conferência de Estocolmo, porém, sua amplitude veio em 1987, no Relatório Ambiental de Brundtland, que traz em um de seus trechos a seguinte frase sobre o uso sustentável dos recursos naturais: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". A frase foi consagrada na ECO-92, conferência realizada no Rio de Janeiro, e reafirmada na Agenda 21 do ano de 2002 em Johanesburgo.
Infelizmente o termo vem sendo muito usado para a venda de produtos, a empresa rotula seus produtos como sustentáveis, e por políticos, que no auge de seus discursos soltam bordões como “vamos salvar o planeta” e “criaremos empresas sustentáveis”.
Promover uma gestão sustentável para obter um desenvolvimento sustentável é dever de todos, não apenas de governo e empresas privadas. A sustentabilidade começa em casa, com o uso de materiais e produtos que provocam um menor impacto ambiental.

Bom, para concluir, gostaria de alertar que palavras como biodegradável, autossustentável, racionalidade urbana entre tantas outras se incorporaram ao termo sustentabilidade.

Dicas:
http://sustenthabilidade.blogspot.com/2007/06/o-que-sustentabilidade-os-tipos-e.html
http://www.sustentabilidade.org.br/
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum