Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

3 Ano - Doenças que assombraram o mundo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 3 Ano - Doenças que assombraram o mundo em Seg 26 Mar 2012, 23:40

Olá pessoal, neste tópico vocês terão que postar tudo sobre alguma doença causada por um vírus ou bactéria que matou milhares de pessoas pelo mundo. Não importa a década ou o tempo em que a doença infectou a população. Terão que responder:
a) Nome popular da doença
b) Nome do causador (caso não encontre o nome científico td bem)
c) Época / período de contaminação
d) Contágio e profilaxia
e) Curiosidade

lol! OBS! Deve-se indicar a fonte da pesquisa. Não será aceito trabalhos iguais. Início das postagens 27/03/2012. Término 05/04/2012.

EXEMPLO

a) Gripe Russa
b) Influenza A/USSR/90/77 H1N1
c) Epidemia que atacou a Russia entre 1977 e 1978
d) Contato com o vírus (estirpe influenza) presente na saliva ou objetos contaminados por pessoas doentes. A profilaxia consiste no tratamento do doente e não entrar em contato com objetos utilizados pelo enfermo.
e) A doença afetou jovens menores de 23 anos pois na década de 50 um surto viral semelhante atingiu a população russa, tornando-a imune ao vírus mutante. Estima-se que houve aproximadamente 1 milhão de mortos.

FONTE: Wikipedia; Carta na Escola (www.metodista.br); http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/info_tecn_influenza_31_01_2012_28novo_29.pdf;

Bom Trabalho! Smile

Ver perfil do usuário
a)Gripe Espanhola (ou Gripe de 1918, gripe pneumónica, peste pneumónica ou, simplesmente, pneumónica.)
b)O microscópio já era usado e muitas bactérias causadoras de enfermidades tinham sido identificadas, já a partir do século 19. Mas os equipamentos não eram lá muito potentes e não podiam mostrar os vírus, que são muito menores que bactérias. Assim, a causa da gripe era (e permaneceu até recentemente) uma incógnita.
c)1918 a 1919 (1° Guerra Mundial)
d)Tipicamente, a gripe é transmitida por mamíferos infectados por meio do ar por tosses ou espirros, criando partículas contendo o vírus, e por aves infectadas por meio de suas fezes. Pode também ser transmitida pela saliva, secreções nasais, fezes e sangue.Vacinações são geralmente dadas às pessoas em países desenvolvidos.(Não encontrei nada especifico deste tipo de influenza por isso coloquei no geral.)
e)Não se tinha certeza que na Espanha tenham surgido os primeiros casos, ainda que o rei espanhol Afonso XIII tenha sido uma das primeiras vítimas ilustres da doença. Muitos pesquisadores defendem a idéia de que a doença começou não na Europa, mas nos Estados Unidos, e foi levada para a Europa pelos soldados que combateram na Primeira Guerra. Ao certo, sabe-se que foi na Espanha que surgiram as primeiras notícias sobre a doença: o país, neutro no conflito, não impunha a censura à imprensa, como acontecia com as potências beligerantes. Assim que a doença surgia em outros países, era logo chamada de “espanhola”.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_de_1918 http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090822083208AACPlED http://hypescience.com/como-foi-a-gripe-espanhola-de-1918/ http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/furia-gripe-espanhola-433549.shtml
http://scienceblogs.com.br/rainha/2009/05/o_que_foi_a_gripe_espanhola_em/

Muito Bom Felipe. Como lhe disse o prof Leandro poderá falar um pouco sobre as consequências econômicas para a época. Essa gripe foi realmente devastadora, tanto que não havia local para depositar os corpos mortos. Parabéns. Prof Cléber Very Happy

Ver perfil do usuário

3 Doenças causadas por Vírus ou Bactérias em Dom 01 Abr 2012, 12:36

a) Meningite
b)Neisseria meningitidis / Haemophilus influenzae tipo B
c)Era mais comum no século XIX, pois a partir de 2001 novas vacinas foram desenvolvidas para prevenir a doença.
d)A transmissão da Meningitese dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos da pessoa saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias depois do contágio. A prevenção da doença está relacionada aos bons hábitos de higiene como lavar bem as mãos, não utilizar talheres e copos de outras pessoas, se algum sintoma da doença aparecer (febre, mal-estar, vômito, dor na cabeça e pescoço .. entre outros) procurar um médico imediatamente.
e)A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Para a confirmação diagnóstica das meningites, retira-se um líquido da espinha, denominado líquido cefalorraquidiano, para identificar se há ou não algum patógeno e, se sim, identificá-lo. Em caso de meningite viral, o tratamento é o mesmo feito para as viroses em geral; caso seja meningite bacteriana, o uso de antibióticosespecíficos para a espécie, administrados via endovenosa, será imprescindível. A doença chega a matar em cerca de 10% dos casos e atinge 50% quando a infecção alcança a corrente sanguínea e é este um dos motivos da importância do tratamento médico.


FONTES DE PESQUISA: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/meningite/
http://www.brasilescola.com/doencas/meningite.htm
Rolling Eyes

OK - trabalho bem feito com os itens respondidos. É bom destacar que a meningite é uma doença antiga e que causa grandes sequelas quando não leva à morte.

Ver perfil do usuário
a) Gripe Suína.
b) Influenza A (H1N1)
c) 1958 e 2009
d) por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados.
e) Até o dia 15 de novembro, o vírus da gripe suína já tinha deixado 6.750 mortos em 206 países e territórios, declarou a OMS.

FONTE : Wikipédia e Folha.com

Foi curto mas com s dados completos, nesse ano já há suspeitas de gripe suína no Amazonas.

Ver perfil do usuário

5 Gripe Aviária em Ter 03 Abr 2012, 15:30

Gripe aviária (h5n1) é o nome dado à doença causada por uma variedade do vírus Influenza, hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos. Tendo sido identificada em Itália por volta de 1900, é, no entanto, conhecida por existir em grande parte do globo, concentrando-se hoje principalmente no sudeste asiático. Em maio de 1997, o vírus Influenzae A H5N1 foi isolado pela primeira vez em humanos, numa criança de Hong Kong e em 2006 foram comprovados na Alemanha a morte de gatos infectados pelo vírus.
O H5N1, vírus causador da gripe aviária, é um tipo de vírus Influenza, o responsável pela gripe comum, porém, os vírus da Influenza estão em constante evolução, assim como qualquer outro vírus ou organismo. Porém, devido a natureza de seu genoma segmentado, além da evolução através de mutações que normalmente se observa em outros vírus, o vírus da gripe também pode sofrer um tipo de recombinação, em que novos vírus são produzidos com uma mistura de genes em seu interior provenientes de dois vírus diferentes. Isso possibilita que vírus bastante diferentes dos usuais sejam gerados repentinamente. Vírus gerados dessa forma causaram duas pandemias no século XX, a Gripe Asiática, em 1957, e a Gripe de Hong Kong, em 1968.

*Tratamento
Casos de gripe aviária em humanos são tratados com antivirais com ação contra o vírus da gripe, associados a terapia de suporte. Os antivirais atualmente disponíveis para o tratamento da Influenza são os derivados do adamantano, amantadina e rimantadina, que agem como inibidores de M2 (uma proteína do vírus da gripe que funciona como canal de prótons, sendo fundamental para o ciclo viral), além do oseltamivir e seu derivado zanamivir, que agem como inibidores da neuraminidase, impedindo que os vírus recém-produzidos sejam liberados pela célula hospedeira, assim impedindo a infeção de novas células.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

O trabalho está OK, as informações foram dadas com clareza, mas procure sempre mais de uma fonte, enriqueça suas pesquisas. Acostume-se em comparar informações, você vai precisar muito.

Ver perfil do usuário
a) Nome popular da doença: Varíola
b) Nome do causador: Orthopoxvirus variolae
c) Época / período de contaminação: Afetou a humanidade por mais de 10000 anos, considerada erradicada desde 1970.
d) Contágio e profilaxia: A transmissão da doença ocorre através do contato com pessoas doentes e pelos objetos utilizados por essa mesma pessoa. Como é uma doença provocada por vírus, não existem tratamentos específicos, sendo que a preocupação é voltada para as seqüelas que a doença pode deixar. A doença pode ser prevenida através de vacinas.
e) Curiosidade: Foi conhecido quando uma múmia de 1550-1307 a.C. apresentava vestígios do vírus.

Fontes:

http://www.mundoeducacao.com.br/doencas/variola.htm
http://www.brasilescola.com/doencas/variola.htm

Parabéns! Boa escolha, uma doença muito antiga destrutiva e que deu muito trabalho até a descoberta de sua vacina.

Ver perfil do usuário
a) Nome popular da doença
EBOLAVIRUS
b) Nome do causador
Ebola–Zaire, Ebola–Sudão, Ebola–Reston
c) Época / período de contaminação
Até o presente, 4 epidemias de febre hemorrágica produzida pelo Ebola entre seres humanos são conhecidas: as duas primeiras em 1976, no Zaire e no Oeste do Sudão, resultando em mais de 550 casos e 340 mortes, a terceira em 1979 no Sudão foi menor com 34 casos e 22 óbitos e a quarta em 1996 no Zaire.
d) Contágio e profilaxia
O contágio ocorre principalmente pelo sangue. E pelo ar só acontece com macacos e a doença não se propaga
e) Curiosidade
não existem vacinas para o Ebola. Em revisão bibliográfica realizada encontrou-se alguns estudos russos com imunização de macacos e uso de soro específico.


http://www.algosobre.com.br/biologia/ebola.html
http://www.youtube.com/watch?v=tubRRBwgAqg
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89bola
study

OK! É válido lembrar que é um vírus que causa a morte em quase 90% dos casos. É muito temido pelas autoridades mundiais. Há um grande medo de sua disseminação.

Ver perfil do usuário

8 Doenças que assombraram o mundo em Sab 07 Abr 2012, 14:10

A)Leptospirose;
B)Leptospira interrogans;
C)A leptospirose não tem um período determinado para infestação,porém ela se agrava na época da chuva;
D)CONTÁGIO: A leptospirose é transmitida através da urina de ratos,por meio da rede de esgoto precária, falta de drenagem de águas pluviais, coleta de lixo inadequada e as consequentes inundações, a doença penetra através da pele e de mucosas (olhos,nariz,boca)ou através da ingestão de água e alimentos contaminados;
PROFILAXIA: O tratamento de pessoas com leptospirose é feito principalmente com hidratação. Não devem ser utilizados medicamentes para dor ou para febre que contenham ácido acetil-salicílico, que podem aumentar o risco de sangramentos,os antiinflamatórios também devem ser evitados. Quando o diagnóstico é feito até o quarto dia de doença, devem ser empregados antibióticos, que reduzem as chances de evolução para a forma grave. As pessoas com leptospirose sem icterícia podem ser tratadas no domicílio. As que desenvolvem meningite ou icterícia devem ser internadas;
E) No Brasil, entre 1996 e 2005, foram notificados 33.174 casos de leptospirose. Apenas os casos mais graves (ictéricos) são, geralmente, diagnosticados e, eventualmente, notificados. A leptospirose sem icterícia é, freqüentemente, confundida com outras doenças (dengue, "gripe"), ou não leva à procura de assistência médica. Os casos notificados, provavelmente, representam apenas uma pequena parcela (cerca de 10%) do número real de casos no Brasil.

FONTE DA PESQUISA:
http://www.cives.ufrj.br/informacao/leptospirose/lep-iv.html
Wikipédia

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum