Colégio Horizonte

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Matemática 7ª Série - TRABALHOS E PESQUISAS 2012

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OLÁ PESSOAL



RESOLVI APROVEITAR A POSTAGEM DE VOCÊS E TRASFORMAR ESSE ESPAÇO EM NOSSO PONTO DE POSTAGENS DE TODOS OS TRABALHOS DO ANO. PARA ORGANIZAR O NOSSO FÓRUM, VAMOS POSTAR SEMPRE AQUI.

UM ABRAÇO DO PROFESSOR MANOEL

POR FAVOR NÃO ABRAM NOVOS TÓPICOS.


TEMA I - O PARADÓXO DE ZENÃO OU ZENON

Resposta do Cedan


O que é paradoxo?
em um termo mais simples paradoxo é o oposto do que alguém pensa ser verdade.Isso ajuda muito o andamento da ciência,matemática,filosofia,etc.

Existem diversos tipos de paradoxos como o ZENO.O paradoxo de ZENO
diz que Aquiles apostou uma corrida com uma tartaruga,já que ele tem a vantagem da velocidade a tartaruga começou a corrida na frente da linha de largada.Aquiles nunca ultrapassou a tartaruga pois quando ele chegava no ponto A tartaruga estava no ponto B e assim consecutivamente.Por tanto a tartaruga estaria sempre a frente de Aquiles.
COMENTARIO PESSOAL:
Eu acho que esse paradoxo de ZENO tem sim razão,pois se a tartaruga estava na frente e se ela continuar andando,mesmo lentamente conseguira manter a liderança da corrida.

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2 Paradoxo Zenão em Seg 27 Fev 2012, 16:27

Os paradoxos de Zeno (ou de Zenão), atribuídos ao filósofo pré-socrático Zenão de Eléia, são argumentos utilizados para provar a inconsistência dos conceitos de multiplicidade, divisibilidade e movimento. Através de um método dialético que antecipou Sócrates, Zeno procurava, partindo das premissas de seus oponentes, reduzi-las ao absurdo e com isso sustentar o ponto de fé dos eleáticos e de seu mestre Parmênides, que ia contra as idéias pitagóricas. Como em outros pré-socráticos, não possuímos na atualidade nenhuma obra completa de Zeno, sendo as fontes principais para os seus paradoxos as citações na obra de Aristóteles e do comentador aristotélico Simplício.

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3 Paradoxo Zenão em Seg 27 Fev 2012, 16:47

O que é um paradoxo? À primeira vista, o paradoxo é uma contradição. Observe a frase: "Ernesto adora estudar, mas detesta ler." Os dois fatos declarados neste enunciado ("Ernesto adora estudar." e "Ele detesta ler.") são contraditórios entre si. Afinal, é necessário ler para se poder estudar.

Não só na linguagem comum, mas também na lógica, que é um campo do filosofia, o paradoxo é um raciocínio que encerra uma oposição.

Comentário Pessoal

Eu estou gostando de estudar isso, e achei super interessante ;D mais um pouquinho complicado

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4 Paradoxo de Zenão em Seg 27 Fev 2012, 21:19

Pensa-se que Zenão tenha nascido cerca de 490-485 a. C., e desafiou os conceitos de movimento e de tempo através de quatro paradoxos que criaram uma certa agitação, ainda hoje visível.

As teorias do movimento estão intimamente relacionadas com as teorias sobre a natureza do espaço e do tempo. Na Antiguidade, foram defendidas duas perspectivas opostas: a hipótese do Uno, defendida por Parménides (n. 515-510 a.C.), e a dos seus adversários, que defendiam o pluralismo.

Zenão era discípulo de Parménides e tentou fazer com que os seus adversários caíssem em contradição. De facto, Zenão mostrou que examinando a questão a fundo se obtêm consequências mais absurdas partindo da hipótese da pluralidade do que da hipótese do Uno.

As hipóteses contra as quais Zenão dirigiu o seu talento destrutivo foram principalmente a da pluralidade e a do movimento, que eram indiscutivelmente aceites por todos, salvo pelos próprios Eleatas. Very Happy

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OLÁ CEDAN, ÁLICE, NATALI E STÉFANI,

Muito bem, vocês postaram, parabéns! Quem ainda não escreveu sua opinião por favor escreva, quem já escreveu e quizer melhorar fique a vontade. Por favor postem os mlinks das fontes de pesquisa.
Segue abaixo um filme,para maior aprofundamento de voc~es na questão no tange a Filosofia. Vejam que há um mistura perfeita de matemática e filosofia nessa questão.

MANOEL BRANDÃO.

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Os paradoxos de Zenão (Ou Zenón) de Eléia não foram feitos exatamente para ser resolvidos. Como filósofo, ele os elaborava para mostrar absurdo nas teorias que queria contestar; o objetivo era provocar a discussão. Era o seu método de fazer filosofia.

No caso do argumento de Aquiles, o objetivo era apoiar a escola eleiaica e provar que o movimento não existe, sendo apenas uma ilusão dos nossos sentidos.

Uma das maneiras de contestar o argumento é contestar o presuposto de que um corpo em movimento tem que estar em determinadas posições em determinados tempos, e que o movimento pode ser dissecado desta maneira. Se este argumento for contestado, o movimento é contínuo e não há paradoxo.

victor manteli

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7 Rep:Trabalho de matematica sobre zenon em Ter 28 Fev 2012, 20:42

Significado de paradoxo:1.Conceito que e ou parece contrario
senso comum.2.Afirmaçao que vai de encontro a sistemas ou pressupostos que se impuseram como incontestaveis ao pensamento.


O que sao os paradoxos de Zenao?


Os paradoxos de Zenao ,sao argumentos para provar inconcistencia de conceitos de multiplicidade,invisibilidade e movimento. Através de um método dialético que antecipou Sócrates, Zenon procurava, partindo das premissas de seus oponentes, reduzi-las ao absurdo e com isso sustentar o ponto de fé dos eleáticos e de seu mestre Parmênides.Como em outros pre-socraticos,nao possuimos na atualidade nenhuma obra completa de Zenao,sendo a fonte principal para os seu paradoxos.

Galera achei uma imagen dele(em desenho mas td bem).

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Manoel, Paradoxo sempre é um algo que vai ser sempre ao contrario, igual disse a minha colega Nataly, como é possivel alguem gostar de estudar mais nao gostar de ler, entao Paradoxo, é o contrario.

EXEMPLOS: Frio-Calor / Sol-Chuva / Sorrir-Chorar / Alegre-Triste, ETC.

Então é isso que é um Paradoxo.


Meu Comentário:

Gostei muito de saber oq é um Paradoxo, ele é muito legal, depois que começei a preoucurar sobre ele, eu começei a preoucurar mais, pois ele é muito excelente. Razz




Última edição por evaldo luiz em Qui 01 Mar 2012, 16:26, editado 3 vez(es)

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9 Desatentos em Qua 29 Fev 2012, 16:05

Olá pessoal,

Já combinamos que todas as postagens devem ser feitas no mesmo tópico “PESQUISAS E TRABALHOS 7ª SÉRIE 2012. Mesmo assim alguns desatentos acabaram abrindo novos tópicos, aqui seguem eles já deletei os tópicos que foram criados indevidamente. REPITO: POR FAVOR NÃO CRIEM NOVOS TÓPICOS.

Pagoto.

Resumidamente paradoxo é ao contrario de que alguem pensa ser.

Os paradoxos de Zeno (ou de Zenão), atribuídos ao filósofo pré-socrático Zenão de Eléia, são argumentos utilizados para provar a inconsistência dos conceitos de multiplicidade, divisibilidade e movimento. Através de um método dialético que antecipou Sócrates, Zeno procurava, partindo das premissas de seus oponentes, reduzi-las ao absurdo e com isso sustentar o ponto de fé dos eleáticos e de seu mestre Parmênides, que ia contra as idéias pitagóricas. Como em outros pré-socráticos, não possuímos na atualidade nenhuma obra completa de Zeno, sendo as fontes principais para os seus paradoxos as citações na obra de Aristóteles e do comentador aristotélico Simplício.

zeno(zenão) de elea foi um filósofo grego cujo o paradoxo mais simples dele envolve o herói grego Aquiles.Se aquiles percorre de o ponto A ao B (supondo que a distancia é 1)ele percorrera a serie 1/2 + 1/4 + 1/8 + 1/16 + 1/32 + 1/64 + 1/128...
Sabendo que ha uma infinidade de numeros aquiles nunca chegara no seu destino.


Isabela

Paradoxo

Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica,ou a uma situacão que contradiz a intuição comum.Em termos simples,umum paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".A identificação de um paradoxo baseado em conceitos aparentemente simples e racionais tem por vezes,auxiliado significativamente o progresso da ciências,filosofia e matemática.
Tipos de paradoxos
Temas comuns em paradoxo incluem auto-referências diretas e indiretas,definicões circulares e confusão nos néveis de raciocínio,com muita dedicação da primeira na lógica racional do ser vivo.
Distingue três classes de paradoxo:
1-Os paradoxo verídicos produzem um resultado que parece absurdo embora seja demonstravalmente verdaeiro.
2-Os paradoxos falsídicos estabelecem um resultado que não,somente parece falso como também é demonstravelmente-há uma falácia da demontração pretendida.
3-Um paradoxo que não pertence a nenhuma das classes cima pode ser uma antinomia,uma declaração que cheg a um resultado auto-contraditório aplicando apropriadamente meios aceitáveis de raciocínio.


Manoel eu achei muito interessante.

Um abraço

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10 Comentário do Goto :P em Qua 29 Fev 2012, 18:09

Olá Pessoal,
posto a vocês este comentário para parabenizar-vos, este trabalho de vocês ficou ótimo... Smile

Este tal de Zenão e seu complicado complexo não foi o único feito em sua vida, em um outro dele Zenon disse:

-Deus é Eternidade

“É impossível que, quando algo surja; pois teria que surgir ou do igual ou do desigual. Ambas as coisas são, porém, impossíveis; pois não se pode atribuir, ao igual, que dele se produza mais do que deve ser produzido, já que os iguais devem ter entre si as mesmas determinações. Tampouco pode surgir o desigual do desigual; pois se do mais fraco se originasse o mais forte, ou do menor o maior, ou do pior o melhor, ou se, inversamente, o pior viesse do melhor, originar-se-ia o Não-Ser do Ser, o que é impossível; portanto, Deus é Eterno.”

Nesse caso ele diz que Deus é eterno, mas surgiu do nada então é complexo entender sua existencia:
-Como algo é ETERNIDADE sendo que surgiu do VÁCUO?



Outra vez ele disse:

“Se Deus é o mais poderoso de tudo, então lhe é próprio que seja Um; pois, na medida em que dele houvesse dois ou ainda mais, ele não teria poder sobre eles; mas enquanto lhe faltasse o poder sobre os outros não seria Deus. Se, portanto, houvesse mais deuses, eles seriam mais poderosos e mais fracos um em face do outro; não seriam, por conseguinte, deuses; pois faz parte da natureza de Deus não ter acima de si nada mais poderosos; pois o igual não é nem pior nem melhor que o igual – ou não se distingue dele. Se, portanto, Deus é e se ele é de tal natureza, então só há um Deus; não seria capaz de tudo o que quisesse, se houvesse mais deuses.”

Neste acima ele confirma a existência de um só Deus

Então animado, Zenon Continua:

“Sendo Um, é em toda parte igual, ouve, vê e possui também, em toda a parte, os outros sentimentos, pois, não fosse assim, as partes de Deus dominariam uma sobre a outra, o que é impossível. Como Deus é em toda parte igual, possui ele a forma esférica; pois não é aqui assim, em outra parte de outro modo, mas em toda parte igual.”

e confirma:

“O Um, portanto, não está nem em repouso nem se movimenta; pois não se parece nem com o Não-Ser nem com o Múltiplo. Em tudo isso, Deus se comporta assim; pois ele é eterno e uno; idêntico a si mesmo e esférico, nem ilimitado nem limitado, nem em repouso nem em movimento.”

Então, vocês viram como este senhor:



Consegue confundir nossa cabeça?
uma coisa:
NÃO SE SINTA MAL SE VOCÊ NÃO ENTENDEU O RACIOCÍNIO, ISTO É MUITO CONTRADITÓRIO, SE VOCÊ MOSTRAR ISTO A SUA MÃE, AO SEU PAI e ATÉ MESMO O MANOEL, NÃO ENTENDERÁ DIREITO...



Nossa, cara, tô muito feliz de saber que aí na escola tá tudo certo,
Um abraço a cada um de vocês,
com saudades, Goto Very Happy

FONTE:
Zenon de Milo - Wikipédia, a Enciclopédia Louca

Ver perfil do usuário http://desciclopedia.ws/wiki/P%C3%A1gina_principal

11 Paradoxo Zenão em Qua 29 Fev 2012, 18:19

Zeno (ou Zenão) de Elea foi um filósofo grego (c. 500 B.C.) cujo nome foi associado com paradoxos do infinito, sendo o mais simples deles o que envolveu a fábula do herói da guerra de Tróia:

Se Aquiles desloca-se de um ponto A para um ponto B ele deve primeiro viajar a metade da distância, então a metade novamente, e assim por diante. Supondo-se que a distância de A para B é 1, a distância que Aquiles deve percorrer é a série 1/2 + 1/4 + 1/8 + 1/16 + 1/32 + 1/64 + 1/128...

Sabendo-se que há uma infinidade de termos nessa série, Aquiles jamais chegará ao seu destino.

A solução clássica para esse paradoxo envolve a utilização do conceito de limite e convergência de séries numéricas. O paradoxo surge ao supor intuitivamente que a soma de infinitos intervalos de tempo é infinita, de tal forma que seria necessário passar um tempo infinito para Aquiles alcançar o seu destino. No entanto, os infinitos intervalos de tempo descritos no paradoxo formam uma progressão geométrica e sua soma converge para um valor finito, em que Aquiles encontra o seu destino.

Comentário: é uma matéria que tem que ficçar para entender,porque é meio complicadinha,mas eu gostei. Beijos pessoal ! Smile

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Olá,
Cedan, Álice, Stéfani, Natali, Victor Mantelli, Guilherme, Evaldo, Marcela, Isabela e Goto,

Estou muito feliz com a participação de vocês.

Gostaria de observar que como alguns de vocês mesmos postaram, o melhor entendimento do paradóxo de Aquiles e a Tartaruga fica um pouco mais claro apenas quando se estuda o mesmo à luz do tema limites. Limite é uma matéria de matemática vista atualmente apenas nas universidades, isto é no nível superior e em alguns cursos, como matemática engenharia e etc. Antigamente era visto no ensino médio o que deveria ainda ser. Mas afinal, vamos tentar desenvolver uma idéia do que seja esse tal de limite:

Considere inicialmente a sábia premissa: NÃO HÁ LÁPIS SUFICIENTEMENTE APONTADO CAPAZ DE DESENHAR ALGO TÃO PEQUENO QUANTO O CÉREBRO HUMANO É CAPAZ DE PENSAR, MAS TAMBÉM NÃO HÁ PAPEL SUFICIENTEMENTE GRANDE PARA COMPORTAR ALGO TÃO GRANDE QUANTO O CÉREBRO HUMANO É CAPAZ DE PENSAR.

Pois bem: A idéia de Limite é mais ou menos assim. Imagine uma divisão. Seja um pedaço de bolo de 500g a ser dividido, por um número crescente de pessoas tendendo ao infinito, acompanhe;

Nº de pessoas gramas de bolo para cada uma

------01------------500/1=500g
------02------------500/2=250g
------05------------500/5=100g
Veja que quanto mais almenta o número de pessoas mais diminui os gramas de bolo para cada uma. Continuiemos um pouco mais:
------10------------500:10=50
------100-----------500:100=5g (O que já é uma migalha)
------1000----------500:1000=0,5g (à mão e olhos nus, já se torna impraticável tal divisão, mas no campo das idéis, no cérebro, é possível continuar fazendo, indefinidamente.É fácil entender que limite dessa divisão é zero, ou seja a migalhinha de bolo vai ficando cada vez mais perto de zero, mas jamis chega a ser zero. Da mesma forma o espaço entre dois pontos (Aquiles e a Tartaruga, no caso) se pensarmos que para sair de "a" e chegar a "b" devemos antes chegar ao Ponto Médio (metade do caminho) do percurso AB e antes a metade desse caminho e assim sucessivamente, naõ seria apenas impossível Aquiles alcançar a tartaruga, mas o próprio movimento não existiria, ou quase não existiria, pois tenderia à zero. Na prática porém nem o bolo pode ser eternamente dividido nem a tartaruga venceria Aquiles, ocorre meus queridos que quando tratamos de paradóxos nunca estamos em campos conceituiais comuns, iguais, o caso do paradóxo em questão, a história se daria no campo físico e o proceso no campo intelectual.

Seguindo a recomendação do Goto não fiquem tristes se não entenderem muito bem, mas se possível pesquisem outros e façam seus comentários, vamos começar pela existência e da Eternidade de Deus, postado acima pelo Goto. Comentem depois eu escrevo minha conclusão.
Vamos em frente!

Um abraço a todos, amo vocês.

Prof. Manoel Brandão.

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Plano de Trabalho para Comemoração do Aniversário do Colégio horizonte.


TÍTULO – CONHECENDO MELHOR A MINHA ESCOLA

CONCEPÇÃO – Conhecer uma escola, não é conhecer apenas seu prédio, suas instalações, suas dependências físicas, e reconhecer visualmente as pessoas que dela fazem parte. Conhecer a nosso escola é conhecer o mais profundo possível as pessoas que a integram, suas crenças e sonhos, frustrações e dificuldades, para assim conhecer a história da própria instituição. Pensando nisso os alunos da 7ª série juntamente com o professor Manoel Brandão resolveram fazer um trabalho de pesquisa constituído de formulários e entrevistas, cujo os resultados serão apresentados em forma de Vídeos e Slides para toda a comunidade escolar. É forçoso lembrar que o referido trabalho tem também a sua finalidade pedagógica incluindo diretamente a Língua portuguesa e a Matemática e indiretamente a Informática, pois os alunos redigirão textos, elaborarão questões, entrevistarão, tabularão dados e por fim aprenderão a trabalharem porcentagens e produzirem gráficos usando o Excel e ainda terão contato com o Power Point e com o Movie Maker.

TEMAS E GRUPOS

CONHECENDO A ESCOLA – INSTITUIÇÃO E PARTE FÍSICA

Grupo I – FUNDAÇÃO DA ESCOLA E SUA CAMINHADA

Esse grupo deve produzir um documentário acerca do surgimento da escola. Para isso deverá elaborar um questionário para entrevistar a diretora do colégio sobre tal questão. As perguntas devem ser enviadas aos dois para prepararem devidamente as respostas e em momento oportuno gravarem entrevista que será devidamente editada em forma de filme.
Compete a esse grupo também conseguir fotos antigas da escola que ilustrem as entrevistas. ´

Sugestões de perguntas:

1) – Como surgiu a ideia de fundar uma escola?
2) – Qual a motivo da escolha do nome “Horizonte”?
3) – Porque escolheu conveniar a escola ao Sistema Positivo?
4) – Qual a maior a alegria que a escola já lhe trouxe?
5) – Como se sente hoje ao ver o seu sonho completar maioridade ?
6) – Quais são os planos para o futuro do colégio

Os demais grupos devem realizar as pesquisas abaixo, tabularem os dados, fazerem os gráficos e colocá-los no Power Point.


Grupo II - DISCIPLINAS QUE VOCÊ MAIS GOSTA E DISCIPLINA MAIS DIFÍCIL

Quais as três disciplinas das quais você mais gosta?
(Por ordem decrescente )

 1ª _______________________________

 2ª_______________________________

 3ª_______________________________


Que disciplina você considera a mais importante?


Resposta: _________________________________



Grupo III – CONEXÃO DIGITAL

Marque com um “X” as opções afirmativas

 ( ) Tem acesso constante a internet
 ( ) Participa de alguma rede social
 ( ) Tem e-mail
 ( ) Tem a Senha do Portal Positivo
 ( ) Tem a Senha do Fórum Horizonte


Acessa ao Portal Positivo

( ) Com Frequência ( ) Raramente ( ) Nunca

Acessa ao Fórum Horizonte

( ) Com Frequência ( ) Raramente ( ) Nunca


Grupo IV -BONS COSTUMES

Marque com um “X” as opções afirmativas

 ( ) Pratica algum tipo de esporte
 ( ) Gosta de ler
 ( ) Frequenta alguma religião
 ( ) Gosta de estudar


Qual a sua opinião sobre o ato de estudar?

 ( ) Considero importante e prazeroso

 ( ) Considero importante, mas sacrificante

 ( ) Só estudo por ser obrigado por meus pais.

Grupo V – Grupo V - Pensando no Futuro


Marque com um “X” as opções afirmativas quanto ao que pensa e planeja para o seu futuro.

( ) Apenas concluir o Ensino Médio e arrumar um emprego.
( ) Fazer um curso Técnico profissionalizante
( ) Fazer uma Faculdade
( ) Não tenho idéia


OBS.
Pessoal,

Tendo em vista que a apresentação já será na quinta feira, resolvi eu mesmo elaborar as questões, para na segunda feira já possamos tirrar xérox das mesmas e realizarmos as pesquisas para imediatamente fazermos a tabulação dos dados e darmos continuidade ao trabalho. Resolvi também diminuir um grupo, falaremos disso pessoalmente.

Manoel Brandão


HINO AO COLÉGIO HORIZONTE


Olá pessoal,

fiz um hino ao nosso colégio, que tal ensaiarmos para cantá-lo ao final da nossa apresentção?

Letra: Prof. Manoel Brandão
Música: Profª. Michele Dalbém
Interpretação: Alunos da 7ª Série 2012

Pequeninos que aqui se instalam
Vão crescendo em saber e valor
Com números e letras aprendem
A contar e escrever o amor

A sonhar e lutar pela vida
Nosso ensino diário nos faz
E a certeza de sermos felizes
Nossa escola à mente nos traz

Horizonte! Horizonte!
Educando com amor para paz.

Viradouro cidade querida
Em teu seio a escola surgiu
Ajudando a comunidade
Pra grandeza do imenso Brasil


Nosso lema é pensar Positivo
Ser honesto, sonhador, vivaz
Cultivar a felicidade
Pra que’a dor seja sempre Fulgaz

Horizonte! Horizonte!
Educando com amor pra paz.

O humano e o científico
Se misturam cada dia mais,
Formando alunos pacíficos
E também bons profissionais

Cada um aqui tem seu respeito
À despeito daquilo que faz
Aprendendo a lição das lições
Que vencer todo o mundo é capaz.

Horizonte! Horizonte!
Educando cm amor e pra paz.

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Parabéns por mais este Ano,

Mesmo não sendo mais um aluno Horizonte, venho aqui aplaudir de pé este trabalho maravilhoso desenvolvido pelos professores e direção...

Meus parabéns, Manoel, o Hino ao Horizonte ficou lindo faz muito bem ao canta-lo na Hora Cívica, e claro a Michelinha pela composição da música, realmente incrível...

Aproveito e parabenizo a todos da Direção, todos os Professores (entre eles: Mano, Cléber, Leandro, Flávinha, Michele, Sabrina, Eliéser]...

Vocês são demais,
um abraço...

PALAVRA DO MANOEL:

Meu caro Goto,

você será para mim, e tenho por certo para os demais professores bem como para direção e outros funcionários o eterno aluno, amigo nosso e da escola. Quanto ao hino, parece-me que já existe um a uns 4 anos, mesmo assim tomei a iniciativa de compor esse pela passagem do 18º aniversário da escola, com a finalidade maior de despertar em todos (ou reavivar)o amor por nosso colégio. Vou gravar um ensaio com a michele e as crianças e te envio por e-mail. Um abraço. E obrigado mais uma vez pela participação e pelo incentivo.

M.B.

Ver perfil do usuário http://desciclopedia.ws/wiki/P%C3%A1gina_principal
O Dicionário Houaiss tem entrada só para a forma nanômetro, termo definido apenas como unidade de medida. No entanto, no artigo respeitante ao prefixo nano-, surge como variante de nanômetro a forma nanometro, que é palavra grave (paroxítona). Noutros dicionários, como seja o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, nanómetro/nanômetro é definido somente como unidade de medida.

Em princípio, o elemento de formação de palavras -metro é átono, facto que explica a acentuação de nanômetro. Se também é aceitável nanometro, só posso conjecturar que se trata de analogia com a acentuação paroxítona de palavras como nanograma e nanolitro (cf. ibidem), nas quais os elementos -grama e -litro não são átonos e aceitam o acento tónico em compostos morfológicos: miligrama, mililitro.

Seja como for, não posso, a partir dos dicionários consultados, confirmar que exista contraste semântico entre nanómetro e nanometro.fonte: http//www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=26658

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Caro professor e alunos,pesquisei em varios sites e até tive a ideia de temtar pelo exel,mas nao consegui.Pedi ajuda de varios sites mas como meu exel é 2007 nao achei nenhum tipo de TOPICO ; como escrever por extenso o "TAL NÚMERO" . Pesso Desculpas mas se comseguir como se le o numero irei posta-lo aqui Very Happy

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Prof° Manoel sobre aquele assunto que algum dos meninos perguntarão sobre o assunto dos nomes de ângulos que para 90° é complemento e para 180° é suplemento qual o nome do 360° é replemento aqora o porque eu não achei. Xaau Very Happy

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