A Recuperação do sentido da Palavra Recuperação
É preciso recuperar o sentido da palavra recuperação. Pelo menos quando esta é usada no sentido de recuperação escolar.
Quase toda pessoa que está doente anseia por recuperação. Bem como as pessoas que amam o doente, almejam, torcem, rezam, oram, fazem de tudo para vê-las recuperadas. Quando um atleta se machuca, então, há uma legião de pessoas torcendo por sua recuperação, todos sabem que se ele não se recuperar, não volta a atuar, e se sua recuperação for parcial, sua carreira estará, limitada, comprometida para sempre. Por isso os fãs torcem, enquanto o atleta não mede esforços, não se poupa de dores e cansaços para que sua recuperação seja completa.
Infelizmente há algumas pessoas que precisam de recuperação, mas não aceitam tal fato, não se dispõem a fazer sacrifícios pela recuperação plena. Ou não admitem que precisam se recuperar, ou não acreditam em sua capacidade de recuperação e assim tornam muito difícil esse processo. Inviabilizam e desperdiçam o esforço daqueles que o amam e o querem ver recuperados. Os que lhe ajudam são vistos como algozes em vez de aliados.
O ato de se recuperar tem suas exigências:
Humildade – Pra admitir a necessidade de recuperação
Vontade – de se recuperar,
Autoconfiança – Saber que é capaz de se recuperar
Disposição e Coragem – para sofrer o que for necessário por sua recuperação, e por fim,
Amor – só quem ama no mínimo a si mesmo e aos que o amam é capaz de se recuperar.
A recuperação não existe, o que existe é auto-recuperação. Ninguém recupera ninguém, o máximo que se pode fazer é ajudar as pessoas a se recuperem.
No entanto, aquele se propõe a recuperação de alguém que não preenche a lista de exigências da recuperação, passa a ser visto pelo recuperando como alguém mau. Assim são as mães-más, que forçam seus filhos a comerem feijão, frutas, legumes e verduras, limitado os doces, os refrigerantes e os chicletes.
Professores maus que negam alguns pontinhos e retardam as férias de alguns alunos...
É necessário mudar esses conceitos:
Professores não negam alguns pontinhos, ou décimos de pontos, eles oferecem aos alunos a oportunidade de RECUPERAÇÃO,
RECUPERAÇÃO não é castigo, é chance, de aprender o que deveria ter sido aprendido e não comprometer negativamente a sua carreira.
Portanto, vamos encarar a recuperação com a alegria e a seriedade necessária.
Carinhosamente,
Prof. Manoel Brandão
É preciso recuperar o sentido da palavra recuperação. Pelo menos quando esta é usada no sentido de recuperação escolar.
Quase toda pessoa que está doente anseia por recuperação. Bem como as pessoas que amam o doente, almejam, torcem, rezam, oram, fazem de tudo para vê-las recuperadas. Quando um atleta se machuca, então, há uma legião de pessoas torcendo por sua recuperação, todos sabem que se ele não se recuperar, não volta a atuar, e se sua recuperação for parcial, sua carreira estará, limitada, comprometida para sempre. Por isso os fãs torcem, enquanto o atleta não mede esforços, não se poupa de dores e cansaços para que sua recuperação seja completa.
Infelizmente há algumas pessoas que precisam de recuperação, mas não aceitam tal fato, não se dispõem a fazer sacrifícios pela recuperação plena. Ou não admitem que precisam se recuperar, ou não acreditam em sua capacidade de recuperação e assim tornam muito difícil esse processo. Inviabilizam e desperdiçam o esforço daqueles que o amam e o querem ver recuperados. Os que lhe ajudam são vistos como algozes em vez de aliados.
O ato de se recuperar tem suas exigências:
Humildade – Pra admitir a necessidade de recuperação
Vontade – de se recuperar,
Autoconfiança – Saber que é capaz de se recuperar
Disposição e Coragem – para sofrer o que for necessário por sua recuperação, e por fim,
Amor – só quem ama no mínimo a si mesmo e aos que o amam é capaz de se recuperar.
A recuperação não existe, o que existe é auto-recuperação. Ninguém recupera ninguém, o máximo que se pode fazer é ajudar as pessoas a se recuperem.
No entanto, aquele se propõe a recuperação de alguém que não preenche a lista de exigências da recuperação, passa a ser visto pelo recuperando como alguém mau. Assim são as mães-más, que forçam seus filhos a comerem feijão, frutas, legumes e verduras, limitado os doces, os refrigerantes e os chicletes.
Professores maus que negam alguns pontinhos e retardam as férias de alguns alunos...
É necessário mudar esses conceitos:
Professores não negam alguns pontinhos, ou décimos de pontos, eles oferecem aos alunos a oportunidade de RECUPERAÇÃO,
RECUPERAÇÃO não é castigo, é chance, de aprender o que deveria ter sido aprendido e não comprometer negativamente a sua carreira.
Portanto, vamos encarar a recuperação com a alegria e a seriedade necessária.
Carinhosamente,
Prof. Manoel Brandão