Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

PROJETO AQUECEDOR SOLAR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 PROJETO AQUECEDOR SOLAR em Qui 19 Maio 2011, 00:02

Elaboração escrita do Projeto. Orientações Gerais

Título:

PROPOSTA – Confecção de dois modelos de aquecedores solar com materiais e valores acessíveis à população de baixa renda, a ser apresentado a comunidade escolar e outras instâncias da sociedade pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio do colégio Horizonte.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS - Projeto Inter e Transdisciplinar Envolvendo as seguintes Disciplinas:

Idea (Relacionar disciplinas que podem ser envolvidas e estabelecer contato com os respectivos professores afim de estabelecer parceria. O grupo responsável deve acrescentar a relação de disciplinas envolvidas a descrição da participação de cada uma delas.)

OBJETIVOS:

Idea (Incluir aqui os objetivos pedagógicos ligados às Disciplinas envolvidas, bem como aqueles ligados ao desenvolvimento da expressão oral e cidadania no que tange a possibilidade de melhoria de qualidade de vida, bem como a conservação ambiental. Lembrando que os objetivos devem ser descritos com clareza e de forma sucinta sempre iniciando com um verbo no infinitivo.)

JUSTIFICATIVA:

Idea (falar da importância do Trabalho levando em conta o que se tem como objetivos)

DESCRIÇÃO:

Parte I - Descrição do aquecedor

(Deve apresentar o produto descrevendo formato,dimensões, materiais utilizados (com quantidades), forma de montagem e etc.

Parte II - Descrição Física do funcionamento

(Explicar de acordo com a Física como deve funcionar o aquecedor, bem como o porqê cada item funciona.)
CRONOGRAMA:

( Trata-se da elaboração de um calendário de atividades ligadas à realização do trabalho. Seguir, completar...)

ATIVIDADE-----------PERÍODO----------------------------DESCRIÇÃO

----01---------de XX/XX à XX/XX ----------Pesquisa sobre Modelos de Aquecedores

----02---------de XX/XX à XX/XX-----------Escolha de dois modelos a Serem construídos
-----------------------------------------------definição de dimensões e lev. de custos

----03---------de XX/XX à XX/XX---------- Elaboração escrita do projeto escrito e busca
-----------------------------------------------de materiais

----04---------de XX/XX à XX/XX-----------montagem do 1º Modelo

----05---------de XX/XX à XX/XX-----------Montagem do 2º Modelo

----06---------de XX/XX à XX/XX-----------Acertos Finais das montagens

----07---------de XX/XX à XX/XX-----------Instalação

----08---------de XX/XX à XX/XX-----------Testes de funcionamento e ajustes

----09---------de XX/XX à XX/XX-----------Apresentação de resultados

----10---------de XX/XX à XX/XX-----------Avaliação


AVALIAÇÃO:

Idea (Definir como deve ser feita a avaliação dos resultados do projeto, isso implica em estabelecer metas a ser alcançadas.)

Ver perfil do usuário

2 Objetivos do aquecedor solar em Qui 26 Maio 2011, 16:06

Quais são as vantagens?
Os benefícios do uso de aquecimento solar de água que podemos classificar em duas: a económica ea ambiental.
Económica .- Com a instalação de um sistema adequado às nossas necessidades, podemos satisfazer a maior parte das necessidades de água quente em nossa casa, sem ter de pagar o combustível utilizado e, portanto, o sol não nos custar. Embora o custo inicial de um aquecedor solar de água é maior do que a de um “boiler”, com as economias obtidas por interromper o uso do gás, podemos recuperar nosso investimento dentro de um prazo razoável.

Ambiental .- O uso de aquecimento solar de água podem melhorar significativamente o nosso ambiente. Como? Poluição problemas nas áreas urbanas são causadas não apenas pela quantidade de combustível utilizado nos transportes e na indústria, mas também pelo uso do gás LP em milhões de famílias que, em conjunto, contribuem para a deterioração da qualidade do ar e de emissões de gases de efeito estufa.

Muito mais Conforto

Isso sem falar que um Aquecedor Solar Soletrol põe um ponto final naquele pinga-pinga do chuveiro elétrico... Porque com um chuveiro elétrico é assim: Água Quente só quando a gente deixa a torneira no mínimo; só quando o volume de água usado é pequeno. Mas com o Aquecedor Solar Soletrol o drama do pinga-pinga acaba. Você pode abrir a torneira até achar o volume ideal para o seu banho e assim usufruir do conforto que você merece.



Caio e Priscila.


Revisão - Prof. Eliéser
Bom meus caros, ao meu modo de ver o que vocês fizeram chama-se PLÁGIO, não sei ao certo, espero um parecer do professor responsável sobre o trabalho, Prof. Manoel, segue abaixo os links dos locais onde já se encontram textos extremamente parecidos. Se isso não for plágio estaremos diante de uma enorme coincidência.
Creio que não precisamos copiar nada de lugar nenhum, temos capacidade suficiente para montar nosso próprio projeto.

Att,
Prof. Eliéser

http://www.soletrol.com.br/economia_conforto/

http://www.gstriatum.com/pt/por-que-voce-deve-instalar-um-aquecedor-solar/



PARECER DO PROFESSOR MANOEL BRANDÃO.


Caro professor Eliéser, faço minhas as suas palavras.

Queridos alunos, não se susbstimem. Vocês são capazes de produzir textos científicos iguais ou melhores que os que se encontram na internet, que, aliás, em sua maioria não são dos melhores. Há preocupação das universidades em melhorar a qualidade não só da produção científica, mas também das publicações científicas brasileiras. Neste contexto vale lembrar que os futuros universitários terão que se "especializarem" nisso. A medida do sucesso de um jovem que entra hoje para a universidade está diretamente relacionada a sua capacidade de criar e descrever idéias próprias não necessariamente inéditas, mas próprias. Termino vos dizendo, meus queridos, que citar autores e trabalhos referentes ao que escrevemos, com as devidas referências, não é errado. Quando isso é usado para reforçar a NOSSA ideia, torna o nosso texto mais rico. Errado é copiar a ideia alheia, muitas vezes, como é o caso em questão, sem nem ao menos ler. Aceitar um trabalho desse, seria da nossa parte (professores) medíocre, imoral e até mesmo ilegal, uma vez que plágio é crime, previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro, sob o título de CRIME CONTRA A PROPRIEDADE IMATERIAL.

Definitivamente não precisamos incorrer nisso! Vamos escrever o nosso artigo.


Um abraço!

Ver perfil do usuário

3 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: em Qui 26 Maio 2011, 17:29

Geografia: A Geografia tem um importante papel, pois para colocarmos o aquecedor em seu lugar certo é preciso saber Longitude e Latitude, o que nos proporciona esse conhecimento é a Geografia.(Para reforçar essa verdade: sugiro indicar a inclinação correta e garus e o ponto cardeal para o qual deve voltada a face coletora do aquecedor) A parte de problemas ambientais tambem é discutido na geografia
História: Na história o que podemos tirar é em relação a Revolução Industrial, qe nos proporcionou tamanha tecnologia com o passar dos anos. (é conveniente salientar, o uso crescente e astronômico de energia elétrica no mundo moderno).
Sociologia:A Sociologia é a ciência que procura explicar e ajudar nas relações entre os individuos dentro da comunidade.
O projeto da construção do aquecedor solar visa ajudar a parte carente da sociedade, diminuindo os gastos mensais e também ajudar na parte da "educação sociológica para com a natureza".
Filosofia: Na filosofia temos os Filósofos, pessoas que se dedicavam ao estudo. Ou seja, damos a eles como os que ajudaram na parte de calculos, parte logica e a montagem graças aos cálculos.(Talvez fosse bom destacar que os interesses dos filósofos sempre foi o de responder às questões que incomodavam a sociedade em cada momento, buscando tornar a vida humana mais dotada de sigificados, portanto buscado tornar o ser humano masis feliz...)
Arte: A arte nos ajuda na parte de montagem do projeto, acabamentos, pintura, etc...
Matemática:calcular as medidas necessárias de cada objeto utilizado para a construção do aquecedor solar.
Física: explicação completa de como o aquecedor funcionará, começando de como o processo do aquecedor funciona, até a chegada de água quente sem a utilização de energia elétrica.
Química:Em conjunto com a física a química ajuda na explicação de como a água acaba se tornando quente sem a utilização de energia elétrica
Biologia:explicação dos benefícios que o aquecedor solar trás para a natureza e para o mundo. Usar como explicação a construção de casas sustentáveis, construções ecologicamente corretas.
Língua Portuguesa:ajuda da gramática na hora de explicar às pessoas de como funciona o aquecedor.



Alef Luíz Mantelli nº01
Davi Nascimento Camillo nº05


PARECER DO PROFESSOR MANOEL BRANDÃO:

Prezaos alunos,


Estou muito Satisfeito, melhor, satisfeito não, estou feliz com o trabalho de vocês, ainda tem pequenos pontos a melhorar. A satisfação em si não é uma coisa boa, pois faz o homem parar de melhorar, suas ideias, seus trabalhos, enfim faz parar de crescer. Então sigam as dicas acima e melhorem vossos trabalho. De toda forma Parabéns!

M.B.


Ver perfil do usuário

4 Vantagens de ter um aquecedor solar ! em Sex 27 Maio 2011, 16:20

Os objetvos do aquecedor solar para a sociedade, esta ligado a o fator da Economia, você gasta bem menos energia, pois a maior parte do gasto da energia de sua casa vem do banheiro, e com o aquecedor solar você ja diminui muito o gasto de energia da sua casa.

E tambem, você acaba contribuindo com as florestas...
pois a energia e gerada de varias formas, existem formas que poluem, e formas que nao poluem.
mais quando você ultiliza o aquecedor solar você ajuda a manter o mundo limpo da poluição.


Caio n° 03

Priscila n° 11

Ver perfil do usuário

5 Re: PROJETO AQUECEDOR SOLAR em Sab 28 Maio 2011, 15:32

Ver perfil do usuário http://horizonte.forumeiros.com
Aquecedor Solar

Na realização de nosso projeto temos como objetivo mostrar para a sociedade que não precisamos nos apegar a coisas industriais, que utilizando conhecimento, criatividade e coletividade podemos desfrutar muitas vezes de materiais recicláveis para ajudar as comunidades mais carentes.
Através de algumas pesquisas descobrimos que com materiais simples e de baixo custo podemos construir um aquecedor solar, que poderá ser um método para revolucionar o mundo, utilizando meios sustentáveis.
Só que para isso tudo é claro que precisamos de conhecimento e saber o porquê cada coisa é utilizada.
Os materiais que utilizaremos serão: forro PVC ( para construção das placas de absorção ), canos de ¾ ( por onde passará a água ), tambor 200L ( para armazenagem da água ), cola adesiva para cano e tinta preta.
Mas a questão é exatamente esta: porque de tudo isso? Porque da cor preta? Muitas perguntas surgem.
Através da Física podemos responder a esta e muitas outras perguntas. Com nosso conhecimento sabemos que a cor preta é usada porque tem a capacidade muito grande de absorção e não reflete nenhum raio de luz, assim quando pintamos o PVC de preto, automaticamente o cano e a água são aquecidos.
Uma coisa muito interessante que acontece, é que a água quando aquecida se torna menos densa e em um mesmo recipiente não se mistura com a água fria. Esta empurra a água quente para fora fazendo-a circular por todo o aquecedor.
Para maior utilização dos raios solares podemos usar refletores como espelhos, caixas de leite que podem ser colocados em vários ângulos, dependendo da necessidade de reflexão.
A posição que melhor favorece a absorção dos raios é em telhados com uma inclinação relativa à inclinação do local onde se vive, acrescentando mais 10°, pois assim aumenta-se a eficiência da absorção.
A colocação indicada é montar o aquecedor virado para o norte, pois é onde se obtem por mais tempo a transmissão dos raios solares, mas isso depende do local onde será instalado o projeto.






Abraaaçoos e Beeeeeijoos Razz

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum