Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Física - Página 07

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Física - Página 07 em Ter 10 Maio 2011, 14:25

Exercício 01
Comportamento das proteínas em função da temperatura,e os perigos de se estar em estado febril:

O aumento de temperatura pode causar a desnaturação da proteína, pois cada proteína suporta certo calor, se isso é ultrapassado ela desnatura.
A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, a proteína perca sua atividade biológica característica. É um processo que se dá em moléculas biológicas, principalmente proteínas, expostas a condições diferentes àquelas em que foram produzidas, como variações de temperatura, mudanças de ph, força iônica, entre outras. A proteína perde a sua estrutura tridimensional e, portanto, as suas propriedades. Porém essa desnaturação também atinge enzimas que realizam funções vitais do corpo, fazendo com que os médicos preocupem-se em baixar a febre primeiro para depois descobrir a causa, pois a alta temperatura pode destruir enzimas de funçoes vitais, como as enzimas que auxiliam no processo respirátorio.


Chapinha


A haste dos fios é composta principalmente por proteínas, como a queratina e as pontes de enxofre. O aquecimento intenso promovido pelo uso da chapinha próximo aos fios tem como consequência a quebra temporária das pontes de enxofre que compõe o cabelo, o que torna os fios mais lisos.Sendo assim com o aquecimento intenso, ocorre a desnaturação das proteínas a abertura das escamas de queratina e a diminuição do teor de água da haste dos fios.


Exercício 02
Os perigos de ficarrmos expostos a situações extremas de temperatura:

Estamos acostumados com a temperatura ambiente, por isso quando somos expostos a temperatura muito fria ou muito quente o nosso sistema imunológico detecta que algo está errado, passando a sentir arrepios (frio) ou até mesmo ressecamento da pele (quente), chegando a causar em muitos casos queimaduras, inflamações, hiportemia entre outros riscos que existem.
Exemplos:
Quando se fica exposto por muito tempo ao sol; falta de líquido (água); escalar montanhas com elevadas altitudes, pois fica cada vez mais frio e o ar rarefeito também prejudica; etc.



Exercício 03
Quais países ainda usam a escala Fahrenheit e porque:


A escala termométrica inventada por Fahrenheit ainda é usada nos Estados Unidos e Belize. Devido a algumas vantagens de utilização, por exemplo: Em países de clima frio as temperaturas assumem, quase sempre, valores positivos na escala Fahrenheit, o que não é acompanhado pela graduação em Celsius. O zero Fahrenheit é -17,78°C, portanto, poucas serão as situações em que serão apresentados valores negativos na previsão do tempo, o que facilita a compreensão de temperatura pelos habitantes de países de clima frio, principalmente para cálculos de amplitude térmica.

PARECER DO PROFESSOR:

Muito bem Amanda é isso aí. De pequisa em pesquisa, a gente vai processando informações a as trnaformando em conhecimentos.

M.B.

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum