Colégio Horizonte

Este fórum foi criado com o intuito de ajudar os alunos durante o ano letivo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

RESSONÂNCIA.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 RESSONÂNCIA. em Qua 13 Abr 2011, 21:18

A ressonância é uma tranferência de energia entre dois sistemas oscilantes onde possuem mesma frequência de vibração.

[/b]Exemplos:[b]
*Como em um balanço/pêndulo,se empurrarmos certinho em espaço de tempo a tempo,a amplitude será a maior possível; mas se nesse espaço de tempo não for certo,dificilmente ele oscilará.
*Uma pessoa que anda a cavalo,o sobe e desce dele é uma frequência, e se ajustar em tempos iguais,será uma ressonância também.
*Os sineiros,ao puxarem a corda devem ajustar as puxadas com as descidas do mesmo.

Assim como na vida precisamos ajustar nossas frequências para viver em paz.Em fim...há vários exemplos e já deu para perceber como é esse efeito. Laughing

Aaahh... E em 1850 na França, 226 soldados morreram poorque eles subiram na ponte e todos começaram a marchar e tocar no mesmo ritmo, mas aconteceu uma ressonância elevada na ponte onde ela se partiu,apartir deste dia tropas foram proibidas de marchar em pontes.
Bom,só isso, beeijos.

Comentário do Professor:

Valeu Thais,

É isso, de pesquisa em pesquisa, pouco a pouco os horizontes se alargam os informações vão se tranformando em conhecimentos e gente vai ficando mais feliz.

Um abraço!

Prof. Brandão


Ver perfil do usuário

2 RESSONANCIA em Qua 13 Abr 2011, 22:39

Embora não definam assim nem o Aurélio nem o Houaiss, considero a ressonância uma concordância, uma afinidade. Este fenômeno está presente em várias aplicações tecnológicas, do cotidiano: forno de microondas, exames diagnósticos, aceleração de partículas subatômicas, música, um violão é uma caixa de ressonacia,enfim... A ressonância é bastante comum, e interessante.
Uma série de fenômenos, ondulatórios inclusive, claro, são oscilações. Comparando, são como um pêndulo: vai e volta, vai e volta. O número de oscilações realizadas num intervalo de tempo chama-se freqüência.
Então qualquer objeto material que tem uma ou mais freqüências nas quais "gosta" de vibrar: são as freqüências naturais de vibração do objeto. Quando o objeto é "excitado" por algum agente externo em uma de suas freqüências naturais dá-se a ressonância: o objeto vibra nessa freqüência com amplitude máxima, só limitada pelos inevitáveis amortecimentos.

A ponte que caiu
Conta a lenda que um regimento de Napoleão entrou marchando em uma ponte e a freqüência do compasso da marcha, por azar, coincidiu com a freqüência natural de vibração da ponte. Deu-se a ressonância, a ponte passou a oscilar com grande amplitude e desabou. A partir desse desastre os soldados passaram a quebrar o passo sempre que atravessam alguma ponte... http://www.seara.ufc.br/tintim/fisica/ressonancia/ressonancia6.htm
E por fim o video da Ponte que caiu:
http://www.youtube.com/watch?v=dvRHK4yA8rc&feature=player_embedded

Parecer do Professor:

Muito bem senhorita, como sempre original, trazendo informações novas e ajudando aos colegas e suas reflexões, feliz aquele que se dá a oportunidade de aprender mais e crescer.

Atenciosamente,

Prof. Brandão

Ver perfil do usuário

3 Re: RESSONÂNCIA. em Ter 19 Abr 2011, 22:59

Ressonância:
Quando um sistema vibrante é submetido a uma série periódica de impulsos cuja freqüência coincide com a freqüência natural do sistema, a amplitude de suas oscilações cresce gradativamente, pois a energia recebida vai sendo armazenada.
A ressonância foi descoberta por Galileo Galilei quando começou suas pesquisas com pêndulos em 1602, ela é semelhante ao eco.
Ela atua em ondas e vibrações exemplos:
- Mecânica, eletromagnéticas, e função de ondas quâtica...
A ponte que caiu:
Bom, a lenda conta que Napoleão e sua tropa ao passar pela ponte marchando em fequência fez com que coincedisse com a ferquêncai natural ponte resultado: A MORTE DE MILHARES DE SOLDADOS....tudo isso graças a resonância!
Esse caso pode ser só lenda, mas, uma ponte nos Estados Unidos desabou quando entrou em ressonância com o vento. A ponte sobre o Estreito de Tacoma, logo após ser liberada ao tráfego, começou a balançar sempre que o vento soprava um pouco mais forte.
No dia 7 de Novembro de 1940 aconteceu a ressonância. Inicialmente, a ponte começou a vibrar em modos longitudinais, isto é, ao longo de seu comprimento. Até aí, tudo bem. Mas, logo apareceram os chamados "modos torsionais", nos quais a ponte balançava para os lados, se torcendo toda. Na ressonância, a amplitude desses modos torsionais aumentou de tal forma que a ponte desabou.
é isso espero que tenho atingido o objetivo Manoel...! Smile


PARECER DO PROFESSOR:

Olá Carol, aquele que se esforça, e capricha em tudo que faz, a exemplo de sua pessoa, colhe sempre os frutos doces da felicidade. Você cumpriu a presente tarefa que te foi proposta, e cumpriu bem. Parabéns! Quanto a ter atingido os objetivos, só você poderá dizer, de minha parte só te aconselho a sempre que alcançar um objetivo, reformulá-lo ou traçar novos objetivos maiores, pois diferente do que muitos pensam a felicidade do ser humano não consiste em alcançar um ou alguns objetivos, mas em ter sempre novos e maiores objetivos a perseguir.

Um abraço do seu professor e amigo

Manoel Brandão

Ver perfil do usuário

4 experiências >>ressonância em Qua 27 Abr 2011, 21:21

Monoel, estava olhando o site que a Gobeti postou, e vi
estas experiencias a respeito de ressonância

http://www.seara.ufc.br/tintim/fisica/ressonancia/ressonancia7.htm

vamoos fazer alguma na sala ? Seria muuuito interessante!
vamos aproveitar que a apostila já acabou!!

alien

Ver perfil do usuário

5 Aplicação da Ressonência em Qua 27 Abr 2011, 21:53

Profº Manoel
Abaixo coloquei as aplicações da Ressonância no nosso dia-a-dia, não coloquei o conceito porque as meninas já colocaram, espero atingir o nivel esperado.. hsuahsuahush

Como é feito o exame de ressonância magnética?

A grande vantagem desse exame é mostrar os tecidos internos do corpo humano sem submetê-los à radiação, como fazem os raios-x. O aparelho cria um campo magnético no organismo do paciente, de modo que os núcleos dos átomos de hidrogênio - elemento abundante no nosso corpo, por entrar na composição da água - se alinhem e formem pequenos ímãs. A região examinada é atravessada, então, por ondas de rádio semelhantes às que são transmitidas por emissoras FM. Quando as ondas passam pelos átomos de hidrogênio, produzem uma vibração que é detectada e enviada a um computador. Ele analisa os sinais recebidos e os transforma na imagem que aparece na tela e depois é impressa em filme. O exame de ressonância magnética pode avaliar e mostrar possíveis lesões em qualquer órgão ou tecido do corpo humano que tenha água em sua composição, como a medula óssea, por exemplo. Os ossos ficam de fora pois, como quase não têm água, não vibram e aparecem na imagem como manchas pretas.

]http://www.mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/pergunta_285854.shtml


Esse foi o que eu mais gostei, particularmente:

Por que temos a impressão de ouvir o barulho do mar quando encostamos o ouvido em uma concha?



Com seu interior semelhante a um labirinto em espiral, a concha funciona como uma caixa de ressonância, que concentra e amplifica os sons, produzindo um efeito apenas parecido com o barulho do mar. Esse fenômeno, conhecido como reverberação, é a soma dos vários ecos gerados dentro da concha. "Ela está, na verdade, captando os sons residuais do ambiente, aqueles que não são registrados normalmente porque se propagam em todas as direções; isto é, passam direto pelo ouvido", afirma o otorrinolaringologista Perboyre Sampaio, do Hospital das Clínicas de São Paulo. As ondas sonoras repercutem dentro da concha, refletindo em suas paredes como a fala de alguém numa caverna. Vale lembrar que a reverberação não surge do nada: se estivermos em um compartimento fechado, em silêncio absoluto, não adiantará levar a concha ao ouvido.


[b]Adoreiii, essa parte da concha em um compartimento fechado!


PARECER DO PROFESSOR:

Olá Talita,

Muito bem, mais uma vez buscando ideias novas, primando pela originalidade e ajudando a todos na formação de opiniões mais ricas. Parabéns!

M.B

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum